Estou tomando antietanol e o farmacêutico na rede pública disse que se eu parasse de toma-lo, em apenas

2 respostas
Estou tomando antietanol e o farmacêutico na rede pública disse que se eu parasse de toma-lo, em apenas três dias pós a última ingestão não daria problema com álcool. Isso é verdade?
Dr. Daniel Azevedo Cavalcante
Psiquiatra
São Paulo
Olá!
O antietanol (Dissulfiram) pode permanecer na circulação por até 7 dias, tempo esse dependente de características metabólicas de cada indivíduo.
É fortemente contraindicado o consumo de álcool durante o tratamento com o antietanol, devido à possibilidade de efeitos colaterais graves, inclusive óbito, dependendo das doses ingeridas. E vale destacar que, não apenas bebidas alcoólicas, mas também outros produtos, que contém álcool na composição, podem gerar mal estar no paciente.
Por isso, é fundamental estar em acompanhamento psiquiátrico regular durante tal tratamento.

Atenciosamente,
Dr. Daniel A. Cavalcante

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Antietanol (dissulfiram) é um medicamento que age inibindo a enzima que metaboliza o álcool no organismo. Quando uma pessoa ingere álcool enquanto o medicamento ainda está ativo no corpo, pode ter reações muito desagradáveis e até perigosas (como rubor, náuseas, vômitos, palpitações, falta de ar, entre outras).
o prazo de 3 dias mencionado não é considerado seguro pela maioria dos protocolos médicos. A orientação de esperar pelo menos uma a duas semanas existe para evitar qualquer risco de reação adversa grave.

O ideal é sempre conversar com seu médico antes de parar o uso ou voltar a consumir álcool, para que isso seja feito com segurança e dentro de um plano de cuidado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 294 perguntas sobre Antietanol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.