È verdade que a maioria das depressões está relacionada com o passado (infância , juventude ,etc

9 respostas
È verdade que a maioria das depressões está relacionada com o passado (infância , juventude ,etc..)?
Os motivos que levam a depressão podem ser diversos e são diferentes de pessoa para pessoa.

A Depressão é uma alteração do estado de humor que interfere nos aspectos emocionais mais profundos, e no organismo como um todo. Pode passar de uma tristeza profunda para uma total vontade de realizar qualquer tipo de atividade.

Nem sempre a tristeza profunda vivenciada pela pessoa é entendida por quem está ao seu redor, que identificam como "uma falta de vontade".
Isso leva o paciente a um sofrimento muito maior.

O importante é buscar tratamento Médico e Psicoterápico, identificar os motivos e buscar um equilíbrio emocional.

Natalia

Não é verdade, é muito mais complexo que está teoria.
A depressão tem várias causas, elas podem está relacionadas a infância ou a adolescência, mas não é só isso, tem ainda a predisposição genética perdas ao longo da vida (morte de um ente querido, perda do emprego) dentre outras coisas. O maior risco da depressão é o suicídio,pois em se tratando de uma alteração de humor há uma interferência nos aspectos emocionais. A ajuda de um profissional é de suma importância para que o equilíbrio emocional possa ser estabilizado.
Não acredito que seja via de regra. Algumas vezes sim, a infância ou mesmo a adolescência contribui para que se adoeça na idade adulta.
Mas também existem casos que não.
A depressão é um estado emocional que pode ter diversos fins, a morte de um ente querido por exemplo. Um divórcio, um problema financeiro.
Entender a depressão e tratá-la sim é importante, pois muitas pessoas deixam por anos este estado emocional sem tratamento, alguns até por preconceito. Causando assim uma piora no estado geral do paciente.
Quando mais rápido o tratamento, mais tranquilo e seguro a cura.
A depressao tem varias origens, inclusive uma disposicao genetica. Quando pensamos que a origem esta no passado queremos dizer que a depressao nao surge do nada, mas da maneira como nos constituimos enquanto individuos. Somos um ser psicosocial, portanto afetados pelo social tambem. Bem como afetados pelo economico. Desta forma, podemos entender que as causas sao diversas e o mais importante é termos a sensibilidade e a coragem de dizer: " Nao estou dando conta, preciso de ajuda!"
Não necessariamente. É possível que a depressão envolva falta de sentido na vida atual, não saber lidar com as pessoas, se decepcionando e se isolando, autodepreciação e não saber tolerar as frustrações do dia a dia, por exemplo, dentre muitas outras possibilidades. É importante pedir ajuda para sair dessa situação, pois é uma doença. Busque psicólogo e psiquiatra. Com carinho, Aline Saramago
Boa noite! Cada caso é único e precisa ser avaliado para entender o que está gerando o sofrimento. Busque ajuda! Depressão causa muito sofrimento e precisa ter um acompanhamento adequado
A depressão pode surgir após uma grande perda ou mesmo dificuldade de lidar com a realidade do dia-a-dia, mudanças brusca na rotina, entre outros motivos.
Os sintomas da depressão envolvem, falta vitalidade para agir como se a pessoa ficasse incapacitada de agir frente as sensações apresentadas, tristeza também é um dos sintomas. Pode haver momentos de choro e sensação de angústia. Algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentem desamparadas.
O melhor caminho para a cura é buscar ajuda profissional para indicação do tratamento mais adequado, se houver acompanhamento psiquiátrico com a prescrição de medicamento junto ao acompanhamento psicológico ajuda nos sintomas.
Busque ajuda!
Abraços Flavianne Costa.
Olá! Múltiplos acontecimentos influenciam nas alterações de humor características de um quadro depressivo, inclusive as tentativas de lidar com o sofrimento no momento em que ele se faz presente. Acredito que um dos caminhos apropriados para lidar com a depressão seja a abordagem compreensiva da queixa e o processo psicoterápico pode oferecer ferramentas para esse caminho. Espero ter ajudado.