É possível ter diarreia por 25 dias seguidos tomando antidepressivo Duloxetina?

2 respostas
É possível ter diarreia por 25 dias seguidos tomando antidepressivo Duloxetina?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Como sempre: é impossível responder exatamente sobre seu caso.

O que posso fazer, para o senhor(a) e para as milhares de pessoas que me leem aqui todos os meses(o número já é quase 1 milhão de leitores) é EXPLICAR sobre as diarréias e o Raciocínio Clínico

Avaliar as (inúmeras) causas de uma diarréia crônica(que dura um tempo maior que 30-45 dias, dependendo de cada Autor) é bem difícil e trabalhoso. É um dos maiores desafios que um bom clínico pode ter. E isso tem a ver com o Raciocínio Clínico. Explico as duas situações abaixo.
O senhor(a) fala da diarréia crônica. Esse é um diagnóstico bastante trabalhoso.
Quem me lê aqui sabe que sou favorável a uma consulta atenciosa e detalhada, onde o Médico de alta qualidade verificará as condições clínicas do seu paciente. Isso deve sempre incluir avaliar internações/cirurgias, alergias, uso de medicamentos , situação nutricional, estilo de vida e situação emocional. É muito importante conhecer as doenças nos familiares.
Observe que esses dados são IMPRESCINDÍVEIS para um Diagnóstico adequado.
E veja que podem ser TOTALMENTE VARIÁVEIS. Mudam com cada pessoa.
Uma pessoa terá diarréia devido a inflamação nos intestinos. Já outra terá diarréia devido a Doença Celíaca. Ou intolerância á lactose(açucar do leite). Outro caso será devido a cirurgia anterior. Ou devido a intestino irritável. As possibilidades são multiplas. Mas TUDO é individual.
A partir daí, um Médico de alto nível pode fazer uma lista de doenças prováveis, começando pela mais provável até a com menos chance de acontecer. Isso se chama Semiologia Médica e é uma arte, bem como uma ciência. Com mais de 30 anos de clínica ainda sou fascinado pelas sutilezas dessa arte.
Tanto que estou lendo, com grande interesse, um livro exatamente sobre as sutilezas e dificuldades que podem existir em um diagnostico (Simptom to Diagnosis an Evidence Based Guide, publicado em 2020 pela Lange Medical). Mesmo tendo 34 anos de experiência e sendo Professor de Medicina, o tema ainda me atrai e tento aprender mais. Devo admitir que fico fascinado ao ver quantas coisas complexas precisamos saber para ajudar nossos pacientes.

Depois, e só depois, de fazer uma lista de Hipóteses o Médico poderá solicitar os exames que confirmem seu diagnóstico. A Colonoscopia é um deles, mas não o único.
Enfim, é preciso um Raciocínio Clínico bem aguçado para diagnosticar as diarréias crônicas.
E o diagnóstico exato leva ao tratamento de sucesso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.