Em geral, como os profissionais decidem se uma pessoa com ansiedade ou depressão deve usar apenas te

4 respostas
Em geral, como os profissionais decidem se uma pessoa com ansiedade ou depressão deve usar apenas terapia, apenas medicação ou a combinação das duas abordagens?
Idealmente as pessoas viriam ao psiquiatra quando começam a ter problemas e não quando seus problemas estão gigantes e tendo crises. 99% chegam mais tarde do que mais cedo, portanto terapia e medicações são necessárias. Caso contrario por vezes apenas terapia seria ideal, mas com frequência não há dinheiro, tempo, disposição ou entendimento da importância da terapia.
Isso para ansiedade, pois para depressão medicação + terapia sempre.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Sempre indico a psicoterapia pois entendo que é um recurso que permite tentar compreender as causas do sofrimento e aos poucos trabalhar questões mais profundas e enraizadas que são a origem dos sintomas. Apesar disso, alguns pacientes não se sentem confortáveis ou propensos a fazer psicoterapia (que pode ser um processo bem angustiante), seja por questões financeiras, logística ou uma preferência individual. Para avaliar a prescrição de uma medicação, pondero a relação custo-benefício das substâncias mais adequadas ao paciente em questão, expondo potenciais benefícios terapêuticos e efeitos colaterais mais comuns, auxiliando o paciente a fazer uma escolha compartilhada e consciente sobre seu tratamento. De um modo geral, quão mais grave é o caso, mais se faz necessário o uso de medicamentos. Para casos mais leves, é possível que mudanças de hábitos de vida e a psicoterapia sejam suficientes para a cura.
As principais recomendações sobre o tratamento de depressão equivalem o tratamento psicoterápico ao medicamentoso em casos leves e moderados. Além disso, a combinação dos dois tratamentos tem efeito somatório.
Essa decisão é tomada com base na gravidade dos sintomas, presença de comorbidades, condições psicossociais e outros fatores que favorecem ou não a escolha de cada modalidade terapêutica. Entretanto, de forma geral, a combinação entre tratamento medicamentoso e psicoterápico é a mais efetiva.

Especialistas

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Renata Telles Piva Belluomini

Renata Telles Piva Belluomini

Radiologista

Campinas

Filipe Belmont Cintra

Filipe Belmont Cintra

Radiologista

Osasco

Sergio Carvalho de Matos

Sergio Carvalho de Matos

Pediatra, Radiologista

Salvador

Jose Roberto Mendes da Rocha

Jose Roberto Mendes da Rocha

Radiologista

Cabo Frio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Dúvidas sobre diagnóstico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.