Estou me consultando a cerca de 9 meses com uma psicoterapeuta. Mas estou com dificuldade de fazer p

14 respostas
Estou me consultando a cerca de 9 meses com uma psicoterapeuta. Mas estou com dificuldade de fazer progresso na minha fobia social. Quero saber se uma hipnoterapia, que aplica o método Kraisch, pode ser uma boa alternativa.
Olá!
Sinto muito em ouvir que você não tem experimentado progresso na terapia, imagino a frustração que deve estar sentindo. No entanto, a hipnoterapia com o método Kraisch não possui evidência científica sólidas para tratar de maneira eficaz a fobia social.

A abordagem terapêutica mais indicada para seu caso é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), especialmente a terapia de exposição. A TCC tem demonstrando, de maneira consistente, resultados positivos no tratamento da fobia social.

Recomendo fortemente que você considere buscar um Terapeuta Cognitivo Comportamental qualificado, esses profissionais estão especialmente treinados para lidar com a fobia social e desenvolver um tratamento personalizado para as suas necessidades.

Estou torcendo pelo seu progresso, espero que consiga!
Conforme as evidências científicas, a hipnoterapia não tem evidências científicas para tratar a fobia social. A abordagem terapêutica que mais apresenta resultados, nesse caso, é a Terapia Cognitivo Comportamental, com a terapia de exposição. Recomendo que procure um Terapeuta Cognitivo Comportamental. Espero que consiga melhorar da fobia social, boa sorte!

Olá! Lamento que você esteja passando por isso.

Mas, como a Stefany bem disse, os métodos que você comentou não apresentam evidências científicas no tratamento da fobia social. Enquanto que a TCC tem apresentado ótimos resultados.

Talvez, o primeiro passo seja dividir como você se sente com a profissional que está te atendendo. Converse com ela sobre essa impressão de não ter progresso com a terapia. A terapia é um ambiente seguro, no qual você deve poder falar abertamente sobre tudo.

Se ainda achar que não tem solução, você pode buscar por outro profissional. Mas não desanime!

Um forte abraço!
Olá!
Poxa, primeiro sinto muito que não esteja enxergando progresso… porém não tem como afirmarmos somente a partir de sua mensagem o porquê de isso estar acontecendo, e nem se existe uma abordagem melhor do que a outra para você.
Talvez seja interessante você ter uma conversa aberta e honesta com seu psicólogo atual e expor estes sentimentos decorrentes do seu não progresso, e entenderem juntos o melhor caminho para você! Cada um tem o seu tempo, o importante é você reconhecer seu pequenos progressos. Respeite seu processo e o seu tempo, e em último caso procure outro profissional. :)
Em relação à hipnoterapia, como um colega aqui já mencionou, não existem comprovações científicas de que a mesma seja eficaz.
Olá! Infelizmente a hipnoterapia além de não apresentar evidências de que funciona, ela ainda apresenta algumas referências de que não funciona. O progresso em terapia é sempre muito difícil de se analisar os resultados, verificar qual a abordagem da tua/teu Psicólogo, intervenções, tempo de tratamento e vínculo terapêutico são alguns bom pontos para começar a entender se a terapia realmente está sem efeitos. Te recomendo conversar com teu terapeuta e quem sabe até experimentar outro profissional, procure não ficar fixado/a na linha teórica do Psicólogo pois existem excelentes e péssimos Psicólogos em todas as abordagens e o que mais conta é se você se sentirá confortável ou não com seu tratamento.
Olá! Entendo sua frustração, o financeiro para bancar custos com terapia também não facilita nada, né? Sobre o método que seu hipnoterapeuta usa, saiba que a hipnoterapia (assim como métodos holísticos) não possuem evidências científicas comprovadas para atuação. Esse é um adendo importante a se fazer, mas para além disso, o fato de você não se adaptar a um terapeuta (ou um psicólogo, por exemplo, caso futuramente você procure) também é algo que faz parte desse processo e tá tudo bem, algumas coisas que fazemos são importantes para determinarmos o que nos faz bem ou não. Algo para salientar algumas dúvidas que possam surgir a respeito da Psicologia, saiba que essa possui validação científica e estudamos durante 5 (ou mais) anos de graduação para aprendermos a atuar, os profissionais sérios e qualificados do mercado não encontram técnicas que se aprendem em menos de uma semana para aplicar, tendo em vista que temos que ter muita responsabilidade para lidar com a vida de outra pessoa. Se te interessar, fico à disposição com meus serviços como psicólogo, tá certo? Abraços!
Os resultados em psicoterapia não são da ordem do psicólogo tão somente, uma vez que a aplicação e a continuidade das técnicas, ferramentas e o aprofundamento do que foi falado em sessão é da responsabilidade do atendido. Sugiro que após a sessão vc escreva os pontos principais e os observe na semana, recorrer a técnicas de respiração para quando se aproximar de alguma situação incômoda, antes de sair dela também ajuda muito... isto se chama enfrentamento em TCC. Cada um tem uma forma de lidar com o processo, confia e persevera, valerá a pena, com certeza.
E faça o que seu coração mandar, se quiser a tal hipnoterapia como coadjuvante do tratamento, pesquisa e se realmente sentir no coração, se autoriza!
Ah, e sim, converse com sua psicoterapeuta, abrir-se a ela faz parte do tratamento... se não me engano, a mais importante rs
Vibro pelo seu progresso
Talvez seja interessante buscar um outro profissional, mas antes converse com sua terapeuta sobre essa percepção que vc está tendo.
Olá, eu sinto muito pelo momento que está passando. Como os colegas já citaram, existem alguns pontos que evidenciam a ineficiência na execução de "terapias alternativas", o recomendado seria você conversar com o profissional que está te acompanhando, expor a situação e buscar trabalhar esse ponto em sessão ou então expor a questão e buscar por um outro profissional que encontre uma identificação. Espero ter ajudado.
Olá, entendo com se sente não enxergando uma evolução no seu tratamento. Assim como outros colegas acima salientaram, não há uma comprovação científica da eficácia duradoura em alguns pontos no tratamento com hipnoterapia.
Dentro do tratamento com psicoterapia é necessário haver um bom vínculo na sua relação com seu terapeuta e o processo de evolução acontece de paciente para paciente, cada um tem seu tempo. No entanto, sugiro conversar com sua terapeuta sobre como se sente, porque muitas vezes está havendo uma evolução no seu tratamento, mas você ainda não consegue mensurá-la ou percebê-la. Caso persista essa percepção, talvez seja interessante buscar outro profissional, desde que você se sinta a vontade e confortável nesse processo junto com ele.
Bom dia
O método mais adequado para tratar ansiedade social é a terapia cognitivo comportamental, aplicada por psicólogo especializado.
Olá! Pelo seu relato de 9 meses de tratamento sem muito progresso na fobia social, seria importante entender quais técnicas foram utilizadas, quais dificuldades apresentadas e quais ajustes feitos para o bom funcionamento. A hipnose é um excelente técnica, porém, especificamente, o método Kraisch não conheço, não tenho formação e percebi que os colegas que já lhes escreveram também não são desta metodologia. A hipnose é parte, por exemplo, de algumas formações renomadas de Terapia Cognitiva Comportamental que é considera uma das abordagens com mais comprovações científicas/mais estudadas, sobre o tema de melhoria da fobia social. Havendo interesse pela hipnose (diferente da que você comentou), entre em contato comigo. Hipnose faz parte de uma das minhas formações. Que tudo siga bem! Sucesso naquilo que busca e até breve!
O tratamento com melhor evidência é com a Terapia Cognitivo Comportamental. Sugiro que procure um profissional da TCC que tenha experiência em fobia social.
Olá. Penso que é importante você entender porque não está sentindo progresso e o que não está funcionando para você, assim terá mais clareza para buscar uma nova alternativa. Abraço.
Olá, compreendo sua preocupação em relação à falta de melhora no quadro de fobia mesmo após nove meses de psicoterapia. É fundamental investigar a abordagem seguida pelo seu psicoterapeuta, pois talvez as técnicas aplicadas não tenham alcançado os resultados desejados. Além disso, é importante considerar se o tempo de processo de psicoterapia foi suficiente para promover mudanças significativas. Avaliar a qualidade da conexão entre você e o terapeuta também é crucial, pois uma boa relação terapêutica pode influenciar diretamente nos resultados do tratamento. Tenho acompanhado bons resultados com Terapia Cognitivo Comportamental em casos de fobia social; seria interessante explorar essa possibilidade e discutir com seu terapeuta a viabilidade de adotar essa abordagem ou outras estratégias que possam ser mais eficazes para o seu caso específico. Fique à vontade para fazer mais perguntas ou compartilhar suas preocupações, estou aqui para ajudar. Um grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!