É verdade que um homem jovem tem mais riscos de morrer de um câncer de próstata do que uma pessoa

3 respostas
É verdade que um homem jovem tem mais riscos de morrer de um câncer de próstata do que uma pessoa idosa ?
Ola. Na verdade, o único fator a ser levado em consideração não se limita a idade. Fatores inerentes ao tumor como estadiamento (se a lesão esta localizada na próstata ou se apresentou metastases), perfil de agressividade, condição clinica do paciente são os fatores que estão mais diretamente relacionado com o tempo de vida da pessoa após o diagnostico ser confirmado. Talvez a questão a que voce possa estar fazendo referência está relacionada a agressividade do tumor. Habitualmente, pacientes mais jovens costumam apresentar tumores mais agressivos do que pacientes mais idosos, logo o tratamento deste grupo de homens exige uma estratégia maior e, nem sempre, esta estratégia surte o efeito almejado. Mas isso não é uma regra. Todos os fatores mencionados acima que possibilitarão de ser avaliados para estimar o risco de mortalidade de um homem com cancer de próstata e não apenas a idade.

Olá! Seu questionamento tem relação com dados estatísticos envolvendo o câncer de próstata. Essa doença torna-se mais comum a medida que o homem envelhece. De modo que, indivíduos jovens (< 60 anos), que tiveram diagnóstico de câncer de próstata podem estar diante de casos mais agressivos, que fogem do mais habitual. Existe um fator de risco, levado em consideração, que é o da história de casos de câncer de próstata em familiares com < 60 anos. Essa ocorrência, principalmente quando em mais de um membro da família, pode estar relacionada com aspectos genéticos. Então, respondendo a sua pergunta: um homem jovem tem mais risco de morrer da doença, caso evidenciado que ela seja um caso mais agressivo do que o visto habitualmente.
Câncer de próstata em pacientes jovens sempre merece um olhar mais atento. Mesmo porque, nunca um mesmo tipo de câncer é igual em duas pessoas. Sem considerarmos os fatores clássicos já citados por outro colega, quanto mais jovens maior atividade hormonal de testosterona. Hormônio este responsável pela proliferação tumoral de grande parte dos cânceres de próstata.