Esquizofrenia paranóide sem alucinações pode ocorrer?

3 respostas
Esquizofrenia paranóide sem alucinações pode ocorrer?
Raramente A Esquizofrenia paranóide acontece sem alucinações. As alucinações são sintomas típicos da esquizofrenia, mas há outros sintomas relatados como delírios, persecutoriedade, alogia, embotamento afetivo, achatamento afetivo, entre outros. Abraço.

Olá, sim pode. As alucinações auditivas ou visuais não são sintomas exclusivos da esquizofrenia e nem necessário para o diagnóstico. No caso da esquizofrenia paranoide o sintoma mais comum são os delírios persecutórios. Acreditar que está sendo perseguido, roubado ou até que famíliares ou amigos estejam prejudicando o paciente. Mas somente o acompanhamento psiquiátrico poderá dar um diagnóstico mais preciso.
Sim pode ocorrer, e você terá apenad o delírio ou seja é a crença em algo que não está ocorrendo, por exemplo acreditar que as pessoas na rua conversando falam de você. Quando isso ocorrer tem que fazer um diagnóstico diferencial com transtorno delirante. A diferença da esquizofrenia é que nessa os delírios (crenças infundadas) são em relação a vários temas e situações da vida. Já no transtorno delirante o delírio é sobre um tema específico e dura um dia, porém é variável com o passar dos dias. Vale ressaltar que nos dois quadros podem ter alucinações