Olá, tenho 17 anos e desde junho de 2020 pra hoje, janeiro de 2021, tenho sofrido bastante com senti

18 respostas
Olá, tenho 17 anos e desde junho de 2020 pra hoje, janeiro de 2021, tenho sofrido bastante com sentimentos de ilusão. Sinto que não sou feliz de verdade, que tudo que vivo nesses últimos meses é uma mentira e que na verdade não se passa de um sonho ruim que logo vou acordar e voltar pra minha rotina normal. A sensação que eu tenho é de tudo ser falso. Na minha cabeça penso que se eu tentar voar, irei conseguir, ou fizer uma loucura, nada irá acontecer demais, embora no fundo saiba que não é assim. Nunca me vi escrevendo isso num site de ajuda médica, o que reforça mais a minha ideia de sonho. Devo avisar os meus pais e buscar ajuda ou é um efeito normal da pandemia?
Olá!! Ter uma rede de apoio é muito importante, conversar com seus pais e buscar ajuda profissional para compreender o que está acontecendo com você! Esse momento de pandemia que estamos vivenciando causou muitas mudanças nas pessoas, esse sentimento pode sim estar relacionado a esse momento, porém a ajuda é necessária, você não precisa passar por isso sozinho!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Importante você ter dado esse passo e colocado aqui esse sentimento que te angustia. Mais alguns passos são necessários, e você já tem ideia do que deve ser feito. Procurar ajuda de um profissional e compartilhar com alguém de sua confiança isso que te incomoda certamente te ajudará. A psicoterapia é um espaço que te possibilita entender melhor essas ideias e sentimentos, e vai te ajudar a dar sentido a elas. Fico à disposição em caso de dúvidas.
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina - R$ 100
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

E importante sim falar com seus pais e que bom que existe essa possibilidade de diálogo. Uma escuta profissional pode propiciar um local de escuta e acolhimento, cuidado e sigilo, diferente de ser ouvido por alguem da familia. Fundamental também nesse momento de pandemia onde tudo é ainda tão incerto...portanto, procure um psicanalista, faça análise, cuide-se jovem! Um abraço!

Olá!
De fato a Pandemia tem mexido bastante com a gente, tornando a todos mais ansiosos, de certa forma entristecidos e confusos sobre o futuro... Só o fato de ter vindo aqui escrever como se sente e buscar ajuda, já te coloca no caminho pra se sentir melhor... Converse sim com seus pais ou com um amigo e peça ajuda pra começar sua psicoterapia, isso vai te ajudar demais a identificar e lidar com seus sentimentos..

E não se esqueça ,você não consegue voar! ;)

ola , meu caro, na vida passamos por dias bons ruins, fases da vida mudam, seria interessante um apoio psicológico e familiar sim, proverbialmente poderia esta passando por um momento de crise existencial da vida, e nesses momentos somos interrogados por nós mesmos com as incertezas e pensamentos negativos, procure ajuda sim, você merece ser feliz independente do que houver.

Então, quando imaginamos viver uma ilusão poderíamos estar dentro de uma possibilidade dissociativa. Esse fenômeno acontece quando traumas são além do que o nosso cérebro suporta, ou seja, não temos recursos pra lidar com a situação pode acontecer de imaginarmos uma fuga do real. Existe tratamento dentro das terapias Emdr e Brainspotting. Mas, quero também ressaltar que somente uma análise profunda com a presença do paciente será capaz de proporcionar um planejamento e tratamento eficazes. No mais, procure uma ajuda profissional, algo que o ampare. Esse sofrimento é uma parte da vida que precisa de tratamento porque há outras partes da sua vida que vislumbra desejos de vida.

Olá minha orientação é que você relate aos seus pais o que está acontecendo e juntos busquem a ajuda de um especialista. Abçs!

Na minha opinião seria ótimo que contasse para seus pais e procurassem ajuda de uma psicóloga. Essa pandemia tem mexido muito com nossa cabeça e nossos sentimentos. Acredito que seria muito bom para vc.
Espero ter ajudado
Gratidão

Realmente, conversar com seus pais e procurar apoio profissional é um passo crucial nesse momento a fim de evitar sofrimentos maiores. O que você sente não é apenas efeito da pandemia, mas talvez uma reação sua a ela.
Se eu puder ajudar em algo mais, fico à disposição. Um abraço!

Olá, o recomendável é que você converse com seus pais ou alguém de sua confiança e faça se possível psicoterapia para lhe ajudar a lidar com esses sentimentos e emoções.

Olá, muitas vezes o nosso estado de desânimo é tão grande que, aliado ao isolamento social, pode nos levar à pensamentos mágicos. Ter uma rede de apoio social neste momento é muito relevante, mesmo que essa interação se processe a distância. No meu entender, o caminho natural é você começar a interagir com os seus pais, sim. Converse com eles. Uma ajuda profissional em psicoterapia irá ajudá-lo, também. Estou à disposição. Abraço

Já foi muito importante você ter dado esse passo de escrever , buscar querer entender o que está acontecendo . Converse com seus pais sobre e busque ajuda profissional para que possa te auxiliar entender o que está acontecendo .

Ei! Que tal buscar uma ajuda psicológica pra conversar a respeito? E conte tudo a seus pais também.

Esses sintomas que você apresenta pode ser transtorno de despersonalização/desrealização. Ocorre em aproximadamente 2% da população e afeta homens e mulheres igualmente. Geralmente surge em pessoas que sofreram estresse grave, abuso emocional, ansiedade, depressão e outros fatores. Os sintomas da desrealização podem fazer a pessoa sentir que o mundo está distorcido, o estresse, a depressão e a ansiedade pioram em ambientes novos ou super estimulantes. É importante avaliação de um médico, exames de laboratório, testes psicológicos e técnicas de retorno ao real com psicoterapia.

Olá!!
Não deixe o assunto de lado, converse sim com seus pais e procure um profissional da sua confiança e relate suas angústias o quanto antes.

Olá, a nossa mente é tão fantástica que por vezes precisa criar coisas para nos 'sentirmos bem' ou mais aliviados de algo. A mente humana é especialista em criar. Mas entender o que tem por trás desse funcionamento e o que o leva a isso, é possível obtendo apoio dos pais ou pessoas de confiança. O acompanhamento psicológico é muito bom ainda mais com profissionais experientes e bem expecializados. Não deixe para depois o cuidado com sua mente! Espero poder ter ajudado!

Olá, deve sim avisar seus pais e procurar ajuda psicologia para ajudar com suas angustias, não precisamos viver em sofrimento e não devemos passar por isso sozinhos, procurar ajuda é muito importante e necessário. Abraço.

Um certo sentido de irrealidade pode facilmente se confundir com desrealização, que é uma das faces mais presentes na angústia. Acho que pode ser um sinal de alerta importante. Sugiro conversar com seus pais e buscar ajuda. Quando a angústia ou ansiedade começa a mostrar suas faces mais severas, é hora de procurar auxílio profissional, antes que o processo se agrave.

Especialistas

Alexandre Rozenwald

Alexandre Rozenwald

Psiquiatra, Médico acupunturista

Brasília

Leonardo Ferreira de Azevedo e Silva

Leonardo Ferreira de Azevedo e Silva

Médico clínico geral

Angra Dos Reis

Rosecler Alice Da Silva

Rosecler Alice Da Silva

Psiquiatra

Curitiba

Dalton Roston

Dalton Roston

Psiquiatra

São Paulo

Bruno de Domenico Maso

Bruno de Domenico Maso

Psiquiatra

São Paulo

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Esquizofrenia Paranóide

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.