Estou sentindo muito ciúme da minha amiga e me sinto muito mal com isso, como faço pra me libertar d

14 respostas
Estou sentindo muito ciúme da minha amiga e me sinto muito mal com isso, como faço pra me libertar do ciúme?
Olá! Somente com esse pequeno relato não posso te dizer muito, teria que ter mais dados. Esse ciúme é dela? De uma situação que vocês estão juntas? Em qual situação? Muitas vezes, as pessoas têm ciúmes de amigos , ou seja, gostam tanto de alguém que ficam com esse sentimento quando há a proximidade de outro indivíduo.Trabalhe sua autoestima. Muitas vezes, por trás de uma cena de ciúme está algo mais profundo. Faça terapia para ter mais autoconhecimento!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Olá, bom dia!
O ciúme tem uma margem de normalidade nas relações, mas pelo seu relato a situação já passou do ponto, digamos, "saudável".
O mais indicado é que você faça análise para compreender de onde, como e porque essa dinâmica ocorre da maneira como ocorre. Fico à disposição caso queira agendar alguma consulta. Um abraço!
Olá! Entendo o seu sofrimento diante da ambivalência desse seu sentimento, que aparentemente você não quer sentir. Mas não se culpe por isso, nós não escolhemos aquilo que sentimos! O que podemos fazer é, por um lado escolher como agir diante dos sentimentos, e, por outro lado, tentar entender de onde vêm esses sentimentos. Infelizmente, não existe uma técnica ou estratégia que faça alguém se libertar do ciúme magicamente (apesar de ser o que gostaríamos, não é?). O jeito é trabalhar para o autoconhecimento e o autocuidado... Se precisar de ajuda, procure um psicólogo!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 200
Boa tarde, tudo bem? É muito importante ter um relato mais detalhado acerca desse sentimento e dessa situação pois, diversas coisas estão por trás do que você está sentindo. Como ponto de partida, é importante se perguntar e se questionar porque sente esse ciúme e quando ele de fato começou. Investigar como está a sua relação com a sua autoestima e trabalha-lá também é importante.
Fico à disposição.
Um abraço, Fernanda Beer.
Sob uma perspectiva evolucionista, o ciúme é um traço genético relacionado ao estabelecimento de direitos de posse e impedir uma possível infidelidade ou perda na relação. Socialmente, ele acaba sendo reforçado de diversas formas e pode acabar atrapalhando as relações. Por isso, nem sempre é simples de lidar. O passo inicial seria identificar o que é que está sendo uma ameaça para você e por qual motivo. O segundo passo seria buscar formas de lidar com isso, se realmente há ameaça ou se é uma distorção da realidade que está sendo causada por uma insegurança ou algo a mais. Se for o caso, saber reconhecer que não consegue lidar com isso sozinha(o) é bem importante. Reforço a sugestão de psicoterapia.
Bom dia! O relato é muito pequeno, precisa entender toda a situação. Procure ajuda de um profissional da psicologia para fazer terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal.
Olá. Foram poucas informações. Sente ciúmes somente dela ou tem ciúmes de outras pessoas? Isso já aconteceu antes? Algo mudou na relação de vocês para que passasse a ter esse sentimento? Neste momento é importante ter um espaço seguro para trabalhar essas questões entre outras. Assim poderá identificar o que de fato está te deixando com esse sentimento e pensamentos. Espero ter ajudado. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Este comportamento é sintoma de baixa autoestima e insegurança na relação de amizade. Sentir-se bem consigo mesmo é fundamental para se relacionar em quaisquer formas de relacionamento. Recomendo a você que procure um psicólogo. Coloco-me à disposição! Um abraço!
Enquanto psicologa analista do comportamento sugiro que você faça psicoterapia para ampliar seu autoconhecimento e potencializar sua autotransformação visando maior satisfação pessoal e interpessoal.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá, tudo bem? Ciúme é um sentimento de insegurança, que geralmente está relacionado ao medo da perda. Uma tentativa de preservar e manter a relação. Sugiro que você procure uma psicoterapia para entender melhor sobre a origem desse ciúme, o que lhe causa insegurança nas relações? Fique bem! Até mais
Olá,

ciúmes excessivo é sinal de insegurança, baixa autoestima, questões a serem trabalhadas num processo terapêutico para melhor compreensão e manejo a respeito.

Grande abraço!
Olá, boa tarde!

Seria interessante buscar psicoterapia para lhe ajudar em seu autoconhecimento, autoconfiança e compreensão maior do significado dessa relação para você.
O ciumes pode estar relacionado a insegurança, medo de perda, posse, mas também pode ter outras interferências, no sentido de como você acredita que essa amiga pode estar ou não em sua vida e na vida de outras pessoas.
Seria necessário mais informações e compreensão de outras sensações que você tem para que você pudesse escolher formas saudáveis de lidar com esse sentimento. Durante o processo psicoterapêutico você teria a possibilidade de se cuidar nesse e também em outros sentidos.
Compreendo que o ciúme pode ser uma emoção difícil de lidar e que está afetando negativamente sua relação com sua amiga. É importante lembrar que todas as emoções, inclusive as que parecem desagradáveis, têm uma mensagem subjacente. O ciúme pode estar sinalizando uma necessidade de segurança, autoestima ou confiança.

Para se libertar do ciúme, é útil explorar e entender a mensagem por trás dessa emoção. A terapia pode ser um espaço acolhedor e seguro para investigar esses padrões emocionais e comportamentais mais a fundo. Um terapeuta qualificado pode ajudá-la a explorar as causas subjacentes do ciúme, desenvolver uma maior consciência emocional e fornecer estratégias para lidar com ele de maneira saudável.

Durante a terapia, você pode aprender a identificar pensamentos distorcidos ou crenças limitantes que contribuem para o ciúme. O terapeuta pode ajudá-la a desafiar esses pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos. Além disso, a terapia pode envolver o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes, para que você possa expressar suas preocupações de maneira saudável e construtiva.

Lembre-se de que o processo de se libertar do ciúme pode levar tempo e esforço, mas com o apoio adequado, você pode aprender a lidar melhor com essa emoção e fortalecer sua amizade. Estou aqui para te apoiar nessa jornada e estou à disposição para te ajudar a encontrar um terapeuta ou fornecer mais informações que você possa precisar.
Olá. É normal sentir ciúmes em algumas situações, mas é importante lidar com esse sentimento de forma saudável para não prejudicar seus relacionamentos. Um psicólogo irá oferecer um ambiente seguro e de apoio para explorar os motivos do seu ciúme e desenvolver estratégias para lidar com esse sentimento; ajudará a entender melhor seus pensamentos e emoções e irá fornecer técnicas para o gerenciamento desse ciúme, além de estimular na construção do fortalecimento da autoestima e dos relacionamentos mais saudáveis. Sempre à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!