Em geral, como os profissionais decidem se uma pessoa com ansiedade ou depressão deve usar apenas te
4
respostas
Em geral, como os profissionais decidem se uma pessoa com ansiedade ou depressão deve usar apenas terapia, apenas medicação ou a combinação das duas abordagens?
Idealmente as pessoas viriam ao psiquiatra quando começam a ter problemas e não quando seus problemas estão gigantes e tendo crises. 99% chegam mais tarde do que mais cedo, portanto terapia e medicações são necessárias. Caso contrario por vezes apenas terapia seria ideal, mas com frequência não há dinheiro, tempo, disposição ou entendimento da importância da terapia.
Isso para ansiedade, pois para depressão medicação + terapia sempre.
Isso para ansiedade, pois para depressão medicação + terapia sempre.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Sempre indico a psicoterapia pois entendo que é um recurso que permite tentar compreender as causas do sofrimento e aos poucos trabalhar questões mais profundas e enraizadas que são a origem dos sintomas. Apesar disso, alguns pacientes não se sentem confortáveis ou propensos a fazer psicoterapia (que pode ser um processo bem angustiante), seja por questões financeiras, logística ou uma preferência individual. Para avaliar a prescrição de uma medicação, pondero a relação custo-benefício das substâncias mais adequadas ao paciente em questão, expondo potenciais benefícios terapêuticos e efeitos colaterais mais comuns, auxiliando o paciente a fazer uma escolha compartilhada e consciente sobre seu tratamento. De um modo geral, quão mais grave é o caso, mais se faz necessário o uso de medicamentos. Para casos mais leves, é possível que mudanças de hábitos de vida e a psicoterapia sejam suficientes para a cura.
As principais recomendações sobre o tratamento de depressão equivalem o tratamento psicoterápico ao medicamentoso em casos leves e moderados. Além disso, a combinação dos dois tratamentos tem efeito somatório.
Essa decisão é tomada com base na gravidade dos sintomas, presença de comorbidades, condições psicossociais e outros fatores que favorecem ou não a escolha de cada modalidade terapêutica. Entretanto, de forma geral, a combinação entre tratamento medicamentoso e psicoterápico é a mais efetiva.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- quando extrassistoles sao fatais?
- Dores nos rins com ureia = 33 e creatinina = 1,4 mas com exame de TC abdome total normal. Deve-se procurar um uro ou nefro (ou tanto faz) ?
- Estou com uma alergia que ninguém ainda consegue descobriu oque é. Estou tomando Alektos todos os dias porque quando paro de tomar ele, da uns quatro dias a coceira piora. Tem problema tomar Alektos de maneira contínua?
- Olá, Dr. Tudo bem? Eu estou sofrendo com esses pensamentos de estar com uma doença. Já fiz dois exames e estão negativos para essa doença; porém, fico pesquisando sobre o assunto e achando que o exame deu alteração. Eu já tive esse mesmo problema de pensamentos, porém com outras doenças que não tinham…
- Boa tarde! Tive o diagnóstico de TOC sexual, porque acontece casos, onde e/ou quando, acho um rapaz bonito e interessante, fico obsessecada por ele, a ponto de tomar remédios, já utilizei até cetamina. Mas, tenho dúvidas, sobre o diagnóstico, pois não o acho tão comum. Serei realmente TOC? Obrigada!
- Tive um diagnóstico incorreto de infarto, desde entao fico nervoso sempre que vou aferir a pressão, meus exames sempre dao OK, Fiz um M.A.P.A e deu alteração, meu cardiologista me informou que o meu caso é psicológico e que nao ver indícios de pressão arterial(hipertensão) o que eu devo fazer ?
- É possível ter uma boa avaliação neuropsicológica com 1 sessão de cerca de 1h e 20 testes feitos de forma remota? Os testes envolvem escalas de características de autismo, superdotação, TDAH, bipolaridade, depressão etc. O profissional retorna um laudo completo.
- Sinto uma sensibilidade ao toque no centro do peitoral, e quando me deito de lado sinto um incômodo no peitoral. medico geral disse q pode ser costocondrite. Quais exames pra saber se é isso?
- Sempre tive ansiedade, em alguns períodos me sentia irritada, magoava pessoas e depois me arrependia e me sentia muito pra baixo, com vergonha. Anos se passaram e eu tomando fluxetina, marquei consulta e o psiquiatra me diagnósticou como bipolar tipo 1 misto. Fiquei me sentindo mal por esse diagnóstico,…
- Estou com a minha língua dolorida deu uma melhorada e depois a dor voltou de novo não tem mancha vermelha e nem branca mais lá no final da língua tem tipo uns 2 buraquinhos como eu nunca observei a minha língua estou achando estranho, qual especialista devo buscar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Dúvidas sobre diagnóstico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.