Estou com crise de choro, perdi a vontade de fazer coisas que amava fazer, e estou muito dependente

35 respostas
Estou com crise de choro, perdi a vontade de fazer coisas que amava fazer, e estou muito dependente emocionalmente, tomo venlafaxina e clonazepam há 7 dias para fobia social, obtive piora dos sintomas e ainda muita fraqueza, tremor... é normal?
Em relação aos tremores, que podem ser efeitos colaterais da medicação, é bom voce entrar em contato urgente com seu psiquiatra para que ele ajuste a dose da medicação. Sobre os sintomas que sente é importante que associe seu tratamento medicamentoso com terapia, para que, através de uma escuta profissional e ética, tenha um lugar de fala e acolhimento. Procure uma terapia

Se após o uso das medicações você sentiu que houve piora dos sintomas, seria interessante você procurar um psiquiatra, profissional que pode lhe auxiliar a alterar a dose dos medicamentos ou mesmo trocá-los, se for o caso. Paralelamente, seria desejável que você procurasse um trabalho terapêutico que lhe auxiliasse com as demais questões que você relata. Você afirma, por exemplo, que perdeu vontade de fazer coisas que amava. O que aconteceu no meio do caminho? Como era o momento em que você amava fazer essas coisas? Que questões da sua vida, da sua história ajudariam a compreender o seu sofrimento de hoje? São impasses que você reconhece que te acompanham há muito tempo ou não? São exemplos de questões que poderiam ser colocadas ao longo de um tratamento psicoterápico.
Olá bom dia! Pelas queixas apresentadas é necessário rever sua medicação junto ao seu Psiquiatra, em suas queixas a questões relacionadas ao efeitos colaterais dos medicamentos.
Deve marcar uma consulta com Psicólogo e iniciar a terapia que te acompanhará nessa fase.
Analisando questões internas que traz sofrimento, e sintomas. Um abraço.
Bom dia como vai ? Nada que traga tanta angústia e dor é normal. Neste caso é necessário associar a medicação ao tratamento analítico semanal, com certeza. Dessa forma, remédio e análise, poderão propiciar uma melhora mais efetiva. Agende uma consulta com um psicanalista. Sinta-se abraçada.
Olá. Você pode estar sentindo os efeitos colaterais dos medicamentos, que normalmente levam de 10 a 15 dias para uma adaptação, mas é interessante que você converse com seus médico sobre isso. O que você deve considerar é que há envolvido nisso tudo, coisas de ordem emocional, isto é, o choro, a vontade de não fazer nada, a dependência emocional. Portanto o medicamento pode ajudar a sentir menos, mas não irá resolver o que está por trás de tudo isso. Sugiro, que busque por ajuda de um profissional de um psicanalista/psicólogo, . para tratar as questões emocionais. Lhe ajudará muito com certeza.
Prezada paciente, acredito que os sintomas descritos possam condizer a um quadro que nos induza a um humor deprimido. Sobretudo ao externalizar a queixa recorrente de episódios de choros e certa apatia diante daquilo que outrora pudesse lhe proporcionar maior satisfação. Nesse sentido, as medicações associadas poderão atuar na minimização do quadro. Porém, o uso ininterrupto das mesmas poderá acarretar consequências graves principalmente, no que concerne a aparição de sintomas subsequentes. Aconselho retornar ao médico e colocar para ele como se sente em âmbito físico. Mesmo fazendo uso das medicações é fundamental ter em vista que embora haja redução significativa da sintomatologia o trabalho terapêutico adjunto buscando identificar a origem do sintoma é muito aconselhável. De fato, as medicações podem atuar no sentido de tamponar o problema, aliviar e diminuir a angústia, mas uma boa análise proporcionará um trabalho mais diretivo e eficaz.
Reforço apenas sobre o tratamento multidisciplinar: psiquiatra + psicoterapia, e também terapia complementar. A EFT - Emotional Freedom Techniques é uma técnica extremamente eficaz tanto para sintoma, como para a cura das causas emocionais. Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde! Pelo que relata pode estar em um quadro depressivo. Seria importante voltar ao psiquiatra para verificar se está se adaptando aos medicamentos, além de buscar um psicólogo para fazer terapia juntamente com o tratamento psiquiátrico. A terapia vai ajudar a entender o que está acontecendo contigo, os possíveis motivos da tristeza e fobia social para que possa criar recursos e enfrentar o problema. Um abraço!
Realmente , esses efeitos as vezes impedem do paciente seguir com o tratamento , quando na verdade , precisa de um tempo de duas a três semanas para cuidar e se observar. Porém o importante é poder falar desses incômodos na análise ,para ressignificar a origem desses sintomas .A análise mais o medicamento são ingredientes necessários ao tratamento .
É muito difícil carregar sozinho essa quantidade de sentimentos. Os medicamentos, quando receitados e acompanhados por um bom profissional, ajudam a clarear um pouco o ambiente emocional para que você consiga caminhar no dia a dia com mais facilidade. Mas é absolutamente importante que você também procure um profissional para fazer um acompanhamento psicológico, pois é alí que suas angústias poderão encontrar espaço para serem sentidas e elaboradas.

Eu diria que é urgente sair do mal estar, seja físico ou emocional. Importante insistir nos tratamentos e cuidados. Os profissionais que acompanham o seu quadro clínico precisariam ser informados da ocorrência destes sintomas. Ressalto ser necessário resgatar o que motivava a fazer as coisas que amava. Há um saber aí.
Estes sintomas devem querer dizer algo. Sobretudo, todos os sintomas precisariam ser recolhidos e interpretados à luz daquilo que acredita.
Uma questão muito importante. Você está fazendo acompanhamento psicológico junto ao tratamento medicamentoso? Pergunto isso porque os remédios irão te auxiliar, mas a terapia continuada permitirá que você entenda a raiz destes sintomas e a partir disso consiga ressignificá-los.

Quanto a sintomática, é muito importante o contato próximo com seu psiquiatra principalmente neste início porque o corpo leva um tempo para adaptação e pode ser necessário ajustes de remédios ou doses.

Não desista deste alívio que estás buscando.
É importante que agende uma consulta com o seu psiquiatra para rever seus medicamentos. Algumas pessoas não se adapta a determinados remédios. É um processo, que você junto com seu médico deverão encontrar o melhor ajustamento desse remédio ou de outro. A psicoterapia é essencial para que você consiga conciliar os dois, remédio e psicoterapia. Na psicoterapia conseguirá trabalhar elaborando sua queixas e sintomas emocional.
Fico à disposição.

Abraços.
Olá! É recomendado para o tratamento dessa condição o acompanhamento e retorno ao seu psiquiatra, sempre em conjunto de psicoterapia. O medicamento ajuda a regular sintomas fisiológicos, mas se você está se sentindo muito mal, pode ser uma dificuldade de adaptação ao remédio e seu médico poderá indicar um medicamento mais adequado, agende com urgência um retorno ao psiquiatra. Ainda assim, reforço a necessidade de acompanhamento psicológico para uma mudança eficiente da sua condição. Como disseram os colegas, a psicoterapia proporciona um espaço adequado para reflexão e ação diante daquilo que te motiva e desmotiva.
Olá! Pergunte, por gentileza, ao seu médico se você deve continuar com as medicações. Considere ser atendido por um psicanalista. Seguem alguns benefícios que você pode obter com a psicanálise: (1) valorizar suas qualidades; (2) reconhecer seus limites; (3) ser capaz de fazer concessões; (4) saber que perder nunca é perder tudo; (5) não ter vergonha ou medo de depender do afeto de outras pessoas; (6) reencontrar a capacidade de amar; (7) gostar de si mesmo; e (8) ter prazer de viver.
Bom dia,
É difícil fechar um diagnostico sem ter acesso a sua história. Pelo o que você narra, pode estar tendo um episódio depressivo marcado por alguma perda significativa. Quando estamos no estado depressivo tendemos a possuir uma hipersensibilidade a tudo. Portanto, choramos com facilidade sendo tudo sentido intensamente. E por estarmos muito frágeis, tendemos a uma conduta antisocial. O ideal é procurar um psicanalista ou psicólogo. Esses profissionais podem identificar qual a melhor maneira de te ajudar nesse período difícil.

Bom dia!
Cada organismo reage de uma forma às medicações e estas levam um tempo para fazer o efeito esperado. Então fique atento(a) para os sintomas e reações que está tendo... se você perceber que isso está se mantendo, você deve informar seu/sua psiquiatra para que o ele/ela possa fazer os ajustes necessários. Paralelamente a isso, o ideal é que você seja acompanhado(a) por um terapeuta para poder trabalhar as causas dessa tristeza, a falta de vontade de fazer coisas que antes você gostava, pensar sobre o momento de vida, conflitos, entre outras coisas. Assim você terá a ajuda da medicação e da terapia... o que é muito mais eficaz!
Espero que vc fique bem e fico à disposição!
Abraços e boa semana!
Ana
Seria interessante procurar seu médico para avaliar seu caso. E também seria essencial uma psicoterapia!!!
Olá! Com relação aos sintomas físicos, converse com um psiquiatra. Pode ser uma questão de adaptação ao medicamento, mas ele deve ser informado sobre esse quadro. Leva algum tempo para que a medicação faça o efeito desejado. É muito importante complementar o tratamento com psicanálise para que possa identificar registros inconscientes que podem interferir no seu quadro emocional.
Olá! É ainda pouco o tempo de uso do medicamento. Relate ao seu médico os efeitos colaterais para que ele a oriente e avalie se muda ou não a dosagem ou o substitui. O período de adaptação depende de pessoa a pessoa. Dê esse tempo ao seu corpo, e, também, a sua mente.
Importante fazer terapia associada ao tratamento medicamentoso.
Você deve ter em mente a orientação junto ao seu médico que presqueveu sua medicação, pois os tremores deve ser efeito colateral relacionado a dosagem utilizada. Mas saiba que seu caso também precisa de acompanhamento psicoterapeutico. Procure um analista, o quanto antes. A disposição!
Bom dia
Normal seria não termos problemas nenhum, mas basta estarmos vivos para sermos invadidos por uma série de questões que nos fazem adoecer, muitas delas, sabemos, provocadas por nós mesmos. Descartadas as causas que não dependem de nós, vamos ao trabalho psicoterapêutico e tentar descobrir por que estamos nos boicotando, por que nos infligimos dores a nós mesmos. Não é trabalho fácil, mas é compensatório. Não, não precisamos continuar sofrendo, mas depende de nós mesmos encontrar uma solução para nosso sofrimento. Boa sorte, abraços
Olá! Você relata sintomas de uma angústia muito grande. Talvez você não faça ideia das origens dessa angústia. De qualquer forma, aliado ao tratamento medicamentoso, seria bem interessante iniciar um tratamento terapêutico. Procurar transformar em palavras tudo o que está sentindo vai te ajudar. Além disso, é preciso entender as causas desse sofrimento. Já os tremores podem ser efeitos colaterais da medicação, entre em contato com seu psiquiatra para ele avaliar um provável ajuste na sua medicação.
Será mesmo necessário - como os colegas ponderaram - o uso de tais medicamentos? Estes só devem ser usados em casos de extrema instabilidade emocional. Portanto, converse com um psiquiatra para verificar se no seu caso é imprescindível o uso de remédios. Na sequência, é preciso terapia psicanalítica para observar o que em sua trajetória/biografia levou a este estágio. E mais: é essencial operar um deslizamento/deslocamento. Não apenas no sentido de ver o mundo de outra maneira, mas procurar o seu "lugar" nele. Faço votos que consigar realizar este reencontro consigo mesma.
Nós seres humanos não reagimos exatamente igual na ingestão de medicamentos, as vezes ajustes são necessários, tanto com o remédio receitado, quanto com a dosagem. Volte ao seu médico ou se for de seu desejo, busque uma segunda opinião médica.
Você precisará também buscar formas de terapia para descobrir a origem desses seus sentimentos.
Boa sorte, se precisar de ajuda através da psicanálise, conte comigo!
Muito pouco tempo para obter efeitos satisfatórios. O melhor é buscar uma nova consulta medica, reavaliar o quadro, rever doses, medicações e quem sabe buscar outros recursos como psicoteraía, acupuntura, reiki, entre outras abordagens que possam lhe ser úteis a passar por este quadro.
Não é incomum que os sintomas possam piorar no início do tratamento com medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, como a venlafaxina e o clonazepam. No entanto, é importante falar com o seu médico imediatamente, pois esses sintomas podem ser indicativos de uma reação adversa aos medicamentos ou de que a dose não está adequada.

Seus sintomas podem ser resultado de uma interação medicamentosa ou podem ser um sinal de que o tratamento não está adequado para sua condição. Seu médico pode ajustar a dose ou mudar para outro medicamento se necessário.

Lembre-se de que cada pessoa pode ter uma resposta diferente aos medicamentos, e que é importante trabalhar com o seu médico para encontrar o tratamento mais eficaz para suas necessidades individuais. Não interrompa ou altere a dosagem dos medicamentos sem antes conversar com o seu médico.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Não é incomum que os sintomas iniciais possam piorar antes de melhorar com o uso de medicamentos, especialmente no início do tratamento. No entanto, se você está experimentando sintomas graves e/ou inesperados, como aumento da dependência emocional, perda de interesse nas atividades que antes gostava, crise de choro e tremores, é importante que você fale com seu médico imediatamente. Ele pode avaliar se a medicação está adequada para você e é necessário ajustar a dose ou mudar de medicamento. Além disso, é possível que você precise de outro tipo de tratamento, como terapia, para ajudar a lidar com seus sintomas.

Olá!
O período de 7 dias ainda é muito pouco para uma possível reação da medicação. A recomendação é a busca de terapia para compreender melhor as emoções, e caso necessário após o período de adaptação do remédio realizar o retorno com psiquiatra.
Pode ser uma boa ideia consultar um profissional de saúde para uma avaliação do seu quadro. Além disso, é fundamental considerar a busca por acompanhamento terapeutico.
Em casos como esse é importante falar com seu psiquiatra, com urgência. Talvez seja necessário ajustar a dose dos medicamentos ou então trocá-los. Além disso, é fundamental aliar o tratamento medicamentoso a uma psicoterapia. Os remédios ajudam a estabilizar, mas só a terapia irá te ajudar a encontrar as raízes de suas questões emocionais para que você possa lidar com elas e viver melhor. Procure ajuda de profissionais e se dê essa chance. Cuide de você com carinho e compaixão!
Ola´! Saiba qoe você ja´deu o primeiro passo, que é procurar o auxílio de um profissional e se perceber em relação à medicação. Se esta está te causando efeitos colaterais vale a pena entrar em contato com o seu médico e conversar a respeito antes de diminuir a dosagem ou parar de tomar amedicação por conta própria , poi pode ser que seja apenas uefeito colateral transitório. O segundo passo seria entrar em contato com um Psicanalista para tratar a causa de todos esses sintomas, pois o medicamento auxilia no controle dos sintomas mas não os tratam verdadeiramente, permitindo que eles retornem ao fim da medicação ou até mesmo que sejam desenvolvidos outros sintomas substitutos.
Parabéns pot ter dado esse primeiro passo em busca de ajuda na sua caminhada, e se desejar ir um busca do segundo passo em direção à raiz desse sintoma, conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Se você achasse "normal", não estaria sequer perguntando - mas em todo caso, eis aí uma boa pergunta para você se fazer em sua psicanálise: já pensou em iniciar um tratamento psicanalítico para investigar e tratar disso tudo clinicamente com um psicanalista...?
Iniciar um acompanhamento terapêutico em busca do autoconhecimento, poderá ser muito benéfico para avaliar o que pode estar acontecendo e buscar meios de reduzir o sofrimento que você tem enfrentado. A Fobia Social pode sim estar relacionado à traumas e podemos conversar sobre isso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Lamento ouvir que você está passando por um momento tão desafiador. Iniciar um tratamento com medicamentos psiquiátricos, como a venlafaxina, que é um antidepressivo, e o clonazepam, um benzodiazepínico, pode ser um processo delicado e, muitas vezes, os primeiros dias ou semanas de tratamento podem trazer à tona reações adversas ou uma sensação de piora nos sintomas.

Respostas Iniciais ao Tratamento
1. Efeitos Colaterais Comuns

A venlafaxina e o clonazepam podem causar diversos efeitos colaterais, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. A fraqueza e o tremor que você mencionou são efeitos colaterais conhecidos da venlafaxina. Além disso, sentimentos de dependência emocional e alterações no humor também podem ser exacerbados no início do tratamento.

2. Ajuste e Adaptação

O corpo e a mente levam um tempo para se ajustar aos medicamentos. Para alguns indivíduos, pode haver uma piora temporária dos sintomas de ansiedade, depressão ou fobia social antes de começarem a notar melhorias. Isso ocorre porque o equilíbrio químico do cérebro está sendo modificado, e pode levar algum tempo até que se estabilize.

3. Monitoramento Profissional

É fundamental que essas reações e sensações sejam comunicadas ao profissional de saúde que prescreveu os medicamentos. Eles poderão avaliar se o que você está experimentando está dentro do esperado para o período de ajuste ou se há necessidade de ajustar a dose, mudar a medicação, ou adotar estratégias complementares de tratamento.

Passos Recomendados
Comunicação com o Profissional de Saúde: É essencial manter uma comunicação aberta com seu médico ou psiquiatra, relatando todas as suas reações, sentimentos e qualquer mudança nos sintomas.

Paciência e Auto-observação: Dê a si mesmo tempo para observar como os sintomas evoluem. Anotar as mudanças diárias pode ajudar você e seu médico a entender melhor o impacto do tratamento.

Apoio Terapêutico: Se possível, considerar o apoio de um terapeuta pode ser benéfico para ajudar a gerenciar a dependência emocional e outros desafios psicológicos que você está enfrentando.

Cuidados com a Saúde Geral: Tentar manter uma rotina saudável, incluindo atividades físicas leves (conforme recomendado pelo seu médico), uma alimentação balanceada, e práticas de relaxamento ou mindfulness pode ser útil durante este período de ajuste.

Conclusão
É importante lembrar que o processo de encontrar o tratamento certo pode ser longo e requer paciência e colaboração estreita com os profissionais de saúde. A adaptação a medicamentos psiquiátricos é altamente individual, e ajustes podem ser necessários para alcançar o melhor equilíbrio possível para o seu bem-estar. Suas experiências e sentimentos são válidos e merecem atenção cuidadosa.

Se você se encontrar em uma crise ou precisar de suporte imediato, não hesite em buscar ajuda de serviços de emergência.