E se a pessoa tive vergonha de ir em um pisicologo

3 respostas
E se a pessoa tive vergonha de ir em um pisicologo
Dr. Gustavo Travassos
Fisioterapeuta, Sexólogo
São Paulo
Pode fazer uma consulta online, ajuda bastante em diminuir a vergonha ainda mais quando o assunto é delicado como por exemplo sobre a vida íntima.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Luiz Silverio
Psicólogo, Sexólogo
Colombo
Infelizmente ainda é comum que as pessoas tenham vergonha de ir ao psicólogo, tem o estígma que psicólogo "é só para louco", e na verdade é para pessoas que querem mudar algum ascpecto de sua vida e não estão conseguindo sozinhas. Se você acredita que precise, tenha em mente que o psicólogo não está ali para julgar você, e sim te ajudar na sua dificuldade. Fazer sessões on-line também ajuda um pouco já que você vai estar em um ambiente familiar. Qualquer dúvida só chamar, abraços.
 João Miguel Marques
Psicólogo, Sexólogo
São Caetano do Sul
Muitas pessoas tem vergonha de ir ao psicólogo. Ainda temos uma cultura na qual a psicoterapia sofre o preconceito de ser vista para "pessoas loucas", profissionais que não tem o manejo de relação terapêutica adequada e manejo técnico inadequado também contribuem para o afastamento. Muitas pessoas não vão pelo receio de serem julgadas ou com as suas questões pessoais invadidas, até porque a psicoterapia envolve um contexto na qual falar de vivências doloridas está contida no processo terapêutico. Eu diria que se é importante a você ir a um psicólogo, tem alguns passos que podemos pensar em facilitar sua ida até lá.

1. Valide sua emoção. Todos ficam desconfortáveis se sentirem que tem algo em sua vivência que pode sofrer julgamento, cobrança e até punição. Poder se acolher e saber como validar seus sentimentos te ajudará a ter forças para os próximos passos.

2. Procure por alguém que seja um local próximo a você, e que haja maior chance de você ir. Não recomendaria o online se te facilitar em não se engajar. Que seja um local e horário que respeite seu "jeitão" no dia a dia (se você é noturna(o), não adianta ir muito cedo. Às vezes antes ou depois do trabalho ajuda se engajar porque não chegou em casa e sentiu cansaço. etc). Procure por profissionais que te chamem atenção. Às vezes, mulheres se sentem mais confortáveis com outras mulheres, homens a mesma coisa, às vezes tem um estilo ou padrão do profissional que te deixa mais confortável. Siga sua intuição nisso.

3. Se inteirar sobre o assunto pode ajudar. Mas eu sugeriria evitar séries e filmes que mostram tratamento. Porque o roteiro dramático demais alimentaria uma fantasia sobre o processo. Vídeos explicativos e curtos podem ser melhores neste caso. Assim, pode ser mais fácil reduzir o tamanho do monstro a se enfrentar

4. Se passou pela etapa legal de alimentar a sua coragem interior, e agendou uma consulta. Faça um mimo a você. Pode ser importante validarmos esses pequenos dragões em nossa rotina!

5. Tire o band-aid de uma vez: na primeira sessão, é melhor assumir que você tem essa vergonha e quer que o profissional respeite seu tempo. Um bom profissional irá validar sua coragem e te oferecer suporte a acolhimento necessário. Ao longo do processo, ele saberá como manejar de forma a te ajudar em sua jornada.

6. Saiba que o processo para ter uma melhora significativa envolve poder te dar a força em questionar, indagar e participar do processo. Somos humanos e nossa história nos faz o que somos hoje, mas conseguimos decidir o que queremos ser no futuro. O melhor profissional te ajudará a construir sua história, a melhor a ser vivida e compartilhada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.