Em que consiste a dieta LOW CARB ? E quais os riscos da abolição total de carboidratos ?

4 respostas
Em que consiste a dieta LOW CARB ? E quais os riscos da abolição total de carboidratos ?
Dieta low carb como o nome do: dieta de baixo carboidrato.
Dieta zero carboidrato é outra coisa.
Fazer dieta zero carb não tem risco para sua saúde porém vai limitar e muito o seu acesso e variedade de alimentos. Na minha opinião a dieta zero carb a maioria das pessoas não conseguem mantê-la por muito tempo devido à alta restrição. Comida não precisa ser sempre prazer mas também não precisa ser sempre sofrimento. Retirar uma macromolécula da sua alimentação certamente vai limitar o seu paladar e em última análise sua satisfação. Se vc não é diabético não vejo pq fazer dieta zero carb. Na minha opinião a dieta mais eficaz para a grande maioria das pessoas é low carb

A dieta low carb consiste em uma alimentação restrita em carboidratos, média de 50-150g de carboidratos ao dia. Há formas saudáveis e não saudáveis de fazer uma dieta low carb. Quando o foco é apenas a quantidade de carboidrato ingerido independente da fonte do carbo, ela pode se tornar prejudicial, pois quem faz dessa forma acaba ingerindo produtos Diet, pois não contém carboidratos, mesmo que esses produtos não sejam saudáveis. O ideial é fazer uma dieta low carb com acompanhamento de um profissional pois ele poderá indicar o que saudável ou não. Abolir 100% os carbos da alimentação é algo que não condiz com a low carb, é algo difícil de ser feito pois os alimentos seriam extremamente restritos e isso acarretaria na falta de muitos nutrientes importantes como vitaminas e minerais. Por exemplo:100g de brócolis contém em média 4g de carboidratos, então você já não ia poder comer, e quase nenhum vegetal, basicamente só carnes e ovos. Sem fibras e micronutrientes todo o corpo entra em colapso.
A dieta low carb, é uma estratégia utilizada no plano alimentar do paciente que diminuiu a ingestão de carboidrato.
Entre os macronutrientes (carboidrato, proteina e gordura), o em menor quantidade fica sendo o carboidrato.
Deve ser feito com acompanhamento nutricional adequado para evitar efeitos adversos .
Mesmo que em menor quantidade o carboidrato deve estar presente sempre na alimentação, o que muda é a quantidade.
Dieta low carb é baseada na baixa ingesta de carboidratos. A escolha dos alimentos presentes nesse tipo de dieta deve ser bem realizada. Priorizando alimentos com adequada qualidade nutricional. Uma grande vantagem nesse tipo de dieta é que muitas vezes o paciente consegue aderir e manter na dieta. Atividades fisicas de alta intensidade necessitam de carboidrato para sua execução , isso é fisiológico. Se você esta no inicio de uma dieta assim não possui ainda adaptação metabólica eficiente portanto deve tomar cuidado com atividades que possam exigir maior esforço