Ectasia leve dos ventrículos laterais decorrente de HIC grau ll pode trazer alguma sequela no desenv

1 respostas
Ectasia leve dos ventrículos laterais decorrente de HIC grau ll pode trazer alguma sequela no desenvolvimento do bebê?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Compreendo sua preocupação como mãe em relação a esse diagnóstico para seu bebê. Devo dizer que esse é um diagnóstico comum em recém-nascidos prematuros e geralmente não causa problemas sérios de longo prazo.

A ectasia leve dos ventrículos laterais refere-se ao alargamento suave dos ventrículos do cérebro, que pode ocorrer após uma hemorragia intracraniana grau ll. Em muitos casos, isso resolve sozinho sem tratamento e não tem impacto significativo no desenvolvimento do bebê.

No entanto, em alguns casos raros, a ectasia ventricular pode levar a atrasos no desenvolvimento, como problemas de aprendizado ou de coordenação motora. Seu pediatra irá monitorar o progresso do seu bebê ao longo do tempo para garantir que eles estejam se desenvolvendo adequadamente.

Para ajudar a promover o desenvolvimento saudável do seu bebê, você pode fornecer estímulos adequados para o crescimento e o aprendizado. Isso inclui a realização de brincadeiras apropriadas para a idade, oferecer uma dieta nutritiva e garantir que seu bebê durma o suficiente.

Então leve essa informação importante, a ectasia leve dos ventrículos laterais decorrente de HIC grau ll geralmente não causa problemas significativos de longo prazo. No entanto, é importante que você continue a trabalhar em estreita colaboração com o seu pediatra, levando o bebezinho regularmente para puericultura e forneça o ambiente adequado para o desenvolvimento do seu filho. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.