Estou pingando o cloropirox olamina, porém quando pingo arde muito, e é insuportável. Gostaria de sa

2 respostas
Estou pingando o cloropirox olamina, porém quando pingo arde muito, e é insuportável. Gostaria de saber se é normal arder desta forma ou se pode ser alguma reação ao remédio?
Olá! Entendo perfeitamente o seu incômodo. Sentir uma ardência tão intensa ao aplicar uma medicação pode ser muito desagradável e preocupante. Vamos esclarecer sua dúvida.

Sim, uma sensação de ardência ao pingar o Ciclopirox Olamina é relativamente comum e esperada, principalmente nos primeiros dias de tratamento. No entanto, a intensidade que você descreve como "insuportável" merece atenção e uma explicação detalhada.

Por que isso acontece?
A principal causa dessa ardência geralmente não é uma "reação alérgica" ao remédio, mas sim uma combinação de dois fatores:

A Condição da Sua Pele: Quando há uma infecção no ouvido, especialmente uma infecção fúngica (otomicose), para a qual o Ciclopirox é frequentemente prescrito, a pele do canal auditivo fica extremamente inflamada, sensível, irritada e, por vezes, com pequenas feridas ou escoriações.

O Veículo do Medicamento: As gotas do medicamento precisam de um veículo (geralmente uma solução com base alcoólica ou outro solvente) para levar o princípio ativo (o Ciclopirox) até o local da infecção. Pingar essa solução em uma pele que já está "machucada" pela infecção é como passar álcool em um arranhão: arde bastante no momento da aplicação.

Ardência Normal vs. Sinal de Alerta
É importante diferenciar a ardência esperada de uma reação que precisa de mais atenção.

Ardência Esperada (Irritação): Geralmente é mais intensa nos primeiros minutos após pingar as gotas e depois alivia gradualmente. A tendência é que, com o passar dos dias e a melhora da infecção, a pele cicatrize e a ardência a cada aplicação diminua.

Sinal de Alerta (Possível Reação Adversa): Se a ardência for extrema, não melhorar após vários minutos e vier acompanhada de um aumento da vermelhidão, inchaço visível na orelha, coceira intensa que não passa ou surgimento de bolhas, pode ser um sinal de uma sensibilidade maior ou uma dermatite de contato.

O que você deve fazer?
Não Interrompa o Tratamento: É muito importante que você não interrompa o tratamento por conta própria. Parar o uso do antifúngico pode permitir que a infecção volte com mais força, tornando o tratamento futuro mais difícil.

Entre em Contato com Seu Médico: A atitude correta é entrar em contato com o médico otorrinolaringologista que prescreveu a medicação. Relate exatamente o que você está sentindo, descrevendo a intensidade da ardência. Ele é a única pessoa que pode te orientar com segurança.

Seu médico poderá:

Tranquilizá-lo(a), confirmando que essa reação intensa pode ser esperada no seu caso específico.

Sugerir uma medicação alternativa, talvez com um veículo menos irritante.

Prescrever uma pomada ou gota de corticoide para ser usada junto, diminuindo a inflamação e, consequentemente, a ardência.

Espero que esta orientação tenha sido útil para esclarecer o que provavelmente está acontecendo. A cicatrização de uma otite externa pode ser um processo incômodo, mas seguir a orientação médica é o caminho mais seguro para a cura.

Se a sua preocupação persistir ou se você não conseguir um contato rápido com seu médico e desejar uma segunda opinião, estou à sua disposição. Podemos avaliar o seu caso detalhadamente e encontrar a melhor estratégia para que seu tratamento seja eficaz e mais confortável. Na Clínica Oto One, realizamos tanto consultas presenciais quanto on-line, oferecendo a flexibilidade que você precisa.

Atenciosamente,
Dr. Bruno Rossini

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, é relativamente comum a queixa de ardor ao aplicar o ciclopirox olamina pois tem o álcool como um dos excipientes da medicação em solução. Se esse ardor for muito intenso ideal informar ao otorrino que está te acompanhando para avaliar possível reação a medicação e a melhor opção para continuidade do tratamento.

Especialistas

Pedro de Castro

Pedro de Castro

Otorrino

Rio de Janeiro

Daniela Isabel Cevallos Zambrano

Daniela Isabel Cevallos Zambrano

Otorrino

São Paulo

Natália Ferreira

Natália Ferreira

Otorrino

São Paulo

Maíra Torres

Maíra Torres

Otorrino

Barbacena

Mayco Purcina

Mayco Purcina

Otorrino

Bauru

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 264 perguntas sobre Otite Média
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.