É possível ter sintomas de infecção aguda por hiv que persiste por mais de um mês? Já estou indo pra

22 respostas
É possível ter sintomas de infecção aguda por hiv que persiste por mais de um mês? Já estou indo pra 70 dias após possível contato de risco (apesar de muito pequeno), realizei 3 exames: 33 dias, 40 dias, 60 dias de janela imunológica, todos não reagentes, inclusive depois de semanas me sentindo assim. É possível que meu cérebro tenha somatizado esses sintomas, sabendo que tenho histórico de hipocondria e somatização? Sinto dor de ouvido, garganta, cavidade nasal ressecada, tive coriza, espirro, tosse, típicos sintomas de resfriado, mas não querem ir embora, sabendo que meu corpo costuma se livrar de infecções gripais em pouquíssimos dias (menos de 5). Ausência de febre ou rash ou qualquer coisa do tipo durante todo esse tempo. Linfonodos normais, mas hoje houve inflamação de uma das amígdalas (lado esquerdo, debaixo do maxilar). E senti dores de cabeça nas últimas semanas, ao virar o pescoço, e dor atrás dos olhos ao movimentá-los. Ainda existem chances de eu estar infectado?
Olá! Com relação aos resultados fale com o seu médico. Com relação a somatização digo que nosso cérebro comanda o corpo, mas pra dizer se realmente há somatização é importante você marcar uma sessão de terapia. Pois assim poderei ter mais subsídios para entender o que se passa com você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160

Olá! Seria importante afastar todas as possibilidades clínicas, se for possível busque mais opiniões médicas em relação a seus exames. Em paralelo a esta investigação, recomendo que procure um Psicólogo(a) para começar sua terapia e contar pra ele(a) sobre suas questões, sobre o que você chama de histórico de hipocondria e somatização. É certo que nossos pensamentos influenciam em como nosso corpo se apresenta e muitos destes sintomas que você citou, podem indicar uma baixa na sua imunidade, por questões de fundo emocional. O fato de ter se visto de alguma maneira em uma relação arriscada, pode trazer culpa e medo, desencadeando alguns destes sintomas. A Psicologia pode te ajudar a colocar estas questões mais claramente na sua cabeça, reconhecer o que é um risco real, do que possivelmente é a sua mente fantasiando.

Busque ajuda profissional e não esqueça de se proteger em suas relações!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Bom dia. Antes de mais nada há que se eliminar as possíveis causas clínicas do que vem sentindo, consultar uma segunda ou até terceira opinião . Somente aí sugiro que procure um psicólogo de preferência na abordagem psicanalítica para assim ,juntos poderem chegar às causas psíquicas desses sintomas . Em geral comportamentos hipocondríacos são sintomas desencadeados por sentimentos de culpa e medo, estes muitas vezes recalcados pela psique desde a infância . Outra coisa a se pesquisar na análise são os motivos que o levam a submeter-se a comportamentos de risco . Boa sorte!
Olá, se faz necessário o relato dos sintomas a seu médico, e podemos pensar de se consultar com um psicólogo para toda essa carga emocional que esta sendo ativa, a importância de termos uma regulação emocional.
Olá! Não descarte os sintomas clínicos, procure mais de uma avaliação clínica para afastar qualquer dúvida. Paralelamente, independente da conclusão chegada, procure uma psicoterapia, ela o ajudará muito.
Olá, acredito que consultar com outros médicos para descartar qualquer outra coisa além possa ser benéfico. Me parece que você está tendo dificuldades em aceitar o resultado do teste, que segundo você foram todos não reagentes. Sei que um suposto contato de risco pode nos desestabilizar emocionalmente e nos deixar realmente inseguros, afinal quando se trata do HIV ainda lidamos com uma sociedade extremamente preconceituosa e má informada. Buscar terapia será de grande ajuda. Espero que tudo dê certo.
Quanto à prescrição de exames de sorologia é interessante conversar com o infectologista de sua confiança. Independente de resultado positivo ou não, a possibilidade deste resultado ou o fato de ter se exposto ao risco trouxe alguns "prejuízos" à sua saúde mental. Um bom infectologista provavelmente lhe encaminharia ou sugeriria acompanhamento psicológico para a queixa relacionada à hipocondria e verificação excessiva de sintomas. Há a tanto possibilidade de "somatizaçao" quanto de "viés de confirmação" na busca por sintomas que você tenha lido que possam ocorrer em quadros clínicos do tipo. No mais, a testagem para HIV progrediu muito nos últimos anos e é uma fonte fidedigna e confiável para o resultado.
Olá, é possível perceber seu sofrimento. Primeiro acalme-se você já tem buscado eliminar a dúvida através de exames clínicos, entretanto, sim é possível que a angústia causada pelo medo de estar infectado leve sim a somatização para algumas pessoas, como pode sim ser o seu caso. Importante é você agora falar com um profissional de psicologia que é autorizado e capacitado para te ouvir e juntos procurar um caminho para aliviar seu sofrimento.
Forte abraço.
É muito importante que a avaliação médica seja concluída para então começarmos uma investigação psicológica. Se você já tem histórico hipocondríaco agende uma consulta para iniciar o tratamento.
Olá, pelo seu relato e pelos resultados que você diz ter dos exames, parece difícil estar contagiado pelo vírus HIV, mas um medico pode te orientar melhor a respeito, porém parece que sim você está sugestionando os sintomas e com certeza somatizando, por isso tente se acalmar, procure por ajuda psicológica, a terapia irá te ajudar muito, o importante é se prevenir para evitar que realmente se contagie.
Abçs e se cuide
Olá, sugiro primeiramente descartar a possibilidade de contaminação por HIV. Após o descarte, busque ajuda psicológica para que possa elaborar suas questões.
Há muito desconhecimento da população acerca do HIV e, com isso, reforça-se a ideia de uma condição vinda dos anos 80 como sentença de morte, o que amedronta as pessoas e causa certo pânico. Como você já possui histórico de somatização, o estigma social acerca do HIV somado a sua dinâmica psíquica podem estar mantendo os sintomas. A não infecção por HIV já foi comprovada em 3 exames, conforme você disse, então as evidências médicas já foram dadas. Sua questão parece estar muito mais ligada à sua dinâmica psíquica.
Olá! Se os seus exames já deram “não reagentes”, é importante levar em consideração que trata-se de somatização. E pode ocorrer por sintomas ansiosos devido ao risco exposto e medo de adquirir a síndrome.
Se ainda tem medo de estar infectado, procure seu médico para mais exames, e caso continue sentindo sintomas sem causa clínica, procure um psicólogo.
Olá. Converse com o médico que te passou os exames. Mas mesmo assim procure um psicólogo e psiquiatra para fazer um tratamento adequado para sua hipocondria, como você mesmo disse. Atenciosamente
Olá boa tarde!
Como bem descrito por você foram descartados as causas físicas da questão, sugiro buscar com certa urgência um psicólogo(a)para iniciar sua analise e depois desse passo inicial buscar um médico para reavaliação.
Penso que em um espaço de fala segura e livre objetivando seu autoconhecimento vai te trazer qualidade de vida e encontrará as explicações necessárias para suas demandas.
Boa sorte!
Abraço!
Bom dia. Obrigado pela pergunta! Então, há inúmeras variáveis que podem estar influenciando os teus sintomas, e é super importante que você esteja atento a todas elas. Se houve algum tipo de comportamento de risco, é importante sim fazer os exames. Porém, como você mesmo relatou, é importante levar em consideração a hipocondria ou um certo medo acentuado de contrair alguma doença. A psicoterapia o ajudaria a conhecer-te melhor neste tipo de situação, afinal imagino que deva estar sendo difícil conviver com esse tipo de dúvida, especialmente se ela acontece em toda situação onde é possível contrair alguma doença.
Espero ter ajudado. Forte abraço!
Olá
Com todos os exames apontando a não infecção, parece provável a somatização. Mesmo que descartado com seu médico as questões orgânicas, parece que algo te convoca a falar mais sobre teus sintomas de comportamento de risco e culpa.
Uma analise psicanalítica pode ajudar bastante a lidar com esta e outras situações que por ventura estejam se repetindo.
Olá, sim é possível. É importante primeiramente realizar os exames clínicos para descartar algo biológico. O fator psicológico é importante e pode gerar essas questões de várias formas. Uma possível forma de interpretar isso, mas não a única, é que ao ficar apreensiva com a possibilidade de estar doente, a pessoa pode ficar muito atenta a qualquer reação do organismo, ainda que sejam reações pequenas, o que pode gerar mais estresse e ansiedade e potencializar essas reações que passam a ser sentidas como mais intensas.
Olá, sempre existe a possibilidade de haver contaminação, como costumo falar em meus atendimentos - 'pode ser que sim, pode ser que não', nesse caso, é razoável fazer o teste mais uma vez. Mas me parece que o sofrimento emocional seja o que mais pesa, diante dos históricos de resultados negativos feitos de forma recorrente. A hipocondria é algo que confunde muito sobre a perspectiva do seu funcionamento na mente 'a constante certeza de que se esteja doente de algo' juntamente com as somatizações (respostas orgânicas), inclusive pode acarretar em um quadro ansioso ou até mesmo ser tudo oriundo de ansiedade, pois a ansiedade também apresenta muitos sintomas orgânicos. É imprescindível que você faça avaliação e acompanhamento com um psicólogo(a) experiente e especializado(a) em saúde mental. E para desencargo de consciência, fazer novamente o exame pode ser muito indicado, porém nunca esqueça de que para cada exame com resultados negativos, existe um alerta de que a origem do seu mal estar é plenamente de origem emocional e psicólogica. Espero ter ajudado, e me ponho à disposição! Desejo bem estar para você!
Olá !
O primeiro passo é procurar profissionais da medicina para averiguar os sintomas físicos.
O segundo passo é buscar mapear com psicólogo o que acontece com as somatizações, hipocondria, nível de ansiedade.
Na psicoterapia você pode descobrir outras atividades físicas ou de meditação que possam auxiliar no teu bem estar .
Espero ter ajudado !
Abraço
Sobre os resultados busque com seu médico esclarecimento. No âmbito emocional, sim é possível que haja interação com os sintomas, afinal seu histórico engloba tudo. Todo sintoma tem uma emoção por detrás e olhar estes aspectos em terapia irá te trazer clareza e compreensão dos motivos que levam seu corpo ao adoecimento.
Recomendo a procurar de novo o seu médico ou outro que você confie para se necessário fazer novos exames ou outros procedimentos que o médico lhe indicar. Caso não seja confirmado nenhuma doença procure um psicólogo para o tratamento de hipocondria e possíveis transtornos que o fazem sofrer.