Estou com depressão e ansiedade fortes por um gatilho que para mim foi um desastre, a morte de minha

23 respostas
Estou com depressão e ansiedade fortes por um gatilho que para mim foi um desastre, a morte de minha mãe. Eu não estou tendo bons resultados com antidepressivos, tomo 20mg de escilex mais rivotril e não estou funcional. Gostaria de saber qual a melhor psicoterapia breve para voltar a ficar funcional logo, pois posso perder o emprego. Obrigado
Olá, que bom que você deu o primeiro passo para o autocuidado. A terapia analítico comportamental promove a mudança de comportamentos específicos que estão te angustiando. Ao identificar as situações que estão deixando você deprimido ou ansioso, estabelecemos o plano prático de mudança para você recuperar a sua saúde.

Olá, seria legal você fazer um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, continuar fazendo o acompanhamento com o psiquiatra e paralelamente fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos.
Já em relação a abordagem, existe varias, a comportamental, a psicanalise, a fenomenologia existencial, entre outras.
Mas, o que é importante nesse processo é a sua identificação em relação ao profissional (psicólogo).
Boa sorte.
Bom dia! Em primeiro lugar, sinto muito. Nesse momento é muito importante um acompanhamento psicólogico de fato. Além da abordagem, procure também um psicólogo (a) em que você se sinta confortavel, que exista empatia e afinidade. Isso faz muita diferença no tratamento.
Em relação a abordagem a terapia cognitiva comportamental é excelente para lidar com gatilhos de ansiedade/depressão. Gosto muito da psicologia positiva tambem que trás força e resiliência para esse momento. um beijo no coração!
Olá, boa tarde. Sinto muito pela sua perda. Um ponto muito importante foi esse primeiro passo, a busca de um profissional. Porém, apenas tratamento medicamentoso não é o suficiente, por isso é necessário o tratamento psicológico também. Dentro da psicologia existem diversas abordagens. Seria interessante você buscar a que mais se identifica. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens dentro da psicologia e é eficaz no tratamento da ansiedade e depressão. As sessões são estruturadas e focadas no problema. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá! Primeiro, lamento muito por sua perda! Meus pêsames! O processo de luto é muito doloroso, mas, se não nos dedicamos a enfrentar essa dor e entender como nos afeta, então, não conseguimos seguir adiante na vida. Afinal de contas, quando nos separamos ou perdemos alguém morre um pouco de nós mesmos ali, e como lidar com esse eu fragmentado? Desamparado? Abatido? Bom, uma das formas é falando sobre o sentimento, colocando para fora o quanto sente essa perda, permitindo-se sentir e lamentar. A partir da expressão, ressignificar esse capítulo da sua vida e reinventar o novo eu, agora sem a mãe presente, no seu caso. Dói muito. E não há medicação no mundo que apague essa dor. Na Psicologia chamamos de "elaboração do luto" o processo de enfrentar a dor da perda e aprender a lidar com a nova situação. No seu caso, qualquer abordagem poderá te ajudar muito. Tenho certeza que em algumas sessões já conseguirá retornar ao trabalho ainda mais que já começou o tratamento medicamentoso. Mas, tente não se cobrar tanto, em vez disso use sua energia para buscar ajuda. Fico à disposição!
Boa tarde! Que bom que optou por ajuda. Eu aconselho continuar com ajuda psiquiátrica e agora, agendar uma psicológica.
Olá! É necessário enquanto toma estas medicação passar pelo processo psicoterápico . O resultado será muito mais eficaz . Eu indico terapia cognitiva comportamental. Bem funcional .
Lidar com a perda de um ente familiar querido é lidar com a necessidade de reconstruir a própria vida a partir dessa perda. Ne recomeço se faz necessário rever incompletudes, carências e até que ponto se guardou incorporado esse ente dentro de si e até que ponto se está disposto a abrir mão dessas pequenas partes de si guardadas desse outro.
Nesse processo se faz necessário ajuda profissional adequada, e o mais recomendado é o trabalho conjunto entre um médico e um psicoterapeuta. O médico entra com a parte medicamentosa e o psicoterapeuta entra com a reconstrução do Self ferido pela perda. A grosso modo, o psicoterapeuta, durante seus estudos é preparado para lidar com a parte psicoemocional da pessoa, muito mais do que um médico que é melhor preparado para lidar com medicações e intervenções no corpo físico. Assim, é bom contar com o apoio desses dois profissionais.
Dentro das psicoterapias temos várias abordagens que podem auxiliar você nesse processo. Todas podem ser de grande contribuição, desde que feitas por profissional bem preparado e experiente.
Eu indico, independente da abordagem usada pelo psicoterapeuta, os recursos da Hipnose e da Programação Neurolinguística como aliados nesse processo. Esses recursos podem, independentemente da abordagem, facilitar e agilizar muito seu processo, além de poderem ser utilizados nos trabalhos online, conforme a necessidade atual, devido à Pandemia de Covid-19.
Como psicoterapeuta tenho tido bons resultados nesses casos em minha experiência profissional.
Boa sorte no seu processo.
Olá! Sinto muito por sua perda!
Primeiramente, não abandone o uso da medicação, continue com acompanhamento do seu médico, talvez ele possa ajustar a dosagem ou testar outro medicamento.
Os quadros depressivos tem diferentes gravidades e cada um responde de uma forma ao tratamento, cada um tem seu ritmo diferente de melhora.
Indico a Terapia Cognitivo Comportamental, que tem ótimos resultados e eficácia no tratamento da depressão e ansiedade. Busque um profissional que te transmita confiança e que você se sinta à vontade.
Olá, bem-vinda ou bem-vindo.

Difícil te responder essa pergunta sem pensar em como é e foi para você viver essa perda, que não é qualquer perda, não é?

“Voltar a ficar funcional” para não perder o emprego, o que tem sua importância, não seria apressar as coisas, em se tratando de viver o processo de luto, tão compreensível quanto esperado?

Não te dou aqui respostas prontas aqui, só faço algumas pontuações para você pensar, se você me permite.

Talvez não seja possível (e está tudo bem se isso acontecer) voltar a “produzir” e “funcionar” de acordo com tuas expectativas e dos outros dentro de um prazo programado.

Acho interessante, por outro lado, tua aposta na terapia. Mas te convido a não cair em promessas vazias (inclusive de profissionais), pois no final das contas não somos máquinas que precisam “funcionar” dentro de uma “performance” imaginária, de nenhum mercado de trabalho. A vida é mais que isso.

Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Primeiramente,fico feliz em ver que você já tem consciência do gatilho dos seus sintomas e tb da necessida de ajuda profissional psicológica para que a causa seja trabalhada. Você já deu o primeiro passo. Agora a TCC Terapia Cognitivo Comportamental apresenta uma metodologia e técnicas que trazem respostas bem rápidas. Mas não esqueça que mais que a metodologia, a abertura do cliente para fazer a autocura é primordial para a agilidade do retorno.
Boa noite! Em seu relato não ficou claro se você já sofria com quadro depressivo/ansioso antes do falecimento de sua mãe,porém perdas potencializam esses tipos de quadro.Pouco provável obter exito somente com a medicação,e através de uma ajuda com psicólogo você podera vivenciar esse luto de maneira menos dolorosa.Quanto a abordagem e tempo de duração do tratamento são questões coadjuvantes,ou seja,o mais importante é encontrar um profissional que faça com que você se sinta acolhida e possam trabalhar juntos as questões emocionais que lhe trazem sofrimento.Á disposição.
Recomendo a Terapia EMDR. Seja qual for sua escolha, porém, considere respeitar o tempo do que você sente. Com as melhores aspirações...!
Olá, sinto pela sua perda. Dada a emergência da situação o melhor a fazer seria psicoterapia breve, enquanto técnica. Mas será muito bom se a pessoa que te atender seja da sua confiança. Boa Sorte!
Olá! Qualquer abordagem é ótima, quando você se sente acolhida e respeitada na sua dor e qualquer abordagem vai trabalhar essa dor de forma focada, então todas são indicadas. Um ponto muito importante a ser visto, o que não está na sua descrição, é depressão ou um luto não elaborado? É muito óbvio querermos nos livrar da dor, através da medicação, entretanto não é o caminho mais viável. Nada contra quando muito necessário, mas, procure por ajuda psicológica para tratar dessa perda, que não é pouca coisa!
Sinto muito por sua perda, que lhe é tão significante. Por mais difícil que é este momento, é preciso lidar com a realidade da vida que é a morte! Existem muitas formas de se perceber a morte, mas, ao se falar em luto, inevitavelmente se fala em tristeza, e a forma como as pessoas vivenciam essa tristeza precisa ser compreendida. Entender as fases do luto é fundamental pra te ajudar a seguir adiante. Ainda, se permitir a viver este luto é respeitar-se mesmo que necessite de ajuda dos profissionais da Saúde.
Dois passos foram dados: 1º é você já estar sendo assistida por um psiquiatra (é importante continuar com a medicação) e aliar ao profissional Psicólogo(a) contribuirá significativamente para o controle, equilibrio, tratamento, evolução positiva e resultados relevantes que é este 2º passo que está dando, buscando por ajuda. De fato existem diversas abordagens, todas elas tem sua característica e podem lhe ajudar. Às vezes a abordagem é a certa, e o profissional não... outras o profissional é o certo e a abordagem não; mesmo assim não coloque essas considerações como impeditivos para você iniciar seu processo psicoterápico. Mas, num olhar da Psicoterapia Cognitivo Comportamental em relação ao luto e suas consequências, ela tem o objetivo de ajudar a pessoa a solucionar seus conflitos, facilitando a superação das etapas do luto, identificando os recursos disponíveis e avaliando quais são as principais preocupações do paciente. Lembre-se que sua vida continua e sua mãe vive em você, nas suas memórias afetivas e exemplos deixados. Conte comigo!
A melhor escolha é a Terapia EMDR, pode torná-la funcional como deseja. Boa sorte.
Boa tarde! Em primeiro lugar o luto que está vivenciando não pode ser tratado como você mesmo diz , como um simples:”gatilho”! Ao contrário é algo muito mais profundo e doloroso que deve ser investigado num processo psicoterapêutico. Os medicamentos podem ajudar nesse momento mas não resolverão sem a ajuda da terapia , onde a melhor abordagem é a psicanálise . O luto pode significar perdas de parte de si mesmo que vão embora com o objeto perdido , o falecido . Se essa dor não for vivenciada na sua totalidade lá na frente você poderá apresentar outros sintomas tanto emocionais ( síndrome do pânico ) quanto físicos ( fibromialgia, doenças auto imunes, tireoidites) .
Seu discurso a respeito de “ voltar a ser funcional logo” já é revelador de que algo dentro de si deve ser trabalhado e compreendido , algo que deve estar orientando seus valores perante a vida!
Boa sorte!
Olá, boa noite!
Perdas sempre são muito significativas e podem desencadear diversos sintomas.
Existem diversas linhas terapêuticas, mas o mais importante é buscar a que você mais se identifica.
Outro fator importante é passar por uma avaliação psiquiátrica para saber se existe a necessidade de entrar com alguma medicação pelo menos nesse momento de uma crise maior associado à terapia para obter resultado mais rápidos.
Mas, lembre-se que viver o Luto é fundamental para que consiga elaborar essa perda tão forte.
Olá, lamento sua perda, o vínculo afetivo com nossas mães marca significativamente nossas vidas. Sugiro que você continue com a medicação mas que procure ajuda de uma psicólogo para te ajudar a passar por essa fase difícil. O luto faz parte da nossa existência. Cuide-se, seja carinhosa contigo mesma. Pode parecer clichê mas o tempo vai te ajudar. Aos poucos você substituirá a dor pela saudade. Quando pensar em sua mãe traga o foco para os bons momentos vividos, os valores que dela recebeu, o legado que ela deixou na sua vida.
Olá! Sinto muito pela sua perda. Parabéns por dar esse primeiro passo, a busca de um profissional. Porém, apenas tratamento medicamentoso não é o suficiente, por isso é necessário o tratamento psicológico também. com o intuito de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos. Seria interessante você buscar a que mais se identifica. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens dentro da psicologia e é eficaz no tratamento da ansiedade e depressão. As sessões são estruturadas e focadas no problema. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá. Sinto muito por sua perda. O processo de luto não é uma tarefa fácil e também pode ser o gatilho para uma doença como a depressão. A primeira coisa que você precisa saber é que há tratamento, atualmente, a Terapia Cognitiva Comportamental é o tipo de tratamento com maior comprovação científica, no que tange a eficiência e eficácia para os transtornos do humor. Dúvidas adicionais estou à disposição. Fique bem!
Olá, bom dia. Sinto muito pela perda da sua mãe, viver este luto realmente exige bastante emocionalmente. A depressão é uma doença séria que pede um atendimento multidisciplinar, unindo psicólogo e psiquiatra. É importante que você escolha um psicoterapeuta que confie e se identifique para que tratamento dê certo. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!