Estou com dor lombar, meu ortopedista preeecreveu medicamentos e fisioterapia. Gostaria de saber se devo

Estou com dor lombar, meu ortopedista preeecreveu medicamentos e fisioterapia. Gostaria de saber se devo tomar os medicamentos primeiro em seguida fazer fisioterapia ou vice versa? Ou os dois juntos? Qual situacao da mais resultado?

5 respostas


o sinergismo entre medicação + fisioterapia pode favorecer uma melhora mais rápida da dor.

Dr. Carlos Alexandre de Oliveira

Dr. Carlos Alexandre de Oliveira

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá. É importante esclarecer que geralmente as lombalgias tem auto-resolução dentro de 6 semanas. Isso quer dizer que em boa parte dos casos, a dor irá desaparecer sem a necessidade de fármacos ou até de Fisioterapia. No entanto, caso a dor seja exacerbada o ideal é que se faça uso das duas condutas de forma simultânea , ou seja associando remédios e Fisioterapia conforme citado anteriormente. Mais importante do que tratar essa dor é saber identificar o que a está causando, sendo assim necessária uma avaliação física para prevenir outros eventos álgicos (de dor). A melhor maneira de prevenir dores é saber identificar suas causas. Procure um Fisioterapeuta de sua confiança para que possam fechar esse diagnóstico. Me coloco à disposição para sanar eventual dúvida que restar. Atenciosamente Fisioterapeuta Vinicius Azambuja

Dr. Vinicius Teixeira

Dr. Vinicius Teixeira

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Você deve fazer uso de medicação prescrita pelo seu Ortopedista e realizar Fisioterapia Ortopédica ao mesmo tempo, pois a associação das 2 terapias faz com que sua recuperação seja mais rápida. A Fisioterapia deve ter eletroterapia, alongamentos e cinesioterapia... Procure um Fisioterapeuta para que ele possa determinar o estágio da sua patologia lombar para que ele determine a melhor forma de tratamento para o seu caso. Boa recuperação e sucesso no seu tratamento.

Dr. Raphael Canto

Dr. Raphael Canto

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Agendar consulta

O tratamento das lombalgias consiste em medicamentos para a dor e Fisioterapia. De forma geral, o tratamento medicamentoso associado a Fisioterapia, reduzem o quadro algico. Após um curto período de medicamentos, a Fisioterapia isoladamente tende a resolver a dor


Quando você está com dor na coluna o seu desejo deve ser ficar deitado em sua cama ou no sofá mas a melhor maneira de se obter alívio imediato para dores nas costas segundo várias pesquisas é ficar em movimento. A conclusão destas pesquisas foi que com base nas melhores evidências disponíveis, exercicio ativo combinado com educação e remédios (pacientes com dor aguda) era o melhor tratamento para diminuir o risco de dor na lombar. A maioria das dores musculoesqueleticas é de origem mecânica, ou seja, é causada por movimentos e posturas comuns do dia a dia. Ou seja, quanto mais movimento melhor. Para isto a avaliação fisioterapeutica consiste de um processo seguro e comprovando as condições musculoesqueleticas e a natureza biopsicossocial destas queixas.

Dr. Eder Marcos

Dr. Eder Marcos

Fisioterapeuta

São Lourenço

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.