Estou a duas semanas diminuindo o clonazepam estou com muitos sintomas dores de cabeça estômago e to

6 respostas
Estou a duas semanas diminuindo o clonazepam estou com muitos sintomas dores de cabeça estômago e torturas até quando vou ter isso?
O clonazepam é uma substância que pode levar a habituação e, por isto, sua diminuição deve ser lenta. Pessoalmente, costumo personalizar a diminuição, de acordo com a tolerância de cada paciente. Fale com seu médico, de modo que vocês acertem como fazer para você sentir o menos possível os efeitos da abstinência. Também verifiquem se alguns destes sintomas, como dor de estômago, podem ter outras causas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Sebastião Abrão Salim
Psiquiatra, Psicanalista
Vila Velha
Concordo com o colega quanto ao tempo maior para diminuiçãao do clonazepan e a necessidade de verificar outras causas para os sintomas citados.
É necessário reavaliação do seu médico para verificação se são sintomas de abstinência, sintomas resíduais da patologia de base ou se está relacionado a outro problema.
Apenas complementando a resposta: o desmame do clonazepam em uma pessoa que fez uso por longa data pode ser dificultoso, às vezes com necessidade de se fazer uma retirada bem lenta. Converter a dose utilizada para gotas pode facilitar uma redução mais lenta da medicação.
A redução do clonazepam deve ser personalizada. A "velocidade" com que essa redução é feita depende de fatores como, dosagem em uso, há quanto tempo vinha tomando essa dosagem, se estava tomando durante o dia, de noite, etc
O mais recomendado é que a redução seja bem gradual. 5-10% de redução a cada 1-2 semanas é um ritmo recomendado por diversos guidelines internacionais (até o maximo de redução em 25% na dose a cada 1-2 semanas).
Caso esses sintomas de redução estejam muito desconfortáveis é interessante conversar com o seu médico de confiança. Alguns caminhos seriam uma pausa na dose atual por um tempo até novas reduçoes futuras, reduzir de forma mais lenta e espaçada, etc. Esse trabalho colaborativo é importante.

Talvez a redução está sendo feita de forma muito abrupta! Podem ser sintomas de abstinência do clonazepam, que surgem quando essa medicação é utilizada de forma crônica (> 3 semanas). Retorne no seu médico e explique a situação, provavelmente a diminuição precise ser ainda mais lenta e gradual!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1806 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.