Em crianças, o exame de vídeo nasofaringolaringoscopia flexível faz mal? A exemplo de outros exames

3 respostas
Em crianças, o exame de vídeo nasofaringolaringoscopia flexível faz mal? A exemplo de outros exames que devemos evitar, como o Raio X por exemplo?
Prezado paciente-internauta,

Negativo, o exame não oferece riscos maiores à saúde, sendo apenas um pouco desconfortável em alguns casos e, muito raramente causando algum pequeno trauma na cavidade nasal.

Não emite radiações e pode, inclusive, ser feito em bebês e gestantes, quando devidamente indicado.

Prezado paciente.
A nasofibroscopia flexível é um exame que normalmente não oferece riscos à saúde. Porém, quando realizado em crianças, é necessário que haja colaboração da mesma para que não haja nenhum tipo trauma no nariz. Crianças muito agitadas e não colaborativas dificultam a realização do exame, devendo o otorrinolaringologista avaliar a possibilidade de utilizar outros meios diagnósticos, como o RX por exemplo.

Atenciosamente
Caro paciente, o exame não oferece riscos à crianças, e pode ser realizado desde recém nascidos até idosos. Há técnicas de posicionamento da criança de acordo de sua idade para que o exame seja o menos desconfortável possível. Bebês e próximo aos 4 anos de vida, na maioria fazemos no colo do responsável. A partir dos 2 e 3 anos, as crianças já têm certa compreensão e o médico deve orientar de maneira lúdica antes de realizar o exame. A partir de 5 anos já tentamos fazer com a criança sentada sozinha na cadeira. Alguns minutos de conversa com a criança, anterior ao exame, pode despertar nelas a curiosidade de conhecer o que há dentro do nariz e da garganta, e tudo se torna mais fácil. Crianças merecem toda atenção. Mas caso a criança seja muito agitada e o posicionamento não seja eficaz, aí o ideal é suspender o exame. Mas entre a realização de uma nasofibrolaringoscopia ou um exame de radiografia, não há dúvidas da superioridade do primeiro. Att.