E quando você tem a dermatite ocre mas não tem doença vascular? Já fiz vários duplex scans das perna

4 respostas
E quando você tem a dermatite ocre mas não tem doença vascular? Já fiz vários duplex scans das pernas, fiz aplicação preventiva e não tenho varizes ou problemas. Já usei por anos a fio ácido tioglicólico, cheguei a 30% e não adiantou. Existe algum tratamento eficaz?
Para manchas nas pernas sem causa venosa, deve-se pesquisar outras causas. Outras doenças vasculares, doenças de pele, reações medicamentosas. Recomendo fazer uma avaliação mais detalhada com um médico de sua confiança.

Às vezes existe dermite ou dermatite ocre sem doença vascular detectável pelo Doppler. Em geral tem relação hereditária, diabetes ou mesmo sem razão conhecida. As manchas são permanentes. Pode-se tentar um tratamento com Luz Intensa Pulsada.
Olá!

Há muitas causas para essas manchas na pele além da doença venosa.
Pode ter causa hereditaria, pela exposiçao solar, uso de alguns medicamentos, diabetes ou mesmo pelo excesso de peso sobre as pernas, nos casos de obesidade importante.
Há possibilidade de clareamento da lesão utilizando a luz pulsada ou ainda alguns tipos de laser.

Espero ter ajudado!
Olá! A Dermite ocre, presente principalmente nos quadro avançados de insuficiência venosa. É uma púrpura hipostática, caracterizada por equimoses e petéquias, normalmente ocorrem no seguimento distal das pernas. O aspecto de hiperpigmentação acastanhada e hemosidetótica, apresenta uma distribuição formando uma bota. É conhecido também como angiodermite pigmentar e purpúrica.
Muito observada em pacientes com insuficiência venosa, que permanecem em ortostatismo prolongado, favorecendo condições de estase - presença de varizes, obesidade, artrites, deformidades nos pés, alterações que interfiram nas bombas musculares. Com o avanço da doença ocorre aumento da pressão hidrostática intracapilar, favorecendo extravasamento de hemácias e deposição de hemossiderina. Essa em contato com os raios solares, gera sua fixação na pele.
Infelizmente o quadro não regride, além de ser precursor de eczema, lipodermatoesclerose e úlceras varicosas.
Existem outras causas dermatológicas menos comuns.
Recomendamos evitar exposição ao sol, uso de protetor solar com fatores elevados, uso de meias compressivas, medicações para melhorar a circulação. Em alguns casos indicamos uso de ácidos esfoliantes e luz pulsada com resultados interessantes.
O importante é ser acompanhada por um angiologista / cirurgião vascular e um dermatologista.