É possível ter ereção do pênis para assuntos ou coisas sexuais sem que eu concordei ou goste disso?

20 respostas
É possível ter ereção do pênis para assuntos ou coisas sexuais sem que eu concordei ou goste disso?

Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite (rs)
Sim, é possível sim, vários estímulos, mesmo que indesejáveis, podem fazer com que ocorra a ereção, pois é uma resposta do organismo que pode ser involuntária.
Qualquer dúvida nos pergunte novamente, estamos sempre por aqui para poder acolher qualquer demanda que haja.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Hugo Basilio
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Perfeitamente possível. Como resposta a algum estímulo inconsciente (por enquanto) para o sujeito. É necessário avaliar com mais minúcia a situação. Me coloco à disposição para avaliação psicológica.
Sim, é possível. A ereção do pênis é uma resposta fisiológica que pode ocorrer independentemente do desejo consciente ou da aprovação emocional . Ela pode ser desencadeada por estímulos visuais, pensamentos involuntários ou situações até não eróticas devido ao funcionamento automático do sistema nervoso autônomo.

Esse tipo de acontecimento é comum e não significa que você tenha interesse real ou aprovação sobre o estímulo que gerou a ereção. O cérebro, especialmente áreas relacionadas ao sistema límbico e à dopamina, pode ativar esse reflexo sem conexão direta com suas preferências conscientes.

Se isso causa desconforto ou confusão frequente, conversar com um psicólogo pode ajudar a entender melhores soluções e lidar com possíveis angústias relacionadas.
 Miguel  Gaia
Psicólogo
Londrina
Infelizmente sim! A ereção é uma resposta automática do corpo, podendo acontecer até mesmo durante o sono. Quando acordado ela é causada por algum estímulo, que pode ser desde toque físico, ou um pensamento, uma memória, algo que você viu e por aí vai. É importante notar que desses que falei, uma coisa vale para todos, não é necessário que você goste do estímulo para que ele gere a reação de ereção. Pode acontecer, especialmente para o toque físico, reações completamente automáticas do corpo, reações do mesmo tipo de quando esfria e o corpo começa a tremes. É automático e não é culpa sua, nem indica que você gostou, é só como o corpo funciona!
Espero ter ajudado!
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Boa tarde. Sim, são respostas fisiológicas conforme estímulos. O abuso sexual gera sentimento de culpa, sugiro de busque um psicólogo especialista em terapia para abuso sexual. Fico a disposição.
Olá!

Sim, é possível que o corpo tenha reações físicas, como uma ereção, em situações que não correspondem a um desejo consciente ou aprovação. Isso ocorre porque as respostas do corpo nem sempre estão alinhadas com nossas intenções ou sentimentos. Fatores como estímulos visuais, táteis ou até mesmo o funcionamento natural do sistema nervoso podem desencadear essas reações involuntárias.

Do ponto de vista da psicoterapia cognitivo-comportamental, é importante entender que essas reações corporais não definem seus desejos ou valores pessoais. Trabalhar para dissociar a resposta física de julgamentos morais pode aliviar sentimentos de culpa ou confusão.

Se essa situação estiver causando desconforto significativo, pode ser útil explorar essas experiências em um ambiente terapêutico. Um psicólogo pode ajudar a entender melhor essas reações e desenvolver estratégias para lidar com elas.

Estou disponível para oferecer apoio e orientações mais detalhadas. Para mais informações, acesse meu perfil no Doctoralia ou o site HumanaMente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.
Sim. É uma resposta natural do seu corpo e não representa nenhum tipo de significado oculto - muitos meninos e homens que sofreram agressão sexual tiveram ereção ou até mesmo ejacularam durante o episódio de violência sexual e não raramente, ficam confusos por causa disto. Porém, essas respostas fisiológicas naturais não implicam que eles gostaram, quiseram ou geraram aquela situação.
 Wadson do Carmo Alonso
Psicólogo, Psicanalista
Santo André
Totalmente, porque o desejo sexual não é racional. Quando você diz que "não concorda", está pensando racionalmente, mas o mundo dos desejos funcionam em outra frequência. Na verdade, esse "tesão" está indicando caminhos que você precisa compreender e isso só será possível com ajuda especializada. Esse é um tema muito apropriado para levar para um Psicólogo.
 Aurilene Recco Silva
Psicólogo
Dourados
Entendo que essa situação pode gerar dúvidas e até desconforto, e quero te dizer que você não está sozinho nisso. O corpo humano é complexo, e a ereção é um reflexo fisiológico que pode acontecer mesmo sem que haja desejo ou concordância consciente. Isso ocorre porque a resposta sexual é influenciada por fatores neurológicos, hormonais e até inconscientes, sem que isso signifique necessariamente uma preferência ou intenção.

Se isso tem te causado preocupação ou sentimentos conflitantes, saiba que é completamente válido buscar apoio para entender melhor essas reações. Um profissional de saúde mental pode te ajudar a explorar isso de forma acolhedora e sem julgamentos. Você merece esse cuidado e compreensão.

Dr. Guilherme Baldestilha
Psicólogo, Psicanalista
Piracicaba
Sim, é possível que uma ereção ocorra sem que você tenha dado consentimento ou goste da situação. A ereção é uma resposta física que pode ser desencadeada por diversos fatores, como estímulos involuntários ou até mesmo por situações de estresse ou ansiedade. Ela não significa necessariamente que você esteja em um estado de desejo ou interesse sexual. O corpo nem sempre segue a lógica do que sentimos ou queremos em termos emocionais, por isso, é importante lembrar que as respostas físicas, como a ereção, não devem ser interpretadas de forma simples ou direta. Caso essa situação cause desconforto, pode ser útil procurar um profissional para conversar sobre como se sente e entender melhor essas experiências.
 Vinícius Eduardo Martino Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá! Na perspectiva psicanalítica, o corpo pode reagir de forma automática e inconsciente a estímulos que carregam um forte conteúdo simbólico, de modo que a ocorrência de uma ereção não necessariamente reflete um desejo consciente ou uma concordância com os impulsos envolvidos, mas pode indicar a presença de conteúdos reprimidos ou conflitos internos que se manifestam no plano físico; essa dissociação entre a resposta corporal e a vontade consciente é uma das maneiras pelas quais o inconsciente se revela, funcionando de acordo com dinâmicas que nem sempre se alinham com o que é apreciado ou desejado de forma consciente. Podemos marcar uma sessão para conversar melhor sobre isso e explorar de maneira mais aprofundada os significados desses fenômenos na sua vivência pessoal. Um abraço, Vinícius.
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Caxias Do Sul
Olá. Pelo que entendi na sua pergunta, é sobre você ter ereção com temas e situações que não concorde, ou seja, negue algo na situação.
É normal sim, pois nosso corpo reage de forma bem objetiva aos desejos, porém, durante todo nosso desenvolvimento, vamos aderindo repressões sexuais, o que nos leva a negar determinadas coisas que sejam relacionadas ao sexo, mas como defesa de nao entrar em contato com a questão em si, mas nosso corpo acaba "entregando" a gente.
Te aconselharia procurar uma terapia e levar as questões que a princípio você rejeita, pois isso provavelmente atrapalha muitas outras coisas na sua vida.
Abraço.
 Raissa  Hadad
Psicólogo
São Paulo
Sum, é possível. Se são assuntos que geram incômodo ou problemas, o ideal é procurar um psicólogo.
 Denise Azevedo
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
É possível sim.
Por questões inconscientes, logo, sem o seu controle consciente.
Assuntos reprimidos podem se manifestar dessa forma quando do "adormecimento" do Ego.
Para uma investigação mais profunda do seu caso, é válido buscar o auxílio da Psicoterapia.
Agende um horário para conversarmos.
Uma situação como essa pode gerar muita angústia e não precisa ser assim. Você pode receber ajuda!
Sim pode . Pois o sexo faz parte dos instintos de reação. Mesmo que tenha crítica negativa sobre algo. Afaste-se do que não lhe deixa bem.
 Shaira Ferreira De Sampaio
Psicólogo
São Paulo
olá! Sim, é possível. No entanto, todo caso precisa ser analisado com cuidado pois há muitos fatores envolvidos. Busque um apoio terapêutico para melhor compreender o seu corpo e a integração dele com a sua mente nas questões relacionadas à sexualidade e seus desejos. Boa sorte!
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Sim, é possível que uma ereção ocorra sem que você tenha concordado ou goste disso. O processo de ereção é controlado em grande parte pelo sistema nervoso, especialmente o sistema nervoso autônomo, que pode ser influenciado por estímulos involuntários ou subconscientes. Isso significa que uma ereção pode ocorrer em situações onde você não tem controle consciente ou não está ativamente buscando estímulos sexuais. As possíveis causas para uma ereção não desejada: Reflexo fisiológico: O corpo pode reagir a estímulos, como toques ou até mesmo situações de estresse, ansiedade ou desconforto, sem a intenção sexual. Estímulos não sexuais: Às vezes, o corpo pode responder a estímulos não relacionados ao sexo, como emoções intensas (medo, nervosismo), calor, pressões físicas (como roupas apertadas) ou até mesmo de forma espontânea durante o sono (ex.: ereções matinais). Associados a pensamentos ou imagens subconscientes: O cérebro pode gerar ereções sem que você conscientemente deseje ou goste disso, com base em associações ou pensamentos não totalmente conscientes. Problemas psicológicos: A ansiedade ou outros fatores emocionais podem causar ereções inesperadas ou desconfortáveis, mesmo sem desejo sexual. Se você se sente desconfortável ou incomodado com isso, ou se isso está interferindo em sua vida de alguma forma, pode ser útil falar com um profissional, como um psicólogo ou urologista, para explorar as causas possíveis e entender melhor o que está acontecendo. Isso pode ajudar a identificar se é uma questão fisiológica, psicológica ou uma combinação dos dois.
Sim, é bem possível que isso possa acontecer. Nem sempre o que entendemos que somos ou queremos corresponde aos nossos impulsos mais primitivos e aos reflexos do nosso corpo e é comum que esse tipo de conteúdo fique inclusive inconsciente, ou seja, indisponível para nossa própria compreensão e consciência.
Dr. Amiris Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, é possível ter uma ereção peniana em resposta a estímulos sexuais, mesmo que você não os considere agradáveis ou consensuais. A ereção é uma resposta fisiológica complexa que envolve o sistema nervoso, vasos sanguíneos e hormônios, e nem sempre está diretamente ligada ao desejo ou à aprovação consciente.

Estímulos visuais ou táteis: Mesmo que você não aprove um conteúdo sexual, seu corpo pode reagir a ele.
Pensamentos intrusivos: Pensamentos sexuais indesejados, comuns no TOC, podem desencadear uma ereção, mesmo que você os considere repugnantes.
Ansiedade: A ansiedade relacionada a pensamentos sexuais indesejados pode aumentar a resposta fisiológica, incluindo a ereção.
Condições médicas: Em casos raros, algumas condições médicas podem afetar a função erétil.
Ter uma ereção em resposta a um estímulo sexual indesejado não significa que você aprove ou deseje aquilo.

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender e lidar com pensamentos intrusivos e ansiedade relacionada. Trabalho com abordagem cognitivo comportamental (TCC) sendo uma abordagem indicada para esse tipo de tratamento, qualquer coisa continuo à disposição.
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como tem passado?
Sim, é absolutamente possível. O corpo pode reagir com uma ereção mesmo diante de estímulos sexuais que você conscientemente não deseja, não aprova ou até rejeita. Essa tentativa de separação entre o que o corpo sente e o que a mente quer ou permite é uma realidade psíquica que a psicanálise escuta com muita seriedade.
A ereção é uma resposta neurofisiológica que pode ser provocada não apenas por desejo, mas também por tensão, ansiedade, excitação difusa, medo ou até pela ativação de conteúdos inconscientes. Isso significa que ter uma ereção não é sinônimo de vontade, nem de consentimento emocional ou mental. O corpo responde, às vezes, por vias que escapam ao nosso controle consciente, e isso pode causar estranhamento, vergonha ou culpa.
Na psicanálise, esse tipo de fenômeno pode ser compreendido como uma forma do inconsciente se manifestar através do corpo, transmitindo uma mensagem meio esquisita e atravessada.
Você não está sozinho em sentir isso, e não há nada de errado em se perguntar por que isso acontece. Buscar um espaço terapêutico, com um psicólogo ou psicanalista, presencial ou online, pode ajudar a escutar esse conflito de forma mais profunda, acolher essas manifestações do corpo e transformar a relação com o próprio desejo.
Espero ter ajudado e até mais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.