Estou fazendo tratamento para hpylori, minha língua está bem vermelha e parece queimada e normal?

2 respostas
Estou fazendo tratamento para hpylori, minha língua está bem vermelha e parece queimada e normal?
A sua preocupação com a língua vermelha e a sensação de queimação durante o tratamento para H. pylori é compreensível e merece atenção. O Helicobacter pylori é uma bactéria que pode infectar o estômago e é uma causa comum de úlceras gástricas e gastrite. O tratamento geralmente envolve uma combinação de antibióticos e medicamentos para reduzir a acidez estomacal, visando erradicar a bactéria e aliviar os sintomas.

Alterações na língua, incluindo vermelhidão e sensação de queimação, podem ocorrer por várias razões, algumas das quais podem estar relacionadas ao tratamento do H. pylori. Por exemplo, os antibióticos utilizados no tratamento podem afetar a flora bacteriana natural da boca, levando a alterações na cor e sensação da língua. Além disso, a própria condição de saúde que está sendo tratada ou até mesmo o estresse associado a problemas de saúde podem contribuir para esses sintomas.

Na medicina integrativa, é fundamental considerar o paciente como um todo, incluindo os efeitos colaterais dos tratamentos e como eles afetam o bem-estar geral. A língua vermelha e a sensação de queimação podem ser sintomas de uma condição chamada glossite, que pode ser causada por infecções, reações alérgicas, deficiências nutricionais, ou efeitos colaterais de medicamentos. É importante avaliar a dieta e a saúde geral para garantir que não haja deficiências nutricionais, como falta de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico, que também podem contribuir para esses sintomas.

Recomendo que você discuta esses sintomas com seu médico, que pode avaliar se eles são uma reação ao tratamento ou se há outra causa subjacente que precisa ser abordada. Pode ser necessário ajustar o tratamento ou adotar medidas para aliviar os sintomas, como a utilização de enxaguantes bucais suaves ou suplementação nutricional, se for identificada alguma deficiência.

A abordagem integrativa visa não apenas tratar a infecção por H. pylori, mas também melhorar a sua qualidade de vida, considerando os efeitos colaterais do tratamento e promovendo a saúde geral. Lembre-se de que a comunicação aberta com seu médico é essencial para um tratamento eficaz e para garantir que todos os aspectos da sua saúde sejam considerados.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Não, ter a lingua 'vermelha e queimada' definitivamente não é normal. Eu sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400