Estou grávida de 4 meses e gostaria de saber se a Microcefalia pode se desenvolver até que fase da

2 respostas

Estou grávida de 4 meses e gostaria de saber se a Microcefalia pode se desenvolver até que fase da gestação ?
Ou se pode aparecer até mesmo depois q o bebê nascer?
Olá. Pelas informações que temos acesso, a microcefalia desencadeada pelo ZIKA VIRUS pode ser ocorrer durante todas as fases da gestação. É importante proteger a gestante durante todo o período gestacional.

Inclusive, o ZIKA VIRUS também pode ser transmitido pelo sangue, espermatozoide e leite materno. Ainda não se sabe se o ZIKA VIRUS causa problemas ao recém nascido que recebe o leite materno infectado.

Com relação a microcefalia, é o nome utilizado para designar que o perímetro cefálico do feto ou da criança após o nascimento está menor do que 2 desvio padrões. Ou seja, no recém nascido de termo, que nasceu após 37 semanas de gestação, o perímetro cefálico deve ser maior que 33 e menor que 37 centímetros, aproximadamente.

As causas de microcefalia são inúmeras, como má formações cerebrais, sequelas hipóxico isquêmica, infecções congênitas (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, zika entre outros), síndromes genéticas entre outras.

A microcefalia pode ser determinada por causas ambientais entre elas as causas infecciosas e por causas genéticas. Os exames de imagem são o melhora método para definir as possíveis etiologias das microcefalias. O especialista (neurologista ou geneticista) poderá estudar cada caso individualmente e estabelecer a causa. Com 4 meses de gestação, em um US gestacional morfológico, já é possível determinar de o perímetro cefálico esta evoluindo de maneira satisfatória.