Avenida Industrial 1680 Sala 707 Torre 1, Santo André 09080-501
Contato por telefone ou whatsApp
Ler mais04/08/2022
Santo André 1 endereço
Aceita apenas pacientes particulares
Número de registro: CRM/SP 117.078 RQE 46379
262 opiniõesPacientes deste especialista retornam para outras consultas.
Avenida Industrial 1680 Sala 707 Torre 1, Santo André 09080-501
Contato por telefone ou whatsApp
Ler mais04/08/2022
Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.
Constipação intestinal crônica
A constipação intestinal ocorre quando o paciente tem dificuldade de evacuar causando desconforto após longos períodos. Ela pode ocorrer por diversos fatores com inadequação da ingesta de água e fibras, fraqueza da musculatura abdominal, alterações metabólicas como distúrbios da tireoide, causas funcionais, câncer entre outras. O seu tratamento é sempre baseado na identificação e na correção da causa que levou a constipação.
Cirrose Hepática
A cirrose hepática é o estágio final de uma série de doenças que acometem o fígado. Ao contrário do que se pensa, embora o uso abusivo de bebidas alcoólicas seja frequente causa de cirrose hepática outras podem ocorrer como hepatitespor vírus,medicamentos (atualmente pouco comum), distúrbios do metabolismo (alteração que vem se tornando a principal causa nos dias atuais), doenças auto-imunes, entre outras. O tratamento consiste em tratar a causa que levou o paciente a ter cirrose, quando possível, e monitorização e tratamento das complicações decorrentes desta doença como hemorragias encefalopatia e ascite.
Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é caracterizada por dor abdominal associada a alteração no número ou na forma das evacuações. Pode cursar tanto com diarreia quanto com constipação. Os exames de sangue, ou mesmo a colonoscopia, não costumam apresentar alterações e o paciente refere piora dos sintomas em momentos de estresse. O tratamento baseia-se no correto diagnóstico da doença, na explicação da sua característica benigna ao paciente, suporte emocional a este, terapias (quando necessário), sintomáticos e dietas.
Refluxo gastroesofágico (esofagite)
O refluxo gastroesofágico acontece quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago. Por ser predominantemente ácido ele acaba por causa lesão no esôfago, a chamada esofagite. O sintoma mais comum neste caso é a azia e costuma apresentar piora após as refeições ou ao deitar. A endoscopia digestiva alta costuma ser o exame de escolha, embora não obrigatório, para o diagnóstico e a caracterização de complicações da doença como úlceras, estenoses (estreitamentos do órgão) ou esôfago de Barret uma lesão pré-maligna. O tratamento consiste na associação entre medicação e medidas que diminuam a chance do retorno do conteúdo gástrico ao esôfago.
Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença em que o organismo quando exposto a uma proteína chamada glúten passa a produzir anticorpos contra o próprio intestino. Estes anticorpos começam a agredir as células intestinais que acabam morrendo. A morte dessas células leva a dificuldade na absorção dos nutrientes e o paciente passa a ter uma série de sintomas sendo o mais característico a diarreia. O diagnóstico é feito através da dosagem destes anticorpos e da biópsia de uma porção específica do intestino. O tratamento consiste basicamente na eliminação desta proteína da dieta.
Colite
O termo colite refere-se a inflamação do cólon ou intestino grosso. Esta inflamação pode ter diversas causas como infecções virais, bacterianas, parasitoses, doenças auto-imunes entre outras. Também é muito comum identificarmos em exames de biópsia feitas por colonoscopias a chamada colite crônica inespecífica que na maioria das vezes não tem relação com os sintomas dos pacientes, podendo caracterizar um estado inflamatório normal do intestino grosso. Quando a colite é sintomática o tratamento vai depender da sua causa, podendo ser com uma duração de semanas até mesmo pelo resto da vida.
262 opiniões
Durante os exames Sibo e Imo o Dr Fábio explicou o tratamento com clareza e conhecimento técnico.
Médico com grande conhecimento, e que passa muita segurança ao paciente.
O Dr. Fábio sempre nos atende de forma paciente e atenciosa. É experiente no diagnóstico do problema de saúde e acerta no tratamento. Somos gratos a ele.
Um muito profissional comprometido, serio e respeitoso
Atendimento no horário!! Muito profissional!!Medico bem atencioso!! Tudo perfeito
Excelente profissional, investigou o meu problema e acertou que eu tinha e me ecaminhou rapidamente para outro colega especialista do meu caso. Meu muito obrigado, Dr Fábio.
Pontual, atencioso, claro nas explicações. Gostamos muito! Recomendo!
Excelente atendimento, desde o contato, via WhatsApp, o exame em si e fechamento.
Muito tranquilo e domina seus recursos muito bem. Fiquei extremamente satisfeito com o exame.
Medico extremamente atencioso, qualificado, entende muito o meu problema de saúde, de todos profissionais que já passei ele foi o melhor em todos os sentidos...super recomendo
906 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Gases causa falta de ar? Sinto vontade de arrotar, mas não consigo, consequentemente vem a pressão no peito e falta de ar.
Em alguns casos o intestino pode estar tão cheio de gases que podem dificultar a respiração sim, pois haverá dificuldade do diafragma descer para o abdomen durante à inspiração. Embora isso não sej comum de acontecer, pode ocorrer em casos extremos.
A intolerancia a lactose causa ma absorçao de nutrientes? Depois de eu cortar a lactose quantos dias leva para voltar a absorver nutrientes normalmente?
Não. na intolerância à lactose você só não absorverá a lactose. Com relação aos demais nutrientes não haverá problema de absorção.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.