Estou com depressão, preciso aumentar a auto-estima. Tratamento psicológico resolve?

10 respostas
Estou com depressão, preciso aumentar a auto-estima. Tratamento psicológico resolve?
Problemas de autoestima são muito relacionados a padrões de auto-exigência não satisfeitos, sendo que frequentemente a pessoa não tem conhecimento suficiente desses. Não dá para afirmar categoricamente que seja isso o que acontece com você, mas tenho certeza que o tratamento psicológico poderá lhe ajudar.

Antes de qualquer coisa é importante uma consulta com psiquiatra para ver como está a sua depressão e depois buscar um psicólogo para tratar tanto a depressão quanto a auto estima. A psicoterapia funciona sim, mas é necessário que o paciente se empenhe no seu tratamento. A vinculação com o psicólogo e a entrega e dedicação ao tratamento é o que vai produzir bons resultados.
A partir da psicoterapia, de preferência com um psicanalista, o seu eu se fortalece e a partir disso você vai se constituindo sujeito se sua própria história, sendo mais ativo e assim aumentando sua autoestima. Busque ajuda!
Sim, desde que você esteja disposto(a) a ir ao (à) psicólogo(a).
Um dos fatores de sucesso será encontrar um profissional em quem você confia e conduza o seu atendimento de forma ética.
Concordo com a profissional acima, sobre a procura de um psiquiatra, um psicólogo e a prática de esportes. Sobre este último (prática de esportes) gostaria de complementar dizendo, que esta prática pode auxiliar o organismo a aumentar o nível de noradrenalina, dopamina e serotonina; neurotransmissores que auxiliam na sensação de bem estar e relaxamento.
Olá,

Sim! Primeiramente, você precisa de uma avaliação para saber o nível da sua depressão. Há casos em que você pode precisar de medicação e, consequentemente, fazer acompanhamento com um psiquiatra de sua confiança.
A terapia é fundamental para te ajudar a recuperar e fortalecer sua autoestima e a lidar com a depressão, por isso desde já sugiro que você procure um psicólogo.
Fazer terapia é um investimento em você.

Grande abraço!
Não tenha dúvida nenhuma disso! O correto seria mesmo um tratamento multidisciplinar: um médico psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação, um psicólogo para te ajudar a resolver todas as questões emocionais envolvidas e um profissional de educação física para te iniciar ao esporte (caso ainda não o faça), o que vai ajudar sobremaneira na conquista da sua autoestima e autoconfiança. Aposte e invista nestes três setores, tenho certeza que será sucesso!
Olá, boa tarde ... respondendo a sua pergunta, a psicoterapia ajuda sim, tenho pacientes que eles próprios conseguiram se beneficiarem e conseguir ser seu próprio(a) psicologo(a), aumentando sua auto-estima e vivendo de forma diferente, porém dependendo da gravidade do estado depressivo é necessário um trabalho multidisciplinar com outros profissionais, normalmente eu trabalho com quase todos os casos de depressão dessa forma, pois vejo que a própria pessoa relata e sente essa melhora. Grande abraço!
Caso sua depressão já tenha sido diagnosticada previamente, o tratamento psicológico é essencial, em conjunto com o medicamentoso, uma vez que irá auxiliá-lo (a) a ressignificar suas questões emocionais, uma vez que elas mantêm sua depressão ativa no dia a dia.
Olá, sim a psicoterapia comportamental cognitiva vai auxiliar o individuo com depressão a mudar alguns padrões de comportamentos melhorando sua estima. Espero ter ajudado