Estou em um relacionamento ha 3 anos e meio, nos amamos muito, mas brigamos e temos discussões por motivos

19 respostas
Estou em um relacionamento ha 3 anos e meio, nos amamos muito, mas brigamos e temos discussões por motivos muito pequenos. Gostaríamos de saber se uma terapia de casal nos ajudaria?
Com certeza! O terapeuta atuará como um mediador imparcial que os ajudará a entender os mal-entendidos da comunicação bem como os sentimentos em questão.

O terapeuta de casal nem sempre é o mais indicado num primeiro momento. Entendo que normalmente a grande questão está em primeira pessoa, e para isso uma terapia pessoal já é um instrumento eficaz.
Sem dúvida a terapia, seja de casal ou individual, irá ajudar a perceber onde vocês não estão acertando, ou o que fazer para mudar o comportamento, sentimento e pensamento que leva a esses desencontros. A terapia sempre leva a um auto-conhecimento e melhor interação com os outros e o meio.
A terapia de casal auxilia o casal a desenvolver uma maior percepção de reais conflitos e desenvolver mecanismos de solução desses problemas, com certeza pode auxiliar em muito. Quando uma das pessoas se recusa a participar da terapia no entanto, a pessoa que sente essa necessidade pode ainda optar por terapia individual, pois através desse procedimento poderá analisar melhor seu relacionamento e desenvolver habilidades para resolver conflitos e tomar decisões de forma mais segura e sadia.
Pode ajudar. É o tratamento da "relação" conjugal a necessidade.
A terapia de casal se configura como um espaço de compreensão e reflexão sobre a dinâmica conjugal. Nesse sentido, caso ambos identifiquem que há necessidade de intervenção para melhor comunicação e condução do relacionamento, acredito que a terapia de casal poderia ajudá-los para essa finalidade.
Contudo, muitas vezes, essa necessidade pode se instaurar em apenas um dos parceiros e, embora gere muito incômodo para o mesmo, o outro cônjuge nem sempre compreende as situações conflitivas da mesma forma, não se interessando pela intervenção psicoterápica. Nesses casos, a psicoterapia individual pode ajudar aquele que sofre e está muito incomodado com a situação do relacionamento.
Quando em uma relação a dois começa a surgirem dificuldades, e os dois reconhecem e buscam a ajuda de um profissional fica mais simples de se perceberem. De acordo com a dinâmica das sessões da psicoterapia a ajuda profissional faz grande diferença. Mas não esquecendo que é você quem define o que de fato quer para sua vida.
Antes de tudo converse com o seu parceiro. Um bom diálogo esclarece muitas dúvidas. A terapia de casal ajuda quando é consensual. Caso, percebam que precisa ajuda, com certeza a terapia será eficaz para ajudar a vocês a compreender um ao outro dentro da relação e nos conflitos conjugais. Boa sorte!!!

Um forte abraço!!!
Olá. A vida no fim das contas é composta por uma somatória de pequenas coisas. Alguns gestos ou atitudes às vezes bastam para deixar nosso dia mais feliz ou mais triste. E essas pequenas coisas quando não resolvidas (compreendidas, dialogadas) e repetidas diariamente pode causar muita dor. Há muita expectativa e ansiedade num relacionamento, o que não significa necessariamente uma convergência de desejos. A tendência é as pessoas acharem que seu parceiro conhece e sabe como ela é, o que gosta e não gosta, o que quer, etc. No entanto, a falta de diálogo pode complicar muito o dia a dia. O que você entende por amor? E seu (sua) parceiro(a)? A terapia de casal pode ser muito útil sim para estabelecer um canal de comunicação eficiente e respeitoso. A discussão em si mesma não é algo ruim, pode ser um meio de sinalizar as diferenças. A questão é: como vocês lidam com as diferenças?
Com certeza a terapia de casal pode ajudar vocês, mas os dois precisam estar dispostos no processo. Boa sorte
Sim, a terapia de casal tem tratamento para este sofrimento. Leia o livro 5 linguagens do amor de Chapman. Quando ele fizer algo que lhe deixou com emocoes negagivas tipo raiva odio etc pegue um caderno e uma caneta e escreva : 1. O que aconteceu. O que o outro fez 2. Escreva como voce se sentiu e 3. Escreva como voce gostatia que o outro tivesse agido. Depois escolha o momento certo, sem plateia, e em plena paz comunique para a pessoa envolvida. Tudo isso leve para o terapeuta analisar com voce e lhe orientar. Viu como vai ser impirtante voce aprender a se comunucar melhor. Tambem creio que voce precisa aprender a expressar suas emocoes sem desequilibrio e sem palavras agressivas. Na minha experiencia estes sao itens que sempre aparecem nos conflitos e sofrimentos dos casais.
Sim, a terapia do casal ajuda a resolver conflitos desde que os dois estejam interessados tanto na psicoterapia quanto em melhorar o relacionamento. As vezes a psicoterapia individual de cada um também ajuda.
Primeiramente, temos que pensar em como seu parceiro também enxerga a relação, se ele também vê que tem problemas a serem trabalhados em um psicoterapia de casal. Porem vale ressaltar que ele também tem que estar interessado neste processo, já que a eficácia só acontece quando a engajamento do casal. Buscar psicoterapia individual também é de grande importância para cada um resolver suas questões individuais que podem ser originarias do conflito.
Sim, a psicoterapia de casal ajudaria.
È comum vermos no parceiro aspectos nossos mal resolvidos, ou mesmo, a reprodução inconsciente dos relacionamentos que tivemos com nossa família de origem. O modo como agimos ou reagimos é de acordo com o que conhecemos e aprendemos, independentemente que foi bom ou ruim.
Na psicoterapia de casal os aspectos pessoais de cada um é separado, de modo a poder enxergar a si e ao outro, revendo falsas expectativas, melhorando a comunicação, aceitando as diferenças e também criando possibilidades de uma união harmoniosa.
A terapia de casal é uma excelente ferramenta para o crescimento do casal, uma vez que vai trabalhar a relação em si e o foco dos problemas que geram o conflito. Mas é importante salientar que o casal deve estar aberto a essa experiência, a mudanças de acordo com a orientação do profissional, senão a terapia não atingirá sua total eficácia.
Acredito que possa ajudar sim. Mas para que isso aconteça, os dois precisam estar disponíveis para a terapia.
A maior parte dos casais com brigas pequenas, brigam por bobagem para não entrar em assuntos mais pesados, é como se fosse um bloqueio. Lembrando que isso não é uma regra, mas pode ser um alerta para vocês.

Sugiro fazer uma sessão experimental, para vocês sentirem se é disso mesmo que precisam!!

Grande abraço
Será muito eficiente desde que seja feita por um Especialista com essa formação , pois os Psicólogo tem uma formação geral, e, os especialistas nesse assunto tiveram no mínimo mais dois anos de pós graduação, uma formação direcionada e específica para isso, o que faz TODA diferença.

Forte Abraço .
Talvez a terapia com apenas um dos membros baste, há quem queira falar demais e ouvir de menos, quem estará nesse lugar?
Sim, mas antes de tudo, ambos os membros do casal deverão estar suficientemente motivados para encontrar "via terapia" um caminho de acesso à compreensão de seus conflitos. No atendimento a casais, o foco está centrado nas disfunções da relação conjugal, tendo como objetivo, não só introduzir o exame das situações conflituosas, como igualmente, buscar desatar "nós relacionais" que se formam a partir de mal entendidos, tão frequentes entre os membros do casal. É bom lembrar que o processo terapêutico não tem como atribuição determinar o rumo de eventuais mudanças, antes, funciona como um tradutor de falas e queixas, de tal sorte que o casal possa redirecionar seu destino.