É possível que a visão de túnel seja um sintoma de outro transtorno além do Transtorno Obsessivo-Com

3 respostas
É possível que a visão de túnel seja um sintoma de outro transtorno além do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
Sim. A chamada “visão de túnel” pode aparecer em diferentes quadros, não apenas no TOC. Do ponto de vista psicanalítico, ela pode expressar um estreitamento da percepção ligado à angústia, quando o sujeito se fixa em um ponto para tentar conter algo do excesso interno. Mais do que um sintoma isolado, é um modo de defesa diante do real, que merece ser escutado no contexto de cada história.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, como a visão de túnel diz respeito a uma visão focada e inflexível a um aspecto negativo da vida da pessoa, ela costuma fazer parte de muito dos transtornos mentais. No caso do TOC, ela tem relação mais específica com o ritual que a pessoa costuma exercer para reduzir a ansiedade e se sentir mais segura. Mas, o foco em aspectos negativos pode se manifestar de diversas formas e, por tanto, costuma estar presente na maioria dos transtornos psiquiátricos.
Sim, a visão de túnel pode aparecer em outros transtornos além do Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Ela costuma surgir sempre que há intensa ativação emocional que estreita o foco da atenção, como no Transtorno de Personalidade Borderline durante crises emocionais, em transtornos de ansiedade generalizada ou ataques de pânico quando o indivíduo se concentra exclusivamente na ameaça percebida, ou até em episódios depressivos com ruminação focada em sentimentos de culpa e inadequação. Nesses casos, a visão de túnel não é um sintoma isolado, mas uma consequência do modo como a emoção intensa influencia a cognição, reduzindo a capacidade de perceber nuances e alternativas.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.