Estou a tomar merformina e sinto tonta e mal disposta o que devo fazer

2 respostas
Estou a tomar merformina e sinto tonta e mal disposta, o que devo fazer?
A maioria dos efeitos colaterais da metformina ocorrem no início do uso. Se persistir, retorne ao seu médico e converse sobre a possibilidade de troca de medicação.

Sentir-se tonta e mal disposta após iniciar o tratamento com metformina é uma experiência que algumas pessoas relatam. A metformina é um medicamento amplamente utilizado para o tratamento da diabetes tipo 2, conhecido por melhorar o controle da glicemia. No entanto, como acontece com qualquer medicamento, pode haver efeitos colaterais, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. Os efeitos gastrointestinais, como náuseas, desconforto abdominal, diarreia e, em alguns casos, tonturas e mal-estar, são os mais comuns.

Quando você se depara com esses sintomas, é importante não tomar decisões por conta própria sobre o tratamento sem antes consultar um médico. O seu médico pode avaliar os sintomas que você está experimentando em relação ao seu plano de tratamento e fazer ajustes, se necessário. Algumas estratégias que o médico pode considerar incluem ajustar a dose do medicamento, sugerir tomá-lo durante as refeições para minimizar os efeitos colaterais gastrointestinais, ou, em alguns casos, mudar para uma formulação de liberação prolongada, que é frequentemente melhor tolerada.

Além disso, é importante considerar outros aspectos do seu estilo de vida que podem ser ajustados para ajudar a aliviar os sintomas, como a dieta. A metformina atua reduzindo a quantidade de glicose produzida pelo fígado e melhorando a sensibilidade do corpo à insulina. Portanto, uma dieta bem equilibrada, rica em fibras e baixa em açúcares simples, pode complementar a ação da metformina e ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue, o que pode, por sua vez, reduzir os sintomas de tontura e mal-estar.

Na abordagem da medicina integrativa, o foco está em tratar a pessoa como um todo, o que significa considerar todos os fatores que podem influenciar sua saúde e bem-estar. Isso inclui não apenas o tratamento médico, mas também a nutrição, o exercício físico, o manejo do estresse e outras práticas que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida e a eficácia do tratamento.

Lembre-se, a comunicação aberta com seu médico é essencial. Relate todos os sintomas que você está experimentando, pois isso permitirá que seu médico forneça o melhor cuidado possível, ajustando o tratamento conforme necessário para garantir que você se sinta melhor enquanto gerencia sua diabetes de forma eficaz.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.