É verdade que existem afasias de origem somente genética, sem que haja necessidade de lesão cerebral?

3 respostas
É verdade que existem afasias de origem somente genética, sem que haja necessidade de lesão cerebral? A APP seria um exemplo de afasia sem derrame?
E parcialmente verdade Na genética há a predisposição mas novos estudos indicam que o ambiente também auxilia o início dos sintomas.A App é um tipo de doença degenerativa cujo causa não é um AVC A reabilitação das Apps é um dos trabalhos que mais tem resultado no consultório

Como sua criança está se comunicando? Ela consegue expressar suas dificuldades? O ensino está adaptado as suas necessidades? O material é adaptado?
Geralmente algumas crianças necessitam de um mediador escolar (pessoa que fica junto da criança direcionando o comportamento e as atividades da criança para que haja maior entendimento e acompanhamento), nem todas as escolas possuem mediadores, muitas vezes familiares costumam pagar um profissional itinerante ou até mesmo eles próprios são os mediadores, (dependendo da realidade de cada família). Importante dizer que o mediador deve ser supervisionado pela equipe que acompanha a criança. Muito dos direitos das crianças com TEA, infelizmente não são colocados em prática no nosso país. É uma luta para que as famílias possam conseguir seus direitos. Existem grupos de apoio à pessoas com TEA que trabalham por causas como esta. Boa sorte e vá à luta! Abçs.
A predisposição não necessariamente leva diretamente à afasia, mas uma série de fatores como estilo de vida, predisposição, estresse, acidentes, etc. As causas mais comuns são os AVCs (isquêmicos ou hemorrágicos), a presença de tumores, e fatores ambientais como traumatismos cranianos (queda, acidentes de carro, etc.).
A APP (Afasia Progressiva Primária), é uma síndrome neurológica de causa multifatorial com comprometimento degenerativo cerebral que afeta primordialmente a linguagem e, em sua evolução, pode comprometer outros processos de pensamento como memória, organização, etc.
Procure um neurologista e um fonoaudiólogo. Boa sorte.