Estou grávida de 14 semanas e estou tendo candidiase de repetição. A última vez que tive, foi antes

1 respostas
Estou grávida de 14 semanas e estou tendo candidiase de repetição. A última vez que tive, foi antes de eu descobrir que estava grávida. Agora, estou tendo novamente. Faço pré natal pelo sus e é muito difícil conseguir consulta com médico, então pesquisei bastante e comprei a pomada nitrato de miconazol, mas apliquei e senti muita ardência. Acho melhor eu suspender, a próxima consulta é daqui a doze dias, tem problema ter usado 1 vez e interromper o uso para aguardar a prescrição médica ou eu devo continuar com outra pomada? Se sim, qual? Obrigada.
É relativamente comum que grávidas tenham episódios de candidíase de repetição por conta das alterações hormonais. O nitrato de miconazol costuma ser uma das opções usadas na gestação, mas, em algumas mulheres, pode provocar ardência ou desconforto.
Sobre ter utilizado apenas uma dose e interromper o tratamento:
Não há, em geral, grande problema por ter usado apenas uma aplicação e depois suspender, principalmente porque houve reação de ardência.
Como vc tem consulta marcada em doze dias, você pode aguardar. Caso os sintomas piorem, o ideal é tentar retornar antes para reavaliar o tratamento.
Posso trocar por outra pomada?
Existem outras formulações, mas a escolha do medicamento na gestação deve ser feita pelo médico que acompanha o seu pré-natal. Automedicação na gravidez não é recomendada, já que a segurança da mãe e do bebê deve ser cuidadosamente avaliada.
O que vc pode fazer até a consulta?
Mantenha boa higiene íntima: use sabonetes íntimos apropriados e evite duchas vaginais. Use roupas íntimas de algodão: elas permitem melhor ventilação. Evite roupas muito apertadas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.