Endocrinologistas recomendam exposição ao sol para manter níveis saudáveis de vitamina D. Li na internet

2 respostas
Endocrinologistas recomendam exposição ao sol para manter níveis saudáveis de vitamina D. Li na internet que os melhores horários para a sintetização de tal vitamina supracitada são os horários não indicados pelos dermatologistas devido ao câncer de pele. E agora? Como proceder?
A quantidade de energia solar (UVB) necessária para a produção de vitamina D é baixa, inferior à necessária que causa eritema (vermelhinho no corpo). É dificil estimar o tempo necessário de exposição solar, já que fatores como altitude, latitude, presenca de nuvens, hora do dia, estaçao do ano, entre outros, influenciam. No entanto, sabe-se que a exposicao solar, de forma intencional e desprotegida, não deve ser considerada fonte para a producao de vitamina D ou para prevencao de sua deficiencia. Pacientes considerados "de risco para o desenvolvimento de deficiência de vitamina D" devem ser acompanhados com exames periodicos e podem utilizar suplementacao vitaminica para a prevencao de vitamina D. Consulte seu Dermatologista para melhor orientá-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante lembrar que "não vamos ao Sol, ele é que vem a nós", emitindo sua energia que atravessa a atmosfera e chega na Terra. Portanto, o dia inteiro estamos sujeitos a essa radiação. A luz que atinge áreas expostas, ao longo do dia, cumpre seu papel de ativar a ação da Vitamina D. O que temos observado é que pessoas de pele bastante agredida pelo Sol, ao longo da vida, estão se expondo em horários mais agressivos (ao meio do dia) sem proteção química (foto protetor) ou física (sombra, roupa, chapéu, óculos), aumentando riscos acumulados de desenvolver fotoenvelhecimento e até um câncer de pele. A pele quando "bronzeia", não quer ficar bonita, na realidade ela está se defendendo da agressão da luz. Discuta com seu médico esses aspectos.

Especialistas

Priscilla Sarlos

Priscilla Sarlos

Dermatologista

Niterói

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Bruna da Silva Pereira de Carvalho

Dermatologista

Ouro Preto

Luana Moura

Luana Moura

Dermatologista

Vitória

Jonas Bueno

Jonas Bueno

Dermatologista

São Paulo

Sheila Nascimento

Sheila Nascimento

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Câncer de pele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.