É possível promover o aprendizado, a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do De
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É possível promover o aprendizado, a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
Sim. A partir da Teoria Histórico-Cultural, acreditamos que as Pessoas com Deficiência (PCD) seja ela intectual, sensorial, física ou mental, tem a capacidade de se desenvolver, porém de uma maneira diferente. Os estímulos, tarefas e maneira de desenvolvimento é feito de maneira exclusiva e individial para cada paciente.
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Sim, é totalmente possível promover aprendizado, inclusão e qualidade de vida para pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual). O desenvolvimento pode acontecer ao longo de toda a vida, especialmente quando há acesso a suporte adequado, estratégias educativas e ambientes inclusivos.
Isso pode ser favorecido por: Intervenções educacionais estruturadas (ensino funcional, habilidades acadêmicas adaptadas), Treinamento de habilidades sociais e de comunicação, Promoção de autonomia (tarefas do dia a dia, autocuidado, tomada de decisões), Uso de reforço positivo e ensino baseado em evidências, Adaptações sensoriais, ambientais e pedagógicas, Apoio familiar e orientação a cuidadores
Inclusão comunitária e escolar com suporte adequado, Acesso a serviços de saúde mental e reabilitação
Quando esses elementos estão presentes, a pessoa tende a:
• Participar mais das atividades sociais e escolares
• Desenvolver maior independência
• Melhorar habilidades cognitivas e comportamentais
• Construir relações afetivas e sociais
• Sentir-se pertencente e respeitada
• Ter melhor saúde emocional e qualidade de vida
Isso pode ser favorecido por: Intervenções educacionais estruturadas (ensino funcional, habilidades acadêmicas adaptadas), Treinamento de habilidades sociais e de comunicação, Promoção de autonomia (tarefas do dia a dia, autocuidado, tomada de decisões), Uso de reforço positivo e ensino baseado em evidências, Adaptações sensoriais, ambientais e pedagógicas, Apoio familiar e orientação a cuidadores
Inclusão comunitária e escolar com suporte adequado, Acesso a serviços de saúde mental e reabilitação
Quando esses elementos estão presentes, a pessoa tende a:
• Participar mais das atividades sociais e escolares
• Desenvolver maior independência
• Melhorar habilidades cognitivas e comportamentais
• Construir relações afetivas e sociais
• Sentir-se pertencente e respeitada
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