Estou amamentando e tenho tag, meu médico prescreveu amplictil 2 vezes ao dia ele disse que poderia

3 respostas
Estou amamentando e tenho tag, meu médico prescreveu amplictil 2 vezes ao dia ele disse que poderia continuar amamentando,mas na bula diz que nãoEstou preocupada sem saber se tomo ou não, o que fazer?
Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
A clorpromazina (amplictil) não está formalmente indicada para o transtorno de ansiedade generalizada. Neste caso, quando os sintomas são graves o suficiente para se justificar o uso de medicação durante a gestação, as medicações com melhor relação riso-benefício seriam a paroxetina ou a sertralina.
O risco adicional de malformações do uso de amplictil na gestação é considerado pequeno (0,4%). A questão, no meu entendimento, é que essa medicação não está incluida entre as primeiras opções de tratamento do transtorno de ansiedade generalizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carolina Froehner
Psiquiatra
Curitiba
Apesar de não ter indicação para o uso no TAG (ou seria TAB?) a clorpromazina é detectável no leite materno mas seus níveis no leite não correspondem ao nivel no soro materno. Pode ocasionar sonolência no bebê. Dados muito limitados de acompanhamento de longo prazo não identificaram efeitos adversos de desenvolvimento do bebê quando ela é usada em monoterapia (apenas esta medicação).
Dra. Ana Paula Peixoto Bravo de Souza
Psiquiatra, Médico do sono
Rio de Janeiro
O que eu costumo explicar às minhas pacientes gestantes ou que estão amamentando, é que não existem estudos controlados onde se compare um grupo de gestantes e seus bebês, que fizeram uso de determinada medicação com outro grupo de gestantes que não tenham feito uso para que possamos estabelecer, baseados em evidencia, as medicacoes seguras ou não durante estes períodos.
Então,como fazer?
Na prática, como em muitos casos é FUNDAMENTAL o acompanhamento psiquiatrico e muitas vezes medicamentoso(isso levando-se em consideração o bem estar da mãe e do bebê),optamos por medicações mais antigas,como no seu caso a clorpromazina-amplictil, pois existem alguns estudos(chamados retrospectivos) que estudaram essas crianças expostas à droga durante o aleitamento e não demonstraram atraso em seu desenvolvimento,ou outras complicações.
Ou seja, pesando-se risco e benefício, esta é uma droga segura.
Então minha dica para você é: converse com seu medico na prox consulta e não leia bulas!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 149 perguntas sobre Amplictil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.