Escitalopram é o Citalopram melhorado? Ou são dois remédios diferentes? Quais diferenças em eficacia

3 respostas
Escitalopram é o Citalopram melhorado? Ou são dois remédios diferentes? Quais diferenças em eficacia e efeitos colaterais? Qual é mais seguro pra cardíacos?
Ambos fazem parte de uma grande família de antidepressivos inibidores de recaptação seletiva de serotonina, um neurotransmissor cerebral que já está confirmado ter grande relação com os transtornos de humor e de ansiedade. Tem efeitos similares mas a resposta é sempre individual. Há muitos relatos de que o escitalopram tem impacto mais favorável sobre os transtornos de ansiedade do que o citalopram. Ambos são excelentes medicamentos.
Cordialmente, Dra Rita Cytryn

Ambos são seguros, eficazes, com pouco perfil de efeito colateral e bom mesmo para pacientes cardíacos. Não vejo diferença na prática em termos de resposta para melhora da ansiedade e depressão.
O citalopram é um composto racêmico, com dois enantiômeros, um ativo e um não ativo. O escitalopram foi desenvolvido numa tentativa de "limpar" os efeitos adversos do citalopram, e só possui o enantiômero ativo. Teoricamente, era para ter o mesmo efeito terapêutico com menos efeito colateral. Entretanto, como muitas vezes acontece em psiquiatria, quando você "limpa" uma substância, perde também um pouco do efeito terapêutico. Assim, o Escitalopram tem menos efeito colateral, mas, ao meu ver, e pela minha prática, um efeito terapêutico menos bom, sobretudo para depressão. Além disso, o efeito anti-histamínico do Citalopram, que causa sedação, foi também "limpo", e
portanto, o citalopram pode fazer mais sedação e mais disfunção sexual do que o escitalopram, mas com perfil terapêutico levemente superior. Espero ter ajudado. Abs.