EMT é o tratamento de 1ª escolha para uma pessoa de 70 anos? Que a 6 meses começou a ter leves problemas

3 respostas
EMT é o tratamento de 1ª escolha para uma pessoa de 70 anos? Que a 6 meses começou a ter leves problemas de atenção/memorização com irritabilidade moderada.
Achei estranha essa indicação sem antes tentar algo medicamentoso e não solicitar exames.
Obs: Fez uso de benzodiazepínicos durante 40 anos.
EMT é uma possibilidade para a faixa etária, mas sem o diagnóstico adequado não se pode definir tratamento

A EMTr está indicada no tratamento da depressão maior após a falha com pelo menos 1 antidepressivo. Existem outras indicações como: preferência pessoal ou intolerância ao tratamento medicamentoso. No caso, de um paciente acima de 65 anos, deve sempre avaliar se os sintomas comportamentais como o descritos no caso não sejam decorrentes de um quadro orgânico (ex: demência de alzheimer). Por último, apesar de bastante eficaz no adulto, a eficácia da EMTr ainda não está bem estabelicida na população geriátrica.
A EMT é um tratamento restrito, ainda sem grandes comprovações científicas de eficácia, embora seja praticamente ausente de efeitos colaterais.
As melhores evidências terapêuticas ocorrem na indicação para transtornos do humor (principalmente depressivos) e psicóticos refratários aos tratamentos psicofarmacológicos, em opção à eletroconvulsoterapia. Logo, não seria a primeira alternativa de forma isolada, até mesmo pelo alto custo do procedimento, geralmente não arcado pelas operadoras de saúde.
No mais, pacientes acima de 65 anos com queixas de memória e cognição (atenção, por exemplo) deve-se sempre investigar a ocorrência de transtornos neurocognitivos (síndromes demenciais) para eventual diagnóstico precoce e estabelecimento da terapêutica específica, que não incluiria EMT.
Por fim, novas evidências demonstram que o uso prolongado de benzodiazepínicos é fator de risco para transtornos neurocognitivos, mesmo com a suspensão do uso dos mesmos, que causam dificuldade na memorização