É verdade que as mulheres autistas leve conseguem fingir (camuflar) interações sociais? isso causa
7
respostas
É verdade que as mulheres autistas leve conseguem fingir (camuflar) interações sociais? isso causa ansiedade es estresse?
As perturbações provenientes do espectro autista, devem ser consideradas antes de tudo, como um efeito resultante de uma série de elementos que se fundem interdisciplinarmente em torno do desenvolvimento orgânico e, portanto, abrange aspectos genéticos e funcionais no domínio neurológico. Isso no entanto, não é suficiente para responder a complexidade inerente aos limites do espectro autista, muito menos de estabelecer uma etiologia consistente sobre o assunto. A dimensão subjetiva, transmitida através da linguagem, deve ser considerada como fator determinante, de modo que o diagnóstico nesses casos, convoca uma análise multifatorial. Na perspectiva psicanalítica, o autismo encontraria na fase de alienação, momento em que é revestido pela linguagem e desejo do Outro primordial a (mãe) a ambiência primeira para o seu desenvolvimento caso não se transmita o investimento libidinal necessário para se constituir sujeito. Quando esse momento claudica o processo de separação é comprometid
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Fingir, camuflar fazem parte de um entendimento social, muito subjetivo, quando a pessoa agende forma intencional para sustentar para o outro algo que não é realmente.
Isso não acontece no autismo, em nenhum grau. Muito pelo contrário, o autismo é caracterizado, entre outras coisas, pela dificuldade dessa interação social, mas não porque a pessoa queira demonstrar aquilo que não é. A dificuldade se dá principalmente pela dificuldade de perceber esse subjetivo das relações, que ficam centradas numa forma mais concreta de interação (em maior ou menor grau).
Portanto, não. O autista não simula para parecer de tal ou qual forma.
Ansiedade e estresse não são descartas no autismo, mas não devem ser relacionadas ao motivo descrito na pergunta.
Isso não acontece no autismo, em nenhum grau. Muito pelo contrário, o autismo é caracterizado, entre outras coisas, pela dificuldade dessa interação social, mas não porque a pessoa queira demonstrar aquilo que não é. A dificuldade se dá principalmente pela dificuldade de perceber esse subjetivo das relações, que ficam centradas numa forma mais concreta de interação (em maior ou menor grau).
Portanto, não. O autista não simula para parecer de tal ou qual forma.
Ansiedade e estresse não são descartas no autismo, mas não devem ser relacionadas ao motivo descrito na pergunta.
Fazer uso da palavra camuflar é um erro na patologia "autismo". Por mais que o diagnóstico seja de grau leve, a pessoa apresenta algumas dificuldades de interação social que independem de sua vontade (volição). Talvez seja possível esconder uma dor de cabeça dizendo que não a tem, mas fingir ter ou não ter capacidade de interação social nesse caso específico é impossível, pois a pessoa sequer se dá conta de tal situação,as coisas simplesmente acontecem e ela lida com isso de forma natural,as vezes a percepção vem das pessoas que ela convive,e não dela em si. Não acredito que esse fator única e exclusivamente seja causa de ansiedade ou estresse, mas a partir do momento que o portador do autismo se dá conta que ele tem essa dificuldade, que isso o impede de se relacionar com outras pessoas, e que isso direta ou indiretamente o afeta, é possível que aconteça alguma situação de ansiedade ou estresse. Recomenda-se nesse caso o apoio e acompanhamento de um psicólogo para auxiliar o paciente.
Uma das características básicas do autismo é a dificuldade de interação social. Esta dificuldade tem raízes profundas, possivelmente cerebrais. Alterações em áreas do cérebro relacionadas à percepção de expressões faciais (giro fusiforme), ao processamento de emoções (amídala) e à imitação de comportamentos (neurônios-espelho) estão entre as possíveis causas que contribuem para este prejuízo.
Na verdade, grande parte do tratamento consiste justamente em tentar superar estas dificuldades através do aprendizado de comportamentos que, em última análise, vão apenas simular os normais, porque infelizmente a pessoa autista não vai realizá-los intuitivamente, como ocorre com a maioria de nós.
Também não há motivo para que indivíduos do sexo feminino sejam mais capazes em camuflar do que os do sexo masculino.
Sugiro que você reveja se leu algo a respeito ou se confundiu alguma outra informação. Se for este o caso, refaça a pergunta e talvez seja possível responder algo interessante.
Na verdade, grande parte do tratamento consiste justamente em tentar superar estas dificuldades através do aprendizado de comportamentos que, em última análise, vão apenas simular os normais, porque infelizmente a pessoa autista não vai realizá-los intuitivamente, como ocorre com a maioria de nós.
Também não há motivo para que indivíduos do sexo feminino sejam mais capazes em camuflar do que os do sexo masculino.
Sugiro que você reveja se leu algo a respeito ou se confundiu alguma outra informação. Se for este o caso, refaça a pergunta e talvez seja possível responder algo interessante.
É importante ressaltar que pessoas com transtorno do espectro autista tem dificuldades na comunicação social como por exemplo há uma limitação em dar início a interação social havendo uma resposta reduzida ou anormal a aberturas sociais.
A pessoa com TEA apresenta dificuldades na questão da interação social, todavia é possível ser treinada para lidar com situações e assim ampliar seu repertório de habilidades socias.
Olá. O portador do espectro do autismo, não é capaz de fingir seus sentimentos. Ele apresenta dificuldades de relações sociais.Quanto ao surgimento do estresse pode estar relacionado a qualquer situação vivenciada pelo indivíduo autista, mas jamais por intencionalidade.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É possível, mesmo uma pessoa sendo adulta ter atestado de autismo infantil?
- Boa noite gostaria de saber se uma criança autista pode ter o comportamento bom na escola mas em casa ser extremamente nervoso e agressivo?
- Olá, quero saber se poderia ser autismo, uma criança que desde o primeiro dia de aula com 7 anos não interagia com ninguem só respondia a chamada, e estudou todos os anos desse jeito sem interagir sem fazer amizades e sendo o mais quieto do colegio, faltava bastante pra fugir do sofrimento, até…
- Olá, quero saber se poderia ser autismo, uma criança que desde o primeiro dia de aula com 7 anos não interagia com ninguem só respondia a chamada, e estudou todos os anos desse jeito sem interagir sem fazer amizades e sendo o mais quieto do colegio, faltava bastante pra fugir do sofrimento, até…
- Um adulto escolher se mudar de casa 15 vezes em 2 anos é possivelmente uma característica de autismo ou há algumas outras condição que a princípio explica melhor isso?
- Meu filho tem 3 anos e 4 meses ele início respiridona peso 16 kilos o médico prescreveu 0,5 ml uma vez a noite fiquei com resistência e medo quanto a dosagem será que é normal essa dose
- Bom dia, Gostaria que algum especialista me respondesse . A minha filha tem 7 anos. E ela tem dificuldade na fala e na escrita ela é mt agitada . A escola fez uns relato do comportamento dela e pediu pra pediatra encaminhar pro neurologista e fonoaudiólogo . Mas ainda ela n foi chamada. Na…
- Eu tenho uma irmã com as doenças dos sequintes codigos:f=F 84.0 Autismo Infantil,F71.1 Retardo Mental Moderado e F29 Psicose nao organica nao especificada,ela fica rodando o tempo todo,nao tem paciencia para nada,e tem coisas por exemplo apertar um botao,ela aperta um monte de vezes,gostaria…
- Olá, Tenho 24 anos e às vezes acordo batendo com a cabeça no travesseiro, isso é normal?
- Como a ruminação da raiva afeta indivíduos com autismo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 370 perguntas sobre Autismo
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.