Estou na menopausa há dois anos e o resultado de minha última vulvoscopia foi líquen escleroso genit

2 respostas
Estou na menopausa há dois anos e o resultado de minha última vulvoscopia foi líquen escleroso genital. Gostaria de saber se além de tratamento com corticoides existem outros tratamentos coadjuvantes como laser, homeopatia e hormônios? Somente os corticoides são padrão ouro? Qual a eficácia de outros tratamentos? Eh interessante aliar outras terapias em conjunto?
Dra. Teresa Raquel Embiruçu de Araujo
Ginecologista, Sexólogo
São Paulo
O corticóide é o principal tratamento quando o líquen está em atividade (ou seja, quando a coceira está presente). Manter a região hidratada ajuda a melhorar a sensação da pele fina e seca (por exemplo, Bepantol). O laser é interessante quando o líquen já provocou mudança na anatomia da vulva.
O mais importante é ter em mente a necessidade do acompanhamento do líquen com ginecologista, tá? Tem que passar em consulta geralmente de 6 em 6 meses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
O líquen é provocada por alteração do trofismo da pele. A causa é desconhecida e pode estar associada a causas imunológicas. Ocorre a redução da elasticidade da pele e ressecamento da mucosa.
O tratamento geralmente é realizado com corticoides de alta potência de uso tópico. Raramente são necessários procedimentos cirúrgicos. A laserterapia pode ser um tratamento promissor.
O líquen está associado a um pequeno aumento do risco de câncer de vulva. Em alguns casos a biópsia pode ser necessária.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento. É uma doença crônica e sem cura. Mas tem controle. A doença pode ser estabilizada mas o retorno da coloração da pele e mucosa é pouco provável. A coceira poderá ser controlada.
Os sintomas da síndrome genito-urinária do climatério podem se somar aos sintomas do líquen.
Em alguns casos, a reposição hormonal pode ser vantajosa, mas não tratará o líquen.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Ao prescrever uma reposição hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clínica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de hormônios e se pode usar essas medicações.
A sua avaliação clínica é importante. Agende a sua consulta. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua reposição hormonal

Especialistas

Denise Conde Fernandes Gomes

Denise Conde Fernandes Gomes

Ginecologista

São Paulo

Samantha Condé

Samantha Condé

Ginecologista, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Maria Theresa Rebelo

Maria Theresa Rebelo

Ginecologista

São Paulo

Natália Costa

Natália Costa

Ginecologista

Rio de Janeiro

Aline de Santana Ferreira

Aline de Santana Ferreira

Dermatologista

Rio de Janeiro

Mariana  Gundim

Mariana Gundim

Ginecologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Líquen Escleroso Vulvar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.