Estou apaixonada pelo meu psiquiatra. Ele é casado, sua mulher é bonita e bem sucedida (sim, eu stal

17 respostas
Estou apaixonada pelo meu psiquiatra. Ele é casado, sua mulher é bonita e bem sucedida (sim, eu stalkeei). Me sinto tão triste e ao mesmo tempo feliz, pois ele é uma boa pessoa e merece toda a felicidade do mundo. Não queria gostar dele, mas não consigo controlar isso. E acho que ele não sente nada por mim. E quando acho que talvez ele deixe alguma pista, acredito que seja coisa da minha cabeça. O que eu mais quero é ser feliz ao lado de alguém que eu ame e que me ame também. Mas nunca sou correspondida. Não gosto de quem eu acho que deveria gostar. Gosto de quem não gosta de mim. Não sei se conto. Às vezes penso em contar, mas na hora, quando o vejo, desisto. Sei que vai doer em mim. Eu não quero que ele sinta pena de mim, que me trate de forma diferente. Não vou suportar. Ele é um bom psiquiatra, mas penso em deixar isso em segredo pra mim. Contei apenas para minha terapeuta. Tenho 20 anos, ele deve ter uns 26, 27. O que eu faço?
Veja, o seu psiquiatra é a pessoa que te ouve, cuida de você, se importa, tudo o que você gostaria que acontecesse num relacionamento. Pode ser uma projeção no psiquiatra de uma pessoa que você gostaria de encontrar, o que gera confusão. Acredito que em primeiro lugar você deveria trabalhar a sua autoestima, valorizando a pessoa que você é!

Você deve procurar fazer uma psicoterapia, com outro(a) profissional e expor esta situação. Ela pode ocorrer, assim como em qualquer relação humana e, no caso de um psiquiatra, talvez isto seja acentuado pelo fato de receber uma atenção especial, que muitas vezes não recebemos em nossas relações. Entretanto, além da questão da ética médica, trata-se de um envolvimento que pode trazer problemas, tais como você não mais conseguir se abrir com ele, por tentar mostrar apenas seu melhor lado, para que ele se aproxime de você como pessoa. Além disto, acredita-se que, se o profissional corresponder, pode criar um viés de relação, que daria a ideia de que profissionais são passíveis de sedução e isto poderia contaminar relações futuras suas com outros profissionais.
Acredito que pelo fato, dele ser com certeza, um excelente profissional, te ouvir e te dar atenção, você está confundindo as coisas, acabou tendo um sentimento por ele que não será correspondido e você irá se frustrar. O melhor a fazer e tratar isso na sua psicoterapia, como você já está fazendo, mesmo porquê você se apaixonou por uma pessoa que você não conhece, pois na realidade você o conhece como profissional e não como uma pessoa, ou seja, a pessoa que ele realmente é fora do consultório. Boa sorte.
Olá...
Obrigada por confiar o desabafo. Imagino o quanto é díficil pra você expor este sentimento.
Fique muito tranquila, que o sentimento é natural acontecer, sobre tudo, é muito importante levar esta demanda para a terapia.
Lembre-se, que a relação entre psiquiatra e paciente é estreitamente profissional.

Olá, pelo seu breve relato, relacionamento e autoestima estão no centro das suas questões, não é mesmo? E aí, algumas confusões emocionais podem acontecer, especialmente em relação a pessoas que dão atenção, cuidado ou proteção. Mas, você já está em terapia, o que é ótimo! E, melhor ainda, já contou o fato para a sua terapeuta. Continue nesta linha e logo tudo vai ficar mais claro para você.
acredito que seu psiquiatra te escute com toda atenção e cuidado, sem julgamento. Isso muitas vezes por si só facilita a transferência e o estabelecimento de uma relação saudável entre médico e paciente. Mas, quando estamos carentes essa transferência acontece de outra forma, é como se tivéssemos um filtro que acaba influenciando a forma de nos relacionarmos com o cuidador.
É ótimo que vc esteja fazendo terapia. Trabalhe isso com seu psicólogo. Ele (a) lhe ajudará a entender melhor o que vc está sentindo.
Inicialmente, gostaria de parabenizá-la pela franqueza e autenticidade. Essa paixão faz parte de um processo de transferência psicológica, muito comum entre paciente e médico, aluno e professor. Ela se dá quando a relação é sobreposta por conteúdos inconscientes de modelos parentais, infantis do paciente ou do aluno, que são depositados no profissional da área de saúde ou do professor, por exemplo. Isso pode ser trabalhado em terapia. De qualquer forma, cabe lembrar que não é amor. É um fenômeno psicológico, que, se bem explorado no setting terapêutico poderá ser superado. Um abraço
Olá! As relações entre profissionais de saúde mental e pacientes podem ocorrer a chamada transferência já citada. Esta nada mais é que, quando o cuidado no seu caso, do seu psiquiatra, é bem feito, você, que está vulnerável, tenha sentimentos de paixão, como você citou. Você desejar alguém que não pode corresponder é um viés que confirma seu desamor, sua privação emocional. Procure trabalhar essas questões com seu psicólogo.

Tudo de bom!
Abraço!
Olá,

O fato de "nunca ser correspondida" como você comentou, parece algo importante no seu relato.

Entender as motivações inconscientementes para essa repetição é um caminho para ampliar sua consciência e modificar os padrões.

Você pode fazer isso no processo terapêutico.
Concordo com a profissional acima vc deve estar projetando o que vc gostaria de um relacionamento em seu psiquiatra, o melhor da história é que vc está em terapia com uma psicóloga, ela poderá trabalhar isso em vc...confie nela porém eu indicaria vc a passar com outro profissional de psiquiatria pois isso a ajudará em seu tratamento...
É possível que você esteja buscando alguém que te dê atenção, cuide de você, te escute e te compreenda. Como o psiquiatra atinge todos esses requisitos você pode ter transferido isso à ele.
Caso opte por dizer a ele o que você sente precisa estar preparada para a rejeição, que pode acontecer.
Oriento a procurar psicoterapia para te auxiliar, não especificamente nessa questão mas em outras que estão por trás dessa.
Um abraço
Olá! Isso pode acontecer em nossas relações cotidianas e mais nesse caso, sendo ele, uma pessoa preocupada com seu bem estar e sendo atencioso com suas questões. É muito bom se sentir cuidada e atendida em nossas emoções e esse pode estar relacionado com aquilo que você gostaria de ter na sua vida. Você coloca "nunca" em seu pequeno relato e pelo que descreve você só tem 20 anos, é muito cedo para a palavra "nunca" não acha? Continue trabalhando essas questões com sua Psicoterapeuta e é muito bom que já esteja em terapia, isso te ajudará muito. Trabalhe sua auto estima! Isso porque seu psiquiatra é casado e não te corresponde, pois não há mal nenhum em se apaixonar.
Concordo com a resposta da colega Mariana Milani.
A atração pelo psiquiatra ou psicólogo é muito comum, o motivo: é uma pessoa que te ouve e acolhe principalmente nos momentos mais frágeis da sua vida.
Não se sinta culpada por isso, é uma atração que, talvez, seja pela situação presente. Digo "talvez" porque não podemos descartar uma atração verdadeira, todos somos humanos e passamos por isso.
Mas, se você vê impedimentos em algo acontecer, pense na situação de uma atração em qualquer outra pessoa, como você agiria sabendo que existe o impedimento casamento?
O que acontece com você é normal, você está passando por uma transferência, mas negativa, é um amor impossível, pois pelo.que diz não é correspondido e nem pode ser; por conta da ética profissional.
O que deve fazer, já fez compartilhando com a sua psicoterapeuta. Ela sim, poderá ajudá-la a entender e lidar com conflitante sentimento.
Olá, tudo bem?
Esse seu sentimento é muito comum na relação profissional de saúde-paciente, pois você está numa condição de vulnerabilidade psicológica e ele é uma pessoa que te acolhe, que é atencioso que cuida de você. É o que chamamos de transferência. É uma atualização da infância quando uma figura masculina ou feminina cuidava de nós.
Mas se isso não está sendo confortável para você, procure uma profissional do sexo feminino.
Que bom que está fazendo psicoterapia. É muito importante que vc trabalhe nela esses seus sentimentos pelo psiquiatra, e se forem bem trabalhados de repente nem precisa trocar de médico. Há uma grande possibilidade que o que sente é uma projeção, já que vc não o conhece. Como podemos nos apaixonar por quem não conhecemos fora de 4 paredes, uma vez a cada mês? Trabalhe bem e a fundo esses sentimentos com sua terapeuta. Passado um tempo se não ficar fácil para vc, sim troque de médico. Mas não guarde nada escondido. Faz mal e não estará enfrentando de frente coisas que acontecem na vida. Outra coisa, para sentir algo verdadeiro precisa ser mão dupla e ele nem sabe de nada. Leve isso á sua terapia, descobrirá coisas incríveis e vera as coisas de maneira diferente.