Estou com uma pedra que precisa ser removida, ela tem quase 2cm, mas não quero nenhum procedimento em

4 respostas
Estou com uma pedra que precisa ser removida, ela tem quase 2cm, mas não quero nenhum procedimento em que tenha que permanecer com cateter duplo j. Que outras opções eu teria?
O principal tratamento para cálculo com 2 cm ou mais é a cirurgia percutânea. Geralmente nesse procedimento é usado o duplo J para evitar algum tipo de obstrução ureteral pós procedimento, que pode ser causado por fragmentos residuais do cálculo, coágulo ou edema ureteral. Caso o procedimento seja muito tranquilo onde não ocorra sangramento maior ou dúvida de fragmentos residuais pode ser optado por não realizar o implante de duplo J.
Agende uma consulta com seu urologista para maiores informações

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A nefrolitotripsia percutânea para tratamento de cálculos únicos de 2cm geralmente não necessitam do cateter duplo J após o procedimento. Entretanto a decisão é feita no intra-operatório. Quanto maior a experiência do cirurgião, menor a chance de precisar do duplo J.
Atenciosamente!
É possível fazer uma remoção percutanea do seu cálculo de forma "tubeless", ou seja, sem deixar tubos ou cateteres. Contudo, isso seria uma tentativa e não uma certeza de não ficar com Duplo J
Boa sorte
Realmente o duplo jota é desconfortável para muitos pacientes ! Alguns detalhes vão influenciar em qual abordagem seria a melhor! Para cálculos de 1/3 inferior e médio a Mini Percutânea seriam as mais recomendadas! Para cálculos do terço superior a percutânea enseja riscos ao Pulmão e a pleura! Aí, a cirurgia endoscópica seria a recomendação! Avanços na tecnologia como o Lithovue e o Basket Dakota ajudam muito a deixar o paciente sem cálculos! Esse fator mais importante junto com sua anatomia que definirão se é possível ou não ficar se cateter ou nefrostomia(para percutânea) ! Ricardo Ferro Urologista de Brasília DF

Especialistas

Liege Maria Ferro Zago

Liege Maria Ferro Zago

Nefrologista, Especialista em clínica médica

Cachoeirinha

Natalia Bassani Schuch

Natalia Bassani Schuch

Nefrologista

Passo Fundo

Saulo Teles

Saulo Teles

Urologista

São Paulo

Safira Carvalho

Safira Carvalho

Nefrologista

São Paulo

Amandha Bittencourt

Amandha Bittencourt

Nefrologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 414 perguntas sobre Pedras nos rins (cólica renal)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.