Enxergar a lua mais ao lado dependendo de qual olho que esteja focando nela (tampando o outro olho)

1 respostas
Enxergar a lua mais ao lado dependendo de qual olho que esteja focando nela (tampando o outro olho) fiz esse teste com os dois olhos e percebi que quando olho com o outro olho enxergo ela ( a lua) mais ao lado, parece que se moveu. Isso é normal? percebi que acontece com outros objetos tbm. Fiz esse teste um dia desses e fiquei na dúvida se era normal, vou ao oftalmologista 1 vez por ano e nunca tive problemas ( tirando a miopia e astigmatismo).
Olá sr(a), pelo o que entendi de seu relato trata-se de fato NORMAL, isto ocorre pois um de seus olhos é o olho dominante (ou diretor) que foca no objeto, quando troca-se de olho tampando alternadamente os olhos, é normal que o objeto pareça se deslocar lateralmente.

Por exemplo, na prática de tiro esportivo, os participantes são instruídos à fechar o olho não dominante para melhorar o acerto ao alvo, isto ocorre por conta deste fato.

Curiosamente 55% dos pacientes tem dominância ocular do olho esquerdo. É possível testar a dominância dos olhos no consultório facilmente.

Saber qual olho é dominante é importante em algumas cirurgias oftalmológicas.

Att,
Dr Lucca Ortolan Hansen
Médico Oftalmologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.