Em um paciente sintomático (dor no abdômen superior esquerdo, nas costas, abaixo do ombro esquerdo,
3
respostas
Em um paciente sintomático (dor no abdômen superior esquerdo, nas costas, abaixo do ombro esquerdo, coluna e lombar, náuseas, esteatorréia, tontura, má digestão), exames como tc de abdômen com contraste, ressonância magnética, pet CT, ecoendoscopia, CA19-9, podem não mostrar tumor no pâncreas?
Com esses exames todos descartando neoplasia de pâncreas podemos dizer ser improvável que exista está doença. Esses sintomas podem estar relacionados a outras doenças pancreáticas ou não.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas que você relatou podem ser secundários a outras doenças, que não um tumor de pâncreas. Então sim, é possível realizar esses exames e não se detectar nenhum câncer.
Atenciosamente,
Dr. Rodrigo Bomeny
Atenciosamente,
Dr. Rodrigo Bomeny
Olá. O diagnóstico de tumores no pâncreas é feito principalmente com exames de imagem. A TC e a RNM tem uma alta acurácia para detectar nódulos, e quando associados à ecoendoscopia é muito pouco provável que não seja diagnosticado nenhum tipo de tumor. O Pet-CT não é recomendado para diagnóstico.
Então, as chances de nao se fazer o diagnóstico de um tumor após esses exames é mínima.
Os sintomas descritos parecem mais com pancreatite crônica, que leva a perda de função pancreática.
Procure um cirurgião especializado em doenças hepatobiliopancreáticas.
Então, as chances de nao se fazer o diagnóstico de um tumor após esses exames é mínima.
Os sintomas descritos parecem mais com pancreatite crônica, que leva a perda de função pancreática.
Procure um cirurgião especializado em doenças hepatobiliopancreáticas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz exames , a lipase está 193, 0 U/L Amilase total 107,0 U/L , gostaria de saber oque isso significa.
- Amilase pode subir devido a cervicite crônica inespecífica, miomas ou cisto no ovário?
- Ola boa tarde Dr. Eu fiz um ultrassom y saiu páncreas liposubstituído eso tem cura e porque eu não posso comer nada nada porque começa a doler muito meu estômago
- fiz uma tomografia e deu lipossubstituição completa do parênquima pancreático(lipomatose). tem reversão ? a medica só solicitou atividades física, peso 65Kg.
- Olá! Fiz um ultrassom que constatou "pâncreas sugestivo de lipossubstituição parcial". Não tenho mais vesícula. Esse resultado é normal?
- Fui diagnosticado com ectasia da artéria pancreático duodenal. O que isso significa e que médico procurar?
- Minha lipase de 64 E amilase 140. Pela referência do laboratório ambas estão um pouco aumentadas. O que significa?
- Fui diagnosticada com dilatação do wirsung é perigoso?
- É possível desenvolver macroamilasemia sem nunca ter tido antes?
- Fui diagnóstica com calcificação no pâncreas o q isso significa ?? Necessita algum procedimento médico ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Pancreatopatias
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.