Estou em busca de uma compreensão melhor do meu problema, já realizei audiometria tonal algumas vezes
Estou em busca de uma compreensão melhor do meu problema, já realizei audiometria tonal algumas vezes e sempre tive ótimos resultados mas tenho dificuldade de compreensão da fala com ruídos. Que outros exames ou especialidade de otorrino preciso procurar para investigar melhor meu caso?
4 respostas
Prezado/a paciente-internauta, Você está correto em seu questionamento, Pois a audiometria é apenas um dos parâmetros dentro da rotina de avaliação dos distúrbios de comunicação - e ela mensura, de forma subjetiva, mas com razoável acurácia, apenas o componente perceptivo de sons e vocábulos. Ocorre que, de fato,para além destes parâmetros há outras questões e segmentos (locais da via auditiva "acima do ouvido") que devem se avaliados e que podem estar implicados na gênese da "sua má compreensão da fala". Procure o seu otorrino, ele saberá conduzir a investigação com vistas a um diagnóstico preciso que nos possibilite uma conduta adequada e, no mínimo mitigadora do problema. Forte abraço!
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Caro(a) internauta, o teste do processamento auditivo central talvez traga mais informações sobre como você (o seu cérebro) aproveita os sons que você escuta tão bem. Caso o fonoaudiólogo identifique alguma dificuldade de processamento auditivo central, é possível fazer terapias específicas para melhorar o seu desempenho. Converse com o médico e com o fonoaudiólogo que já o atenderam a esse respeito. Boa sorte!
Olá! É importante que vc procure um médico Otorrinolaringologista para que ele tenha uma conduta e peça os exames necessários para investigar suas queixas. Se sua audição está ok, pode ser, pela sua queixa, que vc tenha alguma alteração no Processamento Auditivo Central. Caracteriza-se por uma dificuldade em analisar o sinal acústico recebido, mesmo que o indivíduo tenha sensibilidade auditiva preservada. Algumas características podem ser observadas nas crianças e/ou adolescentes com TPAC pelos professores: Está sempre no mundo da lua; Tem pouca atenção; Solicita repetição por várias vezes sobre o que acabou de ser dito; Apresenta dificuldade de entendimento na leitura dos problemas e na compreensão das instruções lidas; Produções de textos não apresentam coordenação de ideias. Na fase adulta, o impacto deste distúrbio é mais evidente nos ambientes social e profissional. Na maioria das vezes, a reabilitação convencional de linguagem não contempla as expectativas do paciente.
Carine Cruz Ferreira
Fonoaudiólogo
Perguntas semelhantes
- Estou tomando amoxicilina com cluvulanato de 500mg de 8h em 8h, porém tá me dando dor no estômago ms
Qual o diâmetro do fio e tamanho da agulha no procedimento de amidalectomia?
Estava com manchas brancas na garganta, dor de garganta e febre. Nenhum outro sintoma foi notado, co
Tive crise de labirintite e o médico me receitou tomar um comprimido de Betina 24 mg duas vezes ao d
Estou grávida e tenho o timpano perfurado posso fazer cirurgia de timpanoplastia? E limpeza de cera
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


