Videonasofaringoscopia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em videonasofaringoscopia

Encontre um especialista em Videonasofaringoscopia na sua cidade:
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Claudia Regina A. E. F. Dias

Claudia Regina A. E. F. Dias

Otorrino

Guaratinguetá

Camila Mutai Vargas

Camila Mutai Vargas

Otorrino

São Paulo

Perguntas sobre Videonasofaringoscopia

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Videonasofaringoscopia

O exame nasofibrolaringoscopia é realizado em consultório médico, com anestesia tópica. Realizada a introdução de um endoscopio flexível de mais ou menos 3 mm pelas narinas e introduzido até…
1 respostas

 Humberto Camara Pimenta Soares
Humberto Camara Pimenta Soares
Otorrino
Divinópolis
O exame é realizado com anestesia local tópica e vasoconstrição, independe da idade, em crianças até idosos, sem sedação.
2 respostas

Ola! Trata-se de exame de grande valia e muito rápido, mais que isso, um exame dinâmico, depende de avaliar a entrada e saída da coluna aérea na cavidade nasal, podendo assim avaliar com maior…
4 respostas

Especialistas falam sobre Videonasofaringoscopia

É um exame endoscópico que permite enxergar toda a fossa nasal, até sua porção mais posterior, a presença ou não de adenóides e desvio de septo, as regiões que se comunicam com os seios da face, além da orofaringe (região da base da língua). Geralmente, para o exame ser menos desconfortável, faz-se uso de spray de anestésico tópico nasal. É um exame muito útil e de realização em alguns minutos.

Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação. É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro do nariz do paciente possíveis alterações como rinite, hipertrofia de cornetos, desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoides,tumorações. Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo. Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.

É um exame endoscópico ambulatorial, realizado no consultório do Otorrinolaringologista, que avalia a cavidade nasal e região posterior ao nariz (rinofaringe). Também é chamada de video-endoscopia naso-sinusal, nasofibroscopia e endoscopia nasal.

Procedimento feito no consultório durante a consulta. Da a possibilidade de avaliar região posterior do nariz e laringe. Realizo em crianças e adultos.

André Yamamoto

Otorrino

São Paulo


Também conhecido como endoscopia nasal, é um exame que é realizado no próprio consultório, com o paciente acordado (sem sedação). Podemos realizá-lo com telescópios rígidos ou flexíveis. No caso dos flexíveis, as óticas podem progredir até a hipofaringe para a visualização da laringe (pregas vocais) em um mesmo momento. O objetivo do exame é o estudo mais detalhado da anatomia das fossas nasais e locais de drenagem dos seios paranasais (meatos). Neste exame conseguimos diagnosticar: sinusites (agudas e crônicas), desvios do septo nasal, pólipos nasais, hipertrofia de adenóides, tumores nasais, entre outras patologias.

Luís Felipe Murad

Otorrino

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Videonasofaringoscopia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.