em qual grau pterigio necessita fazer cirurgia?

3 respostas
em qual grau pterigio necessita fazer cirurgia?
Dra. Luciana Cunha do Prado
Oftalmologista
Rio Verde
Indico o tratamento cirúrgico para pterígeo de acordo com o desconforto e interferência na qualidade de vida do paciente.É preferível aguardar os 36 anos de idade em diante, já que estatisticamente há menor incidência de recidivas. Caso o pterígeo esteja provocando muito olho seco, olho vermelho e causando constrangimentos, como adultos jovens, principalmente no sexo masculino, onde há constantemente 'comentários' sociais a cerca de olho vermelho causando constrangimentos ao paciente, mesmo que a faixa etária seja inferior aos 36 anos de vida, indico o tratamento cirúrgico, conscientizando-o da possibilidade de recidiva e de ser submetido a nova intervenção no pterígeo recidivado, caso isto ocorra. Geralmente não há recidiva, e os pacientes ficam muito satisfeitos com a cirugia. Casos iniciais, leves, devem ser tratados com colírios lubrificantes para tentativa de amenizar o desconforto ocular e social de forma conservadora,não livrando da lesão.Abranda-a apenas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Catarina Ventura
Oftalmologista
Recife
A indicação da cirurgia do Pterigio pode ser desde o grau 1, aquele que começa a invadir a córnea, até o grau 4 onde já existe acometimento da visão e baixa acuidade visual. Nos pterígios pequenos a indicação será da queixa de desconforto do paciente ( sensação de areia, queimação, ardência) ou estéticas pois aquela carnosidade fica sempre vermelha.
O ideal será a técnica cirurgia a ser realizada que deverá ser sempre associada ao transplante de conjuntiva e com cola biológica, assim reduz o desconforto pos operatório e chance de recidiva.
Dr. Mario Saad
Oftalmologista
Poços de Caldas
A indicação para se operar o Pterígio, com as novas técnicas (transplante de conjuntiva e utilização da cola biológica) podem ser as mais amplas possíveis. Desde quando ele ainda é pequeno e incomoda bastante o paciente, quando não melhora com tratamento clínico. Até mesmo quando ele já é maior e atrapalha a visão.

Especialistas

Carlos Fernando Sawada

Carlos Fernando Sawada

Oftalmologista

Ituporanga

João Eugênio Gonçalves de Medeiros

João Eugênio Gonçalves de Medeiros

Oftalmologista

Brasília

Nelmo Vasconcelos De Menezes

Nelmo Vasconcelos De Menezes

Pediatra, Oftalmologista, Especialista em dor

Aracaju

Agendar uma visita
Amanda Wiviane Pereira

Amanda Wiviane Pereira

Oftalmologista

Navegantes

Thales Ferreira

Thales Ferreira

Oftalmologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1630 perguntas sobre Cirurgia Do Pterigio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.