Escitalopram é o Citalopram melhorado? Ou são dois remédios diferentes? Quais diferenças em eficacia

3 respostas
Escitalopram é o Citalopram melhorado? Ou são dois remédios diferentes? Quais diferenças em eficacia e efeitos colaterais? Qual é mais seguro pra cardíacos?
Ambos fazem parte de uma grande família de antidepressivos inibidores de recaptação seletiva de serotonina, um neurotransmissor cerebral que já está confirmado ter grande relação com os transtornos de humor e de ansiedade. Tem efeitos similares mas a resposta é sempre individual. Há muitos relatos de que o escitalopram tem impacto mais favorável sobre os transtornos de ansiedade do que o citalopram. Ambos são excelentes medicamentos.
Cordialmente, Dra Rita Cytryn

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ambos são seguros, eficazes, com pouco perfil de efeito colateral e bom mesmo para pacientes cardíacos. Não vejo diferença na prática em termos de resposta para melhora da ansiedade e depressão.
O citalopram é um composto racêmico, com dois enantiômeros, um ativo e um não ativo. O escitalopram foi desenvolvido numa tentativa de "limpar" os efeitos adversos do citalopram, e só possui o enantiômero ativo. Teoricamente, era para ter o mesmo efeito terapêutico com menos efeito colateral. Entretanto, como muitas vezes acontece em psiquiatria, quando você "limpa" uma substância, perde também um pouco do efeito terapêutico. Assim, o Escitalopram tem menos efeito colateral, mas, ao meu ver, e pela minha prática, um efeito terapêutico menos bom, sobretudo para depressão. Além disso, o efeito anti-histamínico do Citalopram, que causa sedação, foi também "limpo", e
portanto, o citalopram pode fazer mais sedação e mais disfunção sexual do que o escitalopram, mas com perfil terapêutico levemente superior. Espero ter ajudado. Abs.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 800 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.