Estou com osteopenia no femur. Se tomar cálcio com D3 , nesse caso ela pode vir a diminuir? Ou seja

4 respostas
Estou com osteopenia no femur. Se tomar cálcio com D3 , nesse caso ela pode vir a diminuir? Ou seja , haverá melhoras ?
Dr. Renato Laks
Médico clínico geral, Geriatra
São Paulo
A osteopenia é caracterizada como uma redução da densidade mineral óssea, que, se não tratada, pode progredir para osteoporose com alto risco de fraturas. Portanto, o objetivo do diagnóstico e tratamento da osteopenia e da osteoporose é a redução do risco de fratura.
O tratamento da osteopenia consiste na reposição de cálcio e vitamina D, além de atividade física, cessação do tabagismo, redução de medicamentos que reduzem a densidade óssea quando possível (anticonvulsivantes, heparina, cortisona), tratamento de distúrbios das glândulas tireoide e paratireoide.
Resumindo, com o acompanhamento médico adequado, que inclui a reposição de cálcio e vitamina D3, você pode sim viver muito bem com a sua osteopenia, que pode regredir ou estabilizar, lembrando que o principal objetivo do tratamento não é a melhora da densidade óssea, mas sim evitar fraturas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Faustino Peron Filho
Reumatologista
Mogi das Cruzes
Sim. Entretanto em certos pacientes ( fratura prévia, tabagismo, uso de corticóde, alcoolismo.....) mesmo com osteopenia o tratamento somente com cálcio e vitamina D não é suficiente e nestes casos o tratamento é semelhante ao da osteoporose.
Dr. Antonio Luis Lima Carrilho
Reumatologista
Rio de Janeiro
Bom dia, conforme especialistas anteriores informaram vários fatores influenciam na densidade óssea e no seu tratamento.Existe sim a possibilidade de estabilização e até regressão da osteopenia, porém para esclarecer melhor o seu quadro vc deve procurar um especialista com o seu exame para uma melhora avaliação e provavelmente solicitação de outros exames complementares como a nível sanguíneo e urinário elucidando o seu grau de perda e outros fatores que estejam interferindo.
Um grande abraço.
Dra. Larissa Santana Neves de Carvalho
Geriatra, Especialista em clínica médica
Goiânia
Sim, pode ocorrer ganho de massa óssea com o uso regular de calcio + vitamina D, principalmente quando associado a atividade física regular.

Especialistas

Carolina Dardi Croce Azuaga

Carolina Dardi Croce Azuaga

Endocrinologista

São Paulo

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Jairo Maropo de Alencar

Jairo Maropo de Alencar

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Médico clínico geral

Pouso Alegre

Paulo Ricardo Uruguai

Paulo Ricardo Uruguai

Geriatra, Internista

Fortaleza

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Osteoporose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.