É possivel uma pessoa ter o transtorno bipolar e tambem ser esquizofrenico?

3 respostas
É possivel uma pessoa ter o transtorno bipolar e tambem ser esquizofrenico?
Dr. Henrique do Prado Cabral
Psiquiatra
Goiânia
Talvez este seja o debate diagnóstico mais intenso da psiquiatria. Se considerarmos os critérios mais fundamentais da psicopatologia, não é possível que os dois diagnósticos coexistam.

Por outro lado, com o atual afroxamento dos critérios, e a utilização do conceito de "espectro", alguns especialistas concordam com a coexistência dos quadros.

Minha opinião, por ser de uma escola mais Jasperiana, é que na verdade a ESQUIZOFRENIA sobrepõe o Transtorno Bipolar. Ou seja, trata-se de uma doença esquizofrência, com sintomas de alteração do humor.

Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Angela Toniolli
Médico clínico geral
Navegantes
Sim, é possível ter esquizofrenia e transtorno bipolar ao mesmo tempo. Quando uma pessoa apresenta sintomas de ambas as condições, isso pode ser chamado de transtorno esquizoafetivo. O transtorno esquizoafetivo é uma condição em que a pessoa tem sintomas de esquizofrenia, como delírios e alucinações, junto com episódios de transtorno afetivo, como mania ou depressão. No entanto, é importante notar que o diagnóstico de transtorno esquizoafetivo pode ser complexo e requer uma avaliação cuidadosa por um profissional de saúde mental. Às vezes, os sintomas podem se sobrepor ou evoluir ao longo do tempo, o que pode complicar o diagnóstico. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando sintomas relacionados a essas condições, é fundamental buscar a orientação de um médico especialista em psiquiatria para uma avaliação adequada e um plano de tratamento eficaz.
Dr. Pádua Freire
Médico clínico geral
Fortaleza
Provavelmente, o diagnóstico para esse tipo de condição possa ser esquizoafetivo. Mas é necessário um acoompanhamento psiquiátrico para avaliar esses diagnósticos e principalmente instituir um plano terapêutico.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.