Em caso de uma Patologia de Lesão Retrococlear qual os procedimentos e também foi solicitado uma r

2 respostas
Em caso de uma Patologia de Lesão Retrococlear qual os procedimentos e também foi solicitado uma ressonância.
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
A despeito de nao ser tao comum, a principal lesao a ser descartada neste segmento seria o Neurinoma do Acustico (Schwanoma Vestibular).

A Audiometria, seguida do Bera (pesquisa do potencial auditivo de tronco cerebral) serao os primeiros exames e a confirmacao podera ser feita atraves de exame de imagem - RNM (Ressonancia do angulo ponto-cebelar).

Na maior parte dos casos em que ha progressao da perda auditiva ou dos demais sintomas, associada ao crescimento da lesao, esta indicada a cirurgia, mas ha casos em que pode se acompanhar uma lesao estavel.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Compreendo sua preocupação em relação a uma possível lesão retrococlear e os exames solicitados. Lesões retrococleares, embora não sejam tão comuns, exigem uma investigação cuidadosa, principalmente para descartar a presença de um neurinoma do acústico, também conhecido como schwannoma vestibular.

O neurinoma do acústico é um tumor benigno que se desenvolve ao longo do nervo que conecta o ouvido ao cérebro. Quando há suspeita desse tipo de lesão, os primeiros passos diagnósticos geralmente incluem a audiometria, que avalia a função auditiva, e o BERA, um exame que mede a resposta dos nervos auditivos ao som.

A ressonância magnética (RNM), especialmente a do ângulo ponto-cerebelar, é fundamental para confirmar o diagnóstico. Esse exame permite visualizar com precisão a presença e o tamanho de uma possível lesão, ajudando a planejar o tratamento adequado.

Caso o diagnóstico de neurinoma do acústico seja confirmado, o tratamento depende do tamanho do tumor, da velocidade de crescimento e dos sintomas apresentados. Em alguns casos, onde há progressão da perda auditiva ou outros sintomas, a cirurgia pode ser indicada para remover o tumor. Em outras situações, especialmente se a lesão for pequena e estável, pode ser optado por um acompanhamento regular para monitorar seu crescimento e evolução.

Recomendo que você discuta todas as opções com seu médico após a realização da ressonância. Cada caso é único, e é essencial que você tenha todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão para sua saúde.

Se precisar de mais esclarecimentos ou quiser discutir as opções de tratamento com mais detalhes, sugiro agendar uma teleconsulta. A Telemedicina é uma alternativa segura e conveniente, especialmente em tempos de doenças como COVID-19 e MPOX. Além de proteger sua saúde, você economiza tempo e tem acesso a médicos bem avaliados na plataforma Doctoralia.

Aproveite a transformação digital na saúde proporcionada pela Web 4.0 e Inteligência Artificial para garantir que seu cuidado seja realizado de forma prática e eficaz. Se precisar de mais orientação, estou à disposição para ajudar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Rodrigo Cesar Silva

Rodrigo Cesar Silva

Otorrino

Planalto

Vanessa Ribeiro Orlando

Vanessa Ribeiro Orlando

Otorrino

Belo Horizonte

Andre Maranhão

Andre Maranhão

Otorrino

Florianópolis

Bruna Souza Magalhaes

Bruna Souza Magalhaes

Otorrino

Itapevi

Larissa Matos Silveira

Larissa Matos Silveira

Otorrino

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Doenças Retrococleares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.