Estou com calculo renal de 0,6mm fui em dois urologista, um recomendou a lipotripcia e o segundo disse

3 respostas
Estou com calculo renal de 0,6mm fui em dois urologista, um recomendou a lipotripcia e o segundo disse que esse procedimento é ultrapassado e recomendou fazer por lazer via uretra. O que devo fazer ?
O tratamento do cálculo urinário depende de avaliação de alguns fatores como a posição do cálculo, se está causando alguma obstrução e a dureza do cálculo. Existem vários tratamentos, a litotripsia extracorpórea é um deles, não invasivo, sob sedação, com alta no mesmo dia, outro procedimento seria por via endoscópica via uretral, mas requer internação e anestesia mais compexa, sugiro conversar mais com o seu urologista das possibilidades de tratamento.

Se não tiver nenhum sintoma pode até acompanhar mais um pouco! Mas se for fazer e quando for fazer a endoscopia com laser traz melhores resultados! Att
Cálculo de 0,6 cm dentro do rim é um "divisor de águas" entre tratar ou acompanhar. Isso porque se aguardar a sua eliminação for a sua escolha, existe uma chance razoável de você sentir bastante dor. Uma vez optado pelo tratamento, os riscos e os benefícios de cada modalidade precisam ser levados em consideração. Do ponto de vista de recomendações, as principais sociedades internacionais de urologia recomendam a litotripsia como promeira opção (em pacientes não obesos e cálculo não muito duros) pra um cálculo como o seu, por ter resultados razoáveis e ser menos invasiva. A abordagem a laser pela uretra (ureterorrenolitotripsia flexível a laser) tem sim resultados superiores em mãos bem treinadas neste caso, mas ao meu ver é como "matar uma barata com um tiro de canhão" sem antes tentar algo menos invasivo. Enfim, a minha sugestão é que você opte por seguir os protocolos: tente inicialmente a litotripsia e se não tiver sucesso, avalie a possibilidade do laser.