Estou gestante e tomo fluoxetina meu psiquiatra trocou o alprazolam por fluoxetina porque meu gineco

3 respostas
Estou gestante e tomo fluoxetina meu psiquiatra trocou o alprazolam por fluoxetina porque meu ginecologista não estava de acordo, porém quando tenho crises é terrível. Quanto tempo para a fluoxetina fazer efeito?
Dra. Fernanda Marques Saraiva
Psiquiatra
São Paulo
A fluoxetina, assim como todos os ISRS, pode demorar cerca de 15 dias para começar a ter os seus efeitos terapêuticos observáveis!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Os antidepressivos, como a fluoxetina, não fazem "efeito imediato" e deve-se aguardar cerca de 2 semanas para avaliar uma resposta inicial à medicação
No início do uso ou no ajuste da dose dos antidepressivos, também é possível que ocorram efeitos colaterais, que geralmente melhoram com o passar das semanas.
Caso as crises persistam após esse período, converse com seu médico
A fluoxetina não age de forma imediata nas crises. Em geral, o início de efeito ocorre em 2 a 4 semanas, com melhora mais consistente após 4 a 6 semanas de uso contínuo; em alguns casos, o benefício máximo pode levar até 8 semanas. Durante esse período inicial, é comum ainda ocorrerem crises intensas, porque a fluoxetina atua na prevenção e redução gradual da ansiedade, não como medicação de alívio rápido. Na gestação, ela é um dos antidepressivos mais estudados e considerados relativamente seguros quando bem indicados, enquanto benzodiazepínicos como o alprazolam costumam ser evitados. Se as crises estiverem insuportáveis, é fundamental conversar com o psiquiatra e o obstetra para ajustes seguros (dose, estratégias não farmacológicas ou medicação de resgate apropriada), sem suspender por conta própria.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1335 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.