Esse tipo de comportamento pode ser uma forma de "alívio " do subconsciente?

8 respostas
Esse tipo de comportamento pode ser uma forma de "alívio " do subconsciente?
O sintoma neurótico geralmente vem como substituto de algum "afeto" reprimido no inconsciente, algo que por razões a principio desconhecidas, não passa pela barreira do consciente. Utilizamos mecanismos de defesas diversos para lidar com esses afetos.
Neste sentido podemos dizer que sim, é uma certa forma de alívio, um escape que o afeto encontra para ser satisfeito. Chamamos de "formação de compromisso" . Mas sabemos que isso trás sofrimento , limitando muito a vida do sujeito. Não é a melhor forma de "alívio" e necessita de tratamento.
Muitas vezes a terapia resolve, mas. Em outras necessitamos de ajuda medicamentosa. Só o profissional saberá qual a melhor conduta.

O TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ele é caracterizado pela presença de pensamentos, ideia ou imagem intrusiva ou involuntária. Isto é ao praticar algum ritual ou comportamento é uma forma de você aliviar sua ansiedade. Quando o pensamento vem sobre sua cabeça isso lhe causa ansiedade (obsessão). Então o individuo acaba reagindo desta forma como um neutralizador.
Como a colega disse é importante um acompanhamento terapêutico pra organizar seus pensamentos.
Abraços!
Joice Lima
Considerando que a pergunta é, "TOC traz alivio ao sub-consciente?". Digamos que sim, pois todos transtornos agem como manifestações de proteção em nosso aparelho psíquico. Más o TOC em si causa desconforto social, sendo portanto mais adequado trata-lo com psicoterapia.
Sim. É uma proteção da nossa psiquê.
Todos os transtornos tem essa função. Procure um profissional para melhor avaliar seu caso e encaminhar para o tratamento correto, seja ele com Psicólogos ou Psicanalistas.
Sim, de certa forma. Ou tentar te explicar...
As obsessões conforme a terapia cognitiva, são pensamentos que invadem a nossa mente e nos causam bastante desconforto. As compulsões são formas de "aliviar" esse desconforto causado pelas obsessões.
Se quiser entender melhor, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 250
O transtorno de personalidade obssessivo compulsivo (TPOC) é marcado pela organização excessiva, comportamento perfeccionista, sendo uma caracteristica da personalidade do indivíduo.
Sobre o "alívio", talvez seja necessário um pouco mais de dados, para melhor responder a sua pergunta.
Sobre o transtorno de personalidade considero importante uma avaliação com profissional, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra.
Gratidão!
Transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado pela ansiedade. Espero ter ajudado!
Olá. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, dentro do conhecimento sobre o homem advindo da Psicanálise, consiste em uma série de hábitos e pensamentos de ordem obsessiva, que visam aplacar algum afeto o qual o inconsciente não se mostra suficientemente desenvolvido para lidar de forma saudável, assim sendo, pode sim ser considerado uma forma de organização interna que visa aliviar este afeto, porém não se considera o ''alívio'' como algo relaxante pra pessoa a nível da consciência, visto que há grande sofrimento com os ritos e pensamentos obsessivos que preenchem o cotidiano dos que sofrem do TOC. O alívio ou ganho, oriundos do sintoma, se mostra somente a nível inconsciente, mas a perda é percebida na consciência. Para um real alívio, se desenvolve a capacidade para lidar com estes afetos, e se investiga sua natureza própria na história do indivíduo mediante tratamento.