É verdade que existem afasias de origem somente genética, sem que haja necessidade de lesão cerebral?

3 respostas
É verdade que existem afasias de origem somente genética, sem que haja necessidade de lesão cerebral? A APP seria um exemplo de afasia sem derrame?
E parcialmente verdade Na genética há a predisposição mas novos estudos indicam que o ambiente também auxilia o início dos sintomas.A App é um tipo de doença degenerativa cujo causa não é um AVC A reabilitação das Apps é um dos trabalhos que mais tem resultado no consultório

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como sua criança está se comunicando? Ela consegue expressar suas dificuldades? O ensino está adaptado as suas necessidades? O material é adaptado?
Geralmente algumas crianças necessitam de um mediador escolar (pessoa que fica junto da criança direcionando o comportamento e as atividades da criança para que haja maior entendimento e acompanhamento), nem todas as escolas possuem mediadores, muitas vezes familiares costumam pagar um profissional itinerante ou até mesmo eles próprios são os mediadores, (dependendo da realidade de cada família). Importante dizer que o mediador deve ser supervisionado pela equipe que acompanha a criança. Muito dos direitos das crianças com TEA, infelizmente não são colocados em prática no nosso país. É uma luta para que as famílias possam conseguir seus direitos. Existem grupos de apoio à pessoas com TEA que trabalham por causas como esta. Boa sorte e vá à luta! Abçs.
A predisposição não necessariamente leva diretamente à afasia, mas uma série de fatores como estilo de vida, predisposição, estresse, acidentes, etc. As causas mais comuns são os AVCs (isquêmicos ou hemorrágicos), a presença de tumores, e fatores ambientais como traumatismos cranianos (queda, acidentes de carro, etc.).
A APP (Afasia Progressiva Primária), é uma síndrome neurológica de causa multifatorial com comprometimento degenerativo cerebral que afeta primordialmente a linguagem e, em sua evolução, pode comprometer outros processos de pensamento como memória, organização, etc.
Procure um neurologista e um fonoaudiólogo. Boa sorte.

Especialistas

Juliana Ruas

Juliana Ruas

Fonoaudiólogo

Barreiras

Lydiana Menezes d'Albuquerque

Lydiana Menezes d'Albuquerque

Fonoaudiólogo

Teresina

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Michel Ponte de Albuquerque

Michel Ponte de Albuquerque

Otorrino

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Afasia Primária Progressiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.